top of page

Aplicativos úteis para usar na Itália

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Acredite se quiser, mas sua vida na Itália ficara muito mais fácil se você souber quais são os aplicativos que alguém morando na Itália mais usará no dia a dia!


Hoje em dia todo mundo precisa de praticidade, e principalmente depois dos últimos dois anos, muita coisa vem sendo feita online! Digamos que aqui na Itália a tecnologia não é tão avançada no dia a dia como temos no Brasil: muita coisa aqui ainda envolve muito papel, a presença física, mas isso vem mudando e por isso eu pensei em falar para vocês quais são esses aplicativos que um cidadão italiano precisa ter acesso para facilitar sua vida aqui na Itália.


Claro que muitos deles vocês só conseguirão instalar no telefone ou ter acesso quando vocês estiverem morando aqui, já com os documentos italianos, tendo um número de telefone italiano, mas se eu tivesse assistido um vídeo assim antes de morar aqui, eu teria evitado perder tempo pesquisando muita coisa!


E quais são esses aplicativos que podem facilitar seu dia a dia na Itália?


O primeiro que quero falar é um que vocês já conhecem e que se usa no Brasil, mas na Itália funciona muito mais e faz parte do nosso dia a dia de uma forma imprescindível: o aplicativo da Amazon! A Amazon é uma empresa gigantesca de logística que usamos muito para comprar produtos! Funciona muito bem, e ao contrário do Brasil, que ainda não é algo tão forte e comum, aqui usamos para comprar de tudo o que vocês pensarem, desde móveis até panelas!

Eles entregam na sua casa ou você pode retirar em alguns lugares espalhados pela sua cidade como em bares ou nos armários da Amazon espalhados pelas cidades, aonde você chega lá e desbloqueia a porta e retira seu produto!


O segundo aplicativo é um que vocês podem inclusive começar a ver ainda aí no Brasil que é um aplicativo para ver os catálogos e panfletos de lojas ou supermercados e saber os preços dos produtos, como estão as ofertas e tudo mais! Para isso, usamos bastante o Volantino Facile, ali você encontra todas as ofertas das principais lojas da sua cidade!

O próximo aplicativo é um usado no dia a dia no que diz respeito a parte burocrática da nossa vida aqui, que é o aplicativo IO: nele você tem acesso aos serviços da administração pública, permitindo utilizar os serviços públicos nacionais a partir do seu telefone! Muitas pessoas têm usado inclusive para emitir a certificação verde, o GreenPass, aquele certificado que usamos para comprovar que fomos vacinados.



Não poderia deixar de falar de transporte público! Aqui usamos muito o Google Maps, mas algo que funciona muito bem na Itália é o aplicativo da Moovit: nele você consegue ver os horários dos ônibus, descobrir as rotas, ser avisado de uma possível greve ou atraso, é algo que funciona bem e que muitos tem o hábito de usar!

E não tem como não falar de comida! Muitas pessoas gostam de fazer compra online de supermercado, e um aplicativo que funciona bem é o Everli, onde você encontra os supermercados da sua cidade, faz sua compra ali no aplicativo e recebe ela na sua casa! E claro que tem também a questão de Delivery, aqui funciona bem o Glovo e o Deliveroo!



E ainda no ramo da comida, que tal usar um aplicativo para saber qual vinho comprar? Usamos muito o aplicativo da Vivino, super fácil e rápido onde você tira uma foto do rótulo do vinho e descobre qual a nota dele, baseado na opinião de outras pessoas, é legal e pode te ajudar na hora que você ver aquele monte de vinho e ficar em desespero sem saber qual levar!



Em relação a hospedagens, usamos muito os aplicativos do Airbnb, do Booking, e para viagens o Skyscanner para encontrar passagens áreas, bem como o aplicativo do Trainline para saber os horários dos trens e programar uma viagem!



bottom of page