Ajuda do governo italiano para quem mora na Itália e compra a casa própria!

Comprar uma casa na Itália não é simples, mas existem alguns caminhos a serem percorridos que podem te ajudar nessa missão!


Para você saber o processo de compra uma casa, como taxas, empréstimo, casas de leilão e tudo mais, tem um Guia completinho gratuito disponível em nosso blog, tenho certeza de que vai te ajudar a entender melhor sobre o assunto! Hoje não vou falar desse passo a passo, mas te dar duas dicas sobre como você pode conseguir facilitações nessa compra de acordo com benefícios que o governo dá para quem quer comprar a primeira casa na Itália!


Bom, quero falar sobre dois tópicos: o benefício que o governo oferece para quem compra a primeira casa e decide morar nela, e o outro benefício que é concedido para jovens de até 36 anos que decidem fazer essa compra.


Auxílio para jovens que querem comprar um imóvel na Itália


O auxílio do governo para jovens de até 36 anos que querem comprar a primeira casa se chama Decreto sostegni bis, também conhecido como Acquisto prima casa under 36, e é destinado a jovens com menos de 36 anos e com um valor ISEE (indicador da situação econômica equivalente) não superior a 40 mil euros por ano.


Este Decreto Sostigni bis prevê uma facilidade para a compra da primeira casa, consentindo a isenção de taxas de registro, hipoteca e imposto cadastral. Há também isenção de imposto para empréstimos concedidos para a compra, construção e renovação de propriedades residenciais. Essas facilidades se aplicam a compras realizadas entre 26 de maio de 2021 e 31 de dezembro de 2022.


Entre as exigências, é pedido que o jovem tenha ou estabeleça a sua residência no local, nos 18 meses seguintes à aquisição; declarar, na escritura de compra, que não é proprietário, nem sequer em comunhão com o seu cônjuge, de outro imóvel.


Outro ponto imp