Como é comemorado o Natal na Itália?

Ah, o Natal… Época mágica, colorida, festiva, e tempo de celebrar o nascimento do menino Jesus! Que época linda para estar com a família! Celebrar essa data, com ou sem arvore de Natal, virou um acontecimento mundial, comemorado até mesmo pelos não cristãos.


É uma época boa se de viajar e conhecer as belezas natalícias de vários lugares. Então, hoje vou falar para vocês sobre como é comemorado o Natal aqui na Itália, as tradições, as comidas,etc.


Bom, a época natalina tem início aqui na Itália em novembro e vai até janeiro. São várias as celebrações comemoradas durante esse período, e sempre com bastante luz nas cidades, presentes, jogos, reunião com a família e comida, muita comida!



Figuras natalinas italianas


Ao contrário do Brasil, não é só o Papai Noel que compõe o Natal, mas também Santa Lucia e a famosa Befana. A primeira, foi uma mártir que perdeu sua visão e que nas noites entre 12 e 13 de dezembro, leva presentes para as crianças em alguns lugares da região norte. Porém, no resto da Itália, no dia 6 de janeiro, cabe a Befana (ou Epifania), uma velha com nariz grande, que anda numa vassoura (uma verdadeira bruxa na verdade haha) levar os presentes.


De acordo com a história, ela foi uma velha senhora que se encontrou com os 3 reis magos e não conseguiu dar informações necessárias para ajudá-los. Daquele dia em diante, ela vai de casa em casa com um saco de presentes para as crianças, que naquele dia não pôde dar ao menino Jesus, já que não conseguiu ajudar os 3 reis magos. A lenda diz que ela traz caramelos para os meninos bons, e carvão para os maus haha A tradição é tanta, que eles até deixam alguma coisa preparada para ela de comida, que assim ela pode ser mais generosa e deixar mais presentes. Os demais presentes do dia do Natal cabem ao Papai Noel mesmo.


Período Natalício