Agosto: o mês que a Itália tira férias

Chegou a estação do ano mais esperada pelos italianos: o verão! E com ele o mês de agosto, que traz o feriado mais famoso do verão chamado: Ferragosto! E é sobre esse feriado que quero falar para vocês no post de hoje!


O que é Ferragosto?


Durante o mês de agosto, principalmente na semana do dia 15, se comemora o Ferragosto, a festa mais famosa do verão italiano. A origem desse feriado é muito antiga, datando antes mesmo do nascimento de Jesus. De acordo com a história, o Ferragosto (em latim Feriae Augusti) foi fundado pelo imperador Ottaviano Augusto, que determinou que, após o período da colheita, fosse estabelecido uma folga para os trabalhadores poderem descansar depois do árduo trabalho feito na colheita.


Mais tarde, o dia 15 de agosto foi adotado também pela igreja católica, se tornando um feriado no calendário cristão, celebrando a Assunção de Maria aos céus.


Desde aqueles tempos, nessa época se comemoravam várias festas pagãs, com direito a muita comida e bebida, e também era muito tradicional as corridas de cavalos, o que acontece até hoje. Em várias cidades, como em Siena, por exemplo, acontece o que chamamos em italiano de "Palio", que são corridas muito tradicionais que acontecem bastante durante o verão aqui na Itália.


Como os italianos comemoram esse feriado?


É durante o mês de agosto que a maioria dos italianos tiram dias de férias para ir ao mar, as montanhas, lagos, parques... Esse hábito de sair a passeio começou na década de 20, quando o regime fascista criou os "Trens populares de Ferragosto", onde era colocado à disposição dos cidadãos das classes sociais menos favorecidas (financeiramente falando) várias ofertas de viagens, com preços baixíssimos e totalmente acessíveis. A partir daí, sair a passeio se tornou algo muito mais acessível e comum para os italianos.


Dicas para o Ferragosto