top of page

Comidas de rua em Roma: o que comer?

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Comer na Itália não é nenhum sacrifício, não é verdade? Conhecida por sua excelente gastronomia, o país é referência quando o assunto é comer muito, e comer bem! Em Roma, capital do país, não seria diferente!


Que tal descobrir algumas comidas de rua que são muito tradicionais na cidade, que você não pode deixar de provar durante sua viagem?


Pizza al taglio (pinsa romana)


A palavra Pinsa vem do latim pinsere, que significa esticar ou alungar. Na verdade, a pinsa é uma espécie de pizza romana original que se faz sem o auxílio de um rolo de massa, mas sim com o desenrolar da massa à mão, que se deixa levedar durante 3 dias, para tornar o alimento macio e digerível.


Suas características são:

  • A forma oval;

  • Crocante nas bordas e macio por dentro;

  • Digestibilidade (graças a diferentes técnicas de fermentação-maturação);

  • A mistura única e original de farinhas utilizadas: farinha de trigo, de arroz, de soja e pasta madre;

  • A Fragrância (devido às horas de maturação e ao uso de massa fermentada).

Entre os lugares para provar, podemos citar "Pinsere (Via Flavia, 98)".



Supplì


Nada mais é que um Bolinho de arroz com queijo. Semelhante ao arancino siciliano, ele é um verdadeiro suprimento romano que deve conter três componentes fundamentais: o pão ralado fino, o arroz al dente e a mussarela fibrosa.


Os romanos começaram a comer o supplì no século XIX, quando foi trazido pela primeira vez à cidade pelas tropas napoleônicas. Era um bolinho de arroz branco recheado com carne. Originalmente, de fato, era preparado sem tomate e mussarela e, principalmente, sem ser empanado. Eram vendidos na rua, durante eventos ou feiras da cidade, cozidos em uma panela cheia de óleo: uma autêntica comida de rua romana.


Em Roma, o supplì também é chamado de "al telefono" porque o queijo derrete durante o cozimento e, uma vez que o bolinho de arroz é aberto com as mãos, forma uma espécie de fio que liga as duas partes.


Entre os locais para provar essa delícia, podemos citar:


I Supplì dei Coronari, Via dei Coronari, 25, 00186 Roma RM

Supplizio, Via dei Banchi Vecchi, 143, 00186 Roma RM


O Supplizio, aliás, é um dos raros locais que ainda tem no menu o clássico supplì romano, preparado com carnes mistas incluindo miúdos de frango e linguiça de porco, mussarela, parmesão, tomate e cogumelos porcini frescos (3€). Também se pode saborear os tradicionais, com tomate e manjericão, carbonara, amatriciana ou cacio e pepe. Ele é preparado só com ingredientes de alta qualidade.



Maritozzo con la panna


Uma curiosidade está ligada à origem do nome "Maritozzo" que deriva da palavra marido: de fato, na Roma papal os Maritozzi eram preparados no período da Quaresma, e era costume que os maridos os dessem às esposas.


Outras lendas indicam que o Maritozzo servia como meio de pedir a mão da noiva: dentro do Maritozzo, de fato, o futuro marido escondia o anel de noivado com creme!Ele nada mais é que um doce, uma espécie de pão fofo com muito recheio, muuuuito comum por toda parte em Roma.


Entre os ótimos locais para provar, podemos citar:


Panificio Bonci

Regoli, o melhor, Via dello Statuto, 60, Roma

Il Maritozzaro, via Ettore Rolli 50



Trapizzino


Agora difundido também em Milão, Florença e Nova York, Trapizzino nasceu em um dos bairros romanos mais famosos, Testaccio. O "trapizzino" é uma pizza em formato de sanduíche. Não é um sanduíche nem mesmo uma fatia de pizza, mas, por dentro, contém o melhor de ambos e talvez até mais.


Trapizzino é uma espécie de pizza em triângulo com massa branca, recheado com pratos típicos da tradição romana: da berinjela à parmegiana às miudezas com alcachofras, das almôndegas ao molho de língua ao molho verde, da burrata stracciatella com abobrinha ao escapelo à tripa alla romana. Cada recheio conta uma história: a dos sabores da Cidade Eterna.


Quer provar os melhores? Que tal esses endereços:


Mercato Centrale, via Giovanni Giolitti 36

Testaccio, via Giovanni Branca 88



Baccalà fritto


Filetes de bacalhau frito, talvez acompanhados de uma fatia de pão com manteiga e anchovas, são a especialidade do Filettaro em Santa Bárbara. Andar pelas ruas do Campo de 'Fiori com um bacalhau frito nas mãos é tradição.


Dar Filettaro a Santa Barbara, Largo dei Librari 88




bottom of page