top of page

Bônus bicicleta: até 500 euros de reembolso

Um dos problemas da Fase 2 que estamos vivendo atualmente na Itália é que, para grandes cidades como Milão e Roma, novas multidões nos transportes públicos, em especial nos metrôs, possa ser um problema e um risco para o aumento no contágio do coronavírus. A única alternativa é incentivar a mobilidade alternativa e, para tal, um bônus mobilidade entrou em vigor em todo o país.


A Ministra de Infraestrutura e Transporte, Paola De Micheli, esclareceu durante a audiência na Comissão de Meio Ambiente e Transporte sobre os efeitos do Covid-19 no setor de transportes, que o bônus de "mobilidade alternativa" será para cidades metropolitanas e áreas urbanas com mais de 50 mil habitantes, até um máximo de 500 euros para a compra de bicicletas e patinetes, funcionando como um reembolso no ato da compra: a pessoa que quiser adquirir um desses meios de mobilidade, terá 60% do valor da compra reembolsado, podendo ser esse reembolso um valor máximo de 500 euros.


O bônus deve, portanto, incentivar a compra de bicicletas normais e elétricas, patinetes, segways e hoverboards. Até que o site feito para esse bônus entre no ar, as pessoas poderão comprar em qualquer lugar, até mesmo online, e deverão requerer a fatura italiana (não o recibo normal). Com essa fatura em mãos, o reembolso poderá ser solicitado. A partir do momento que a plataforma online estiver funcionando, as compras ocorrerão apenas nos negócios credenciados.


O bônus poderá ser solicitado até 31 de dezembro de 2020, e pode ser solicitado apenas uma vez, e vale lembrar que não está vinculado aos parâmetros de renda e estará disponível para todos os que o solicitarem (desde que sejam maiores de idade).


Além disso, você também poderá usar esse bônus no serviço de compartilhamento desses meios de transportes alternativos. Esse bônus permite que você obtenha uma assinatura Helbiz capaz de garantir o uso ilimitado de eBikes e scooters elétricas em algumas cidades (Milão, Roma, Turim e Verona).


Além do Bônus que está descrito no Decreto Rilancio, também foram feitas alterações no Código de Rodovias, acrescentando duas novas regras de trânsito. A primeira é a chamada "Casa Avançada", que representa uma nova linha de parada dedicada a bicicletas, eBikes e scooters elétricas, e estará posicionada 3 metros à frente da dedicada a carros e motos. Esta novidade é válida apenas para estradas com comprimento de faixa de pelo menos 5 metros e com limite de velocidade não superior a 50 km / h.


Além disso, a segunda novidade da nova resolução introduz o conceito de Bike Lane, ou "ciclovia". Basicamente, é uma faixa delimitada por uma faixa branca descontínua, que será posicionada no lado direito da faixa. A Bile Lane é parte integrante da faixa comum de veículos, com destino à circulação de velocípedes, o que melhorará a circulação de todos os tipos de veículos. Deve-se especificar que, embora fosse para uso exclusivo dos velocípedes, essa faixa pode ser atravessada por outros veículos em caso de necessidade.


Como solicitar o reembolso


Após estar com sua fatura italiana em mãos, o reembolso deverá ser solicitado com suas credenciais SPID no aplicativo da Web que estará disponível em breve no site do Ministério do Meio Ambiente. Além disso, quando a plataforma da Web estiver pronta, será possível gerar um voucher eletrônico a ser entregue aos revendedores autorizados, e neste caso, você só precisará pagar a diferença entre o valor total e o valor coberto pelo bônus.


Dada a retroatividade desta legislação, é altamente recomendável que você não perca a fatura de todas as compras após 4 de maio de 2020. Dessa forma, você pode obter um reembolso igual a 60% do valor pago e até um máximo de 500 Euros.


Comprando online com o bônus


O bônus em questão também é compatível com as compras feitas em lojas on-line, mas será necessário solicitar uma nota fiscal italiana e, ao mesmo tempo, anexar seu Codice Fiscale (cpf). As lojas de comércio eletrônico mais importantes atualizaram suas listas de preços com uma série de diretrizes para facilitar o reembolso do bônus e, acima de tudo, para não criar confusão. Atualmente, as lojas que que você poderá efetuar as compras são a Amazon, MediaWorld, Euronics e Unieuro.

bottom of page