Coisas que nunca te contaram sobre a Itália

O país da bota é cheio de história e tradição, e muita coisa que aconteceu lá no passado, desde guerra até grandes festivais, influenciaram (e muito) em como as coisas funcionam hoje em dia! Viver em um país novo ou viajar à passeio requer que você saiba sobre como funcionam as coisas nesse local, e mais ainda sobre o porquê que são assim! Já parou para pensar que muita coisa hoje em dia só é de um jeito porque lá atrás alguma coisa aconteceu?


Bom, que tal saber um pouquinho mais sobre a Itália (e os italianos) no post de hoje, e saber mais sobre o país antes da sua mudança ou da sua viagem dos sonhos?


A primeira rua pavimentada da Itália


A Toscana foi o primeiro local onde surgiram as estradas pavimentadas. Especificamente em Florença, no ano de 1339, que foi a primeira cidade a pavimentar suas próprias estradas, até então não pavimentadas. 💰 A obra foi financiada pelos ricos banqueiros florentinos e tinha como objetivo facilitar a passagem de veículos e pessoas. O primeiro e principal material usado para o piso era pedra, além de um elegante piso de terracota ao redor da Piazza della Signoria.



O famoso pão sem sal na Toscana


Uma particularidade da Toscana é, sem dúvida, o seu pão 'sem graça' (sciapo), ou seja, sem sal, que são a base de excelentes pratos de origem camponesa, como a ribollita (uma sopa maravilhosa 🥣). Mas de onde vem esse costume único de fazer pão sem sal? Bem, os historiadores atribuem isso a razões econômicas: a rivalidade entre Pisa e Florença é conhecida há séculos e entre os dois, foi Pisa quem controlou o comércio de sal, que chegou às áreas do interior do porto. Quando os pisanos decidiram aumentar o preço do sal, a resposta de Florence foi muito simples: começar a usar pão sem sal. Isso explica a origem dessa peculiaridade agora regional 🥖