top of page

As vantagens de se tornar um cidadão europeu

Milhares de brasileiros possuem ascendência europeia, tanto por parte de países como Itália quanto de Portugal, Espanha, Alemanha, entre muitos outros. E muitos deles sonham em reconhecer sua cidadania europeia para poder iniciar uma vida em outro país. Por este motivo, o post de hoje será para falar para você quais as vantagens de ir atrás desse reconhecimento e se tornar um cidadão europeu.


Em 2016 eu me tornei cidadã italiana, realizando um grande sonho e vendo então a possibilidade de ter acesso à tantas coisas as quais eu sempre planejei viver. Me tornar uma cidadã italiana abriu um leque de inúmeras oportunidades e sonhos, os quais eu não teria se fosse apenas brasileira.


A partir do momento que você se torna um cidadão italiano, ou europeu, independente de qual país seja, você passa a ter oportunidades diversas, principalmente se sua intenção for de residir em algum país da União Europeia.


Me tornei um cidadão europeu, e agora?


Uma das principais vantagens é que você terá uma lista de cerca de 30 países pertencentes à União Europeia (que fazem parte da Área Schengen) para poder morar sem a necessidade de visto ou um limite de tempo de permanência no país.


Poder morar, trabalhar e estudar em vários países


Além de poder morar normalmente, você terá acesso ao ensino público, à saúde, poderá também concorrer a cargos públicos e, principalmente, poderá trabalhar em qualquer um desses países sem a necessidade de um visto de trabalho. Basta você se mudar para o país desejado e você terá uma vida com todos os direitos que todo cidadão europeu têm.


Outro fator muito importante em relação aos estudos, é que você sendo um cidadão europeu pagará valores totalmente diferentes do que se você fosse brasileiro, por exemplo. Isso envolve descontos, ingresso mais facilitado e, principalmente o que, na minha opinião, é mais importante, é realmente a diferença no valor que você pagaria para fazer uma universidade do que um cidadão que não é europeu. Acredite, a diferença é muita!


Qualidade de vida


Se tem algo que move muitas pessoas a se tornarem cidadãos europeus é a questão de ter acesso a uma ótima qualidade de vida. Segurança, saúde, ensino de qualidade, transporte público acessível, produtos e serviços a preços justos são fatores muito importantes para a vida de qualquer pessoa, e esses fatores com certeza estão presentes em vários países europeus.


Poderá viajar bastante!


Essa parte é uma das minhas preferidas! A facilidade com a qual se pode viajar morando na Europa é fascinante! Além dos ótimos preços (sem falar nas companhias Low Cost), tudo funciona muito bem, como, por exemplo, as redes ferroviárias, os ônibus, e tudo com praticidade de compra. Você pode conhecer a Itália toda de trem, conhecer vários países por preços extremamente baixos; lembrando que, você pode fazer tudo isso mesmo se você tiver um padrão de vida simples, sem muito luxo nem nada disso.


Passaporte italiano: quais as vantagens?


Já que estamos falando de viagens, que tal falarmos um pouco das vantagens de ter um dos passaportes mais poderosos do mundo? Principalmente se o seu for italiano!


Não sei se você sabe, mas o passaporte italiano está no Top 10 dos mais poderosos do mundo e que te dá acesso a mais de 170 países atualmente (lembrando que esse número pode mudar constantemente).


Viajar para os Estados Unidos sem visto


Poder entrar em vários países sem ter que solicitar um visto é uma das grandes vantagens do seu passaporte europeu. Você não terá que passar por todo o processo burocrático que é a solicitação de um visto, terá apenas que fazer um requerimento online até 3 dias antes da sua viagem (chamado ESTA: Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem) para poder ir para países como Estados Unidos e Canadá por exemplo.


Evitar filas na imigração


Todo mundo sabe o terror que é passar pela imigração e ter que comprovar várias coisas (caso exigido) como: declaração dos valores de dinheiro que você possui, o motivo da viagem, seguro saúde, entre outros fatores. Quando você é um cidadão europeu você pula toda essa parte e vai para a fila dos europeus, não tendo que comprovar nenhum desses pontos citados anteriormente, além de economizar muito tempo na fila!


Morar por até 2 anos na Austrália


Que tal morar por até 2 anos em um dos melhores países do mundo podendo estudar e/ou trabalhar normalmente? A Itália é um dos países com o qual a Austrália tem um acordo, o qual te permite solicitar o Working Holiday Visa, onde você pode trabalhar e estudar normalmente no país, podendo renovar por até 2 anos. Se você gostou dessa notícia, pesquisa agora mesmo sobre e arrume sua mochila e partiu Austrália!


Viajar apenas com o documento de identidade


Em todos os países pertencentes à União Europeia e que estão no Acordo Schengen, você não precisará utilizar seu passaporte para viajar: basta apensas seu documento de identidade! Você poderá usá-la também na Irlanda e Reino Unido e também nos seguintes países que não fazem parte da UE: Bósnia, Andorra, Vaticano, Islândia, Noruega, Suíça, Sérvia, São Marinho e Principado de Mônaco.


Pronto para reconhecer sua cidadania?


E aí, que tal reconhecer sua cidadania e fazer parte desse mundo cheio de oportunidades? Existem muitas outras vantagens, mas trouxe algumas para vocês e espero ter ajudado de alguma forma! Agora, é só tomar coragem, juntar uma grana e partiu Europa haha

A gente se vê no próximo post!


bottom of page