Cidades mais baratas para morar na Itália

Antes de falarmos quais são as cidades italianas com o menor custo de vida, vale a pena nos atentarmos para algumas perguntas, tais como:

  1. Existe uma região mais cara e uma mais barata?

  2. O que analisar antes mesmo de ver o custo de vida?

  3. Qual é o seu perfil?

Antes de mais nada, temos que especificar que a Itália é divida em Norte, Centro e Sul, e é composta por 20 regiões, cada uma com suas particularidades. A escolha do lugar para morar deve ser baseada em vários quesitos, e não apenas em custo de vida.


Uma cidade (ou região) que apresenta um custo de vida mais baixo, pode representar uma região que tem menos oportunidades para quem vem para a Itália em busca de emprego, por exemplo. Ou seja, antes de mais nada, você deve analisar qual é o seu perfil, o que você busca e principalmente qual é a realidade do local para onde você pensa em se mudar.


Conhecendo as regiões italianas


Como disse anteriormente, a Itália tem 20 regiões que ficam espalhadas entre Norte, Centro e Sul, cada qual com suas características. Quando falamos sobre o Sul da Itália, é importante ressaltarmos que é uma região não indicada para quem pensa em migrar e conseguir um trabalho na Itália: infelizmente é uma região maravilhosa, com qualidade de vida, mas sem muitas oportunidades, ou seja, apesar de ser um bom lugar para viver, não é o local que te possibilita oportunidades no mercado de trabalho.


O Centro é uma região composta por grandes cidades, como Roma e Firenze, por exemplo, e é uma das regiões escolhidas por muitos que desejam recomeçar na Itália. Existem oportunidades de trabalho, boa qualidade de vida, porém tem um custo mais elevado que a região Sul, por exemplo. Mas, é claro, em seguida veremos alguns fatores que talvez te colocarão em dúvida sobre isso, por isso, continue lendo esse artigo para entender melhor sobre o assunto.

Já o Norte do país é a região mais rica, composta pelas cidades em maior desenvolvimento e com mais oportunidade. Automaticamente, vista como a região mais cara para se viver. Em partes, sim, é verdade, porém, cabe aqui ressaltar o que disse lá em cima: qual seu perfil? Será que deixar de ir para uma região cara só porque é cara é o mais inteligente a se fazer?


Bom, depois dessa breve explicação sobre as regiões, vamos ver quais são as cidades da Itália mais baratas para se viver e em quais casos realmente vale a pena optar por elas para o recomeço aqui na Itália.


Quais são as cidades com menor custo de vida na Itália