top of page

15 principais categorias de emprego que estão impulsionando o mercado de trabalho na Itália

Atualizado: 7 de ago. de 2023

De acordo com uma edição especial do relatório de trabalho emergente do LinkedIn que reflete com mais detalhes o mundo em rápida mudança em que estamos vivendo devido à COVID-19, eles conseguiram com saber quais funções tiveram o maior crescimento até o ano de 2021.


Usando dados da própria plataforma do LinkedIn, eles notaram um aumento na demanda por funcionários em marketing digital, serviços criativos e suporte ao cliente na Itália. Como muitas dessas funções não exigiam experiência em primeira mão ou mestrado, os candidatos a emprego aproveitaram essa oportunidade para mudar o tipo de carreira, enquanto outros abandonaram profissões que não eram mais necessárias.


Em 2020, o "suporte ao cliente" foi uma das categorias com maior participação de mulheres, que ocuparam 88% das vagas de call center e 68% das funções como consultoras de atendimento ao cliente. Em contraste, a indústria de tecnologia atraiu os talentos masculinos, com 89% dos gerentes de segurança cibernética e pessoal de desenvolvimento de videogames.


Fazendo uma análise do ano 2021, aqui estão as 15 principais categorias de emprego que estão impulsionando o mercado de trabalho:


Empregos na área da educação


Com a propagação da pandemia no país em 2020, o governo italiano tem trabalhado para substituir os professores mais vulneráveis por outros funcionários de forma temporária ou permanente. Esta iniciativa teve um impacto direto na contratação em educação, um aumento de 93% em relação ao ano passado. Em particular, notamos uma grande demanda por professores de apoio, professores de pesquisa e advogados.


Principais competências: Ensino, tutoria, matemática, educação infantil, pesquisa, oratória pública, planejamento de aulas, desenvolvimento de programas educacionais


Principais locais de contratação: Roma, Palermo, Treviso, Bari, Bérgamo


Qualificações mais comuns: Diretor, professor acadêmico, professor de matemática, professor de educação física, professor do ensino médio, educador infantil, professor de apoio.


Médicos especializados


Infelizmente, a pandemia de COVID-19 revelou uma escassez significativa de pessoal de saúde, particularmente enfermeiros e médicos. Houve um aumento previsível na contratação nesta categoria, considerando o grande compromisso dos hospitais na luta contra o vírus, resultando em um aumento de 72%. Essas duas funções ainda estão em alta demanda em todo o país, com quase 4.000 empregos ativos no LinkedIn no momento. Deve-se dizer que a idade média das novas contratações em 2020 era de 28 anos, e 95% delas tinham mestrado ou diploma de ensino superior.


Principais competências: enfermeiros na terapia intensiva, pesquisa clínica, avaliação psicológica, cardiologia, pediatria, radiologia, Suporte Básico de Vida.


Principais locais de contratação: Bolonha, Milão, Roma, Turim.


Qualificações mais comuns: Enfermeira de terapia intensiva, psicólogo clínico, cardiologista, enfermeira de primeiros socorros, dentista, cirurgião ortopédico, fonoaudiólogo.


Especialistas em marketing digital


A pandemia levou muitas empresas a redefinir sua abordagem de negócios e investir em uma forte presença digital. O resultado foi uma alta demanda de especialistas em marketing digital e gerentes de mídia social de uma gama diversificada de empresas, desde fabricantes de equipamentos farmacêuticos até gigantes do comércio eletrônico, como a Amazon.


Principais competências: Estratégia de marketing, marketing de mídia social, branding, relações públicas, gerenciamento de campanhas, Google Analytics, blogs, redação.


Principais locais de contratação: Milão, Bolonha, Verona


Qualificações mais comuns: Consultor de marketing de mídia social, especialista em estratégia de marca, consultor de marketing, gerente de campanha, especialista em estratégia digital, editor da web.


Serviços criativos


Os setores criativos na Itália sempre foram considerados impulsionadores do crescimento econômico e da expressão cultural. Embora seja óbvio que a pandemia de COVID-19 teve um grande impacto nos setores criativos, as empresas recorreram a freelancers criativos, de escritores a editores de vídeo, para trabalhar em um projeto com agilidade. Os escritores, em particular, aumentaram 74% entre 2019 e 2020, após o aumento da demanda de empresas que queriam fortalecer sua presença digital com conteúdo de alta qualidade.


Principais competências: Caligrafia, quadrinhos, ilustração, escrita criativa, produção pós-vídeo, animação.


Principais locais de contratação: Florença, Roma, Milão, Gênova, Turim.


Qualificações mais comuns: Escritor, especialista em animação, muralista, criador de storyboard, escritor criativo, especialista em produção de vídeo, oficial de edição de vídeo.


Suporte ao cliente


Restrições de viagem e quarentena obrigatória levaram as empresas a encontrar novas maneiras de oferecer seus serviços aos clientes, levando em 2020 a um aumento de 96% na contratação no setor de suporte ao cliente. Vale a pena notar que esta categoria oferece as posições mais remotas, correspondendo a 11% de todos os empregos neste setor.


Principais competências: Atendimento ao Cliente, Solução de Problemas, Experiência do Cliente, Trabalho em Equipe, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM), Negociação.


Principais locais de contratação: Nápoles, Cagliari, Catania, Palermo, Lecce


Qualificações mais comuns: Call Center, Consultor de Atendimento ao Cliente, Diretor de Atendimento ao Cliente, Gerente de Relacionamento com o Cliente.


Setor de tecnologia


Esta categoria é um dos principais tipos de trabalho "à prova de pandemia", como já mencionado acima, com crescimento constante ano após ano. No entanto, o aumento de 49% registrado em 2020 também pode estar ligado à digitalização de muitas empresas em todo o país devido à enorme mudança para o smart working para milhões de funcionários.


Principais competências: Suporte Técnico, Windows Server, Computação em Nuvem, Desenvolvimento de Software, Segurança de Rede, CSS, Java, SQL, DevOps, Git.


Principais locais de contratação: Milão, Roma, Nápoles.


Qualificações mais comuns: Engenheiro de Nuvem, Oficial de Suporte Técnico, Oficial de Reparo de Computadores, Programador de Back-end, Especialista em Segurança, Desenvolvedor de Soluções de Negócios, Desenvolvedor de Videogames, Desenvolvedor Web, Analista de Segurança Cibernética.


Seguros


Para lidar com a incerteza causada pela epidemia de COVID-19, muitas pessoas decidiram reavaliar suas prioridades e fazer grandes mudanças em suas vidas. Isso afetou diretamente o setor de seguros, que tem visto uma grande demanda por apólices de vida, saúde e renda. Vale ressaltar que as ofertas de emprego para consultores de seguros aumentaram em 80% e as ofertas de emprego para agentes de seguros em 120%.


Principais competências: Seguro geral, gerenciamento de riscos, seguro de propriedade e não vida, seguro comercial.


Principais locais de contratação: Turim, Milão, Ogliastra, Ferrara.


Qualificações mais comuns: Agente de seguros, consultor de seguros, corretor de seguros.


Setores farmacêutico e de pesquisa


Como o desenvolvimento da vacina contra a COVID-19 foi o principal objetivo nos últimos dois anos, não é de surpreender que universidades de renome, como a Universidade de Bolonha e a Universidade de Pádua, tenham procurado muitos profissionais no campo da pesquisa. Surpreendentemente, muitos passaram da profissão de engenheiro de software para engenheiro biomédico, impulsionados pela vontade de contribuir para a luta contra a COVID.


Principais competências: Biologia Molecular, Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), Engenharia Biomédica, Habilidades Laboratoriais, Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), Química Analítica.


Principais locais de contratação: Gênova, Milão, Trieste, Trento, Roma.


Qualificações mais comuns: Biólogo molecular, químico analítico, biólogo, engenheiro biomédico, pesquisador técnico, professor pesquisador.


Pessoal de saúde


A crise global de 2020 naturalmente levou a um aumento na demanda por pessoal de saúde em todo o país, particularmente no norte da Itália, onde havia muitas vagas abertas, já que esta foi a área mais afetada pela primeira onda de COVID-19. O recrutamento de técnicos médicos de emergência aumentou 158%, e as profissões anteriormente ocupadas incluem especialistas em serviços comunitários, vendedor e motorista.


Principais competências: Experiência em laboratório, serviço de ambulância, cuidados de saúde, ensaios clínicos, pesquisa clínica, cuidados com idosos.


Principais locais de contratação: Udine, Milão, Bérgamo, Bolonha, Turim.


Qualificações mais comuns: Técnico Médico de Emergência, Gerente de Operações Clínicas, Assistente de Saúde, Medical Affairs, Assistente Odontológico, Gerente de Clínica Hospitalar.


E-commerce


Para atender ao aumento da demanda por produtos on-line devido à pandemia, as empresas contrataram milhares de profissionais de comércio eletrônico, de trabalhadores de logística a profissionais de marketing on-line, para colocar seus produtos nas mãos dos clientes. O recrutamento para essas funções aumentou 51% em comparação com o ano anterior. As principais profissões que entraram nessa área são garçons, vendedores e gerentes de ponto de venda, provavelmente vindos de todos os bares, restaurantes e lojas que tiveram que fechar durante o confinamento.

Principais competências: Gerenciamento de vendas, varejo, gerenciamento de logística, atividades de armazém, uso de empilhadeiras, embalagem.


Principais locais de contratação: Roma, Palermo, Treviso, Bari, Bérgamo.


Qualificações mais comuns: Distribuidor, especialista em vendas on-line, personal shopper, supervisor de logística, assistente de gerenciamento da cadeia de suprimentos.


Especialistas freelancers em conteúdo digital


Como a pandemia global também resultou no fechamento de muitos escritórios, as empresas transformaram essa desvantagem em uma oportunidade, recorrendo a talentos que residem em locais diferentes do seu. Em seguida, eles aproveitaram a experiência de freelancers experientes em conteúdo digital para alcançar clientes de novas maneiras, graças a criadores de podcasts e blogueiros, resultando em maior contratação desses profissionais. No geral, essa categoria aumentou 72% em 2020, com jornalistas e vendedores se convertendo para novas profissões relacionadas à criação de conteúdo digital, como blogueiros.


Principais competências: Criação e gerenciamento de blogs, Marketing de Mídia Social, criação de podcasts, redação criativa, redação, Instagram, gerenciamento de conteúdo.


Principais locais de contratação: Milão, Como, Reggio Emilia.


Qualificações mais comuns: Blogueiro, criador de podcast, coordenador de conteúdo.


Setor imobiliário


2020 foi o ano de restrições de viagem, toque de recolher e quarentenas, o que forçou as pessoas a passar mais tempo em casa do que nunca. A necessidade de um home office, varanda ou jardim, juntamente com uma redução nas taxas de juros hipotecários, contribuiu para o crescimento imobiliário de 64% em 2020 em comparação com 2019. Esta categoria de trabalho atraiu pessoas de vários setores, incluindo vendedores, baristas e garçons.


Principais competências: Investimentos imobiliários, transações imobiliárias, imóveis residenciais, desenvolvimento imobiliário.


Principais locais de contratação: Turim, Milão, Savona, Roma, Bolonha.


Qualificações mais comuns: Consultor imobiliário, assistente imobiliário, agente imobiliário, corretor imobiliário.


Financiamento


2020 foi um ano financeiramente difícil para muitos indivíduos e empresas italianas, devido ao impacto econômico devido à propagação da COVID-19. Durante as várias fases do confinamento, muitas pessoas e empresas solicitaram empréstimos e serviços de consultoria financeira para se manterem à tona. Isso resultou no aumento da demanda por especialistas financeiros, consultores bancários, contadores e gerentes de investimentos.


Principais competências: Habilidades Bancárias, Contabilidade, Private Banking, Investimento, Risco de Crédito, Mercados Financeiros, Contabilidade Geral.


Principais locais de contratação: Milão, Brescia, Lecce.


Qualificações mais comuns: Assistente de Serviços Financeiros, Gerente Bancário, Assistente de Contabilidade, Consultor Bancário, Funcionário Bancário, Gerente de Investimentos.


Desenvolvimento de negócios


As tendências de consumo estão mudando, por exemplo, foi visto um aumento de 350% nas transações digitais. Como resultado, para crescer e sobreviver, as empresas tiveram que se adaptar a esse ambiente de negócios em constante mudança. É por isso que tem havido tanta demanda por especialistas competentes que possam ajudar empresas e clientes a tomar decisões estratégicas de investimento. Funções como consultor estratégico, gerente de equipe de vendas e consultor de desenvolvimento de negócios tiveram um aumento nas contratações no ano passado.


Principais competências: Planejamento de negócios, gerenciamento de vendas, negociação, estratégia de negócios, análise de mercado, desenvolvimento de negócios, gerenciamento de contas, solução de problemas.


Principais locais de contratação: Turim, Milão, Savona.


Qualificações mais comuns: Gerente de equipe de vendas, consultor estratégico, gerente de engenharia de vendas, gerente de vendas, consultor de desenvolvimento de negócios, consultor de vendas.


Notícias e jornalismo


Devido ao interesse resultante da pandemia, o uso da mídia aumentou enormemente na Itália. A situação em rápida mudança gerada pela COVID-19 aumentou o interesse por notícias e informações sobre o vírus, causando um aumento na demanda por jornalistas. Além disso, o bloqueio em toda a Itália fez com que muitas pessoas tivessem tanto tempo livre para se dedicar ao conteúdo. Como resultado, a demanda por profissionais de televisão e jornalística aumentou, prevendo um crescimento anual de 3% até 2024.


Principais competências: Jornalismo, redação, relações públicas, televisão, telejornalismo.


Principais locais de contratação: Nápoles, Prato, Milão, Bari.


Qualificações mais comuns: Editor, editor, apresentador, jornalista.


Para saber de todos os detalhes e ter acesso a matéria original, a metodologia da pesquisa e todas as informações, clique aqui e vá para a página do LinkedIn.

Comentarios


bottom of page