Como é o clima em cada estação do ano na Itália

Muita gente que me acompanha, me pergunta como são as estações do ano na Itália, como é a temperatura em determinado mês, o que trazer na mala, ou qual mês escolher para fazer sua viagem, e por aí vai.


Pensando nisso, fiz este post para ajudar você, que vai vir à passeio ou a mudança, a se preparar de acordo com cada estação do ano. Bora lá?


Como são as estações do ano na Itália?


Diferente do Brasil, as estações do ano na Itália são muito bem definidas, tanto no norte quanto no sul do país. E é exatamente por isso que é importante pesquisarmos antes de vir para cá, para saber como as coisas funcionam, como serão os dias, qual roteiro planejar, quais roupas são mais adequadas, quais situações evitar e por aí vai.


E é tão impressionante como essa passagem de uma estação para a outra funciona, que nós sentimos a mudança em tudo: no ar, no nosso corpo, na duração do dia, nos animais (acredite). É muito incrível ver que as flores vêm na época certa, as folhas caem quando tem que cair, os dias ficam mais longos com a chegada do verão... isso é fantástico, porque assim vivemos cada época do ano de uma forma diferente com experiências diferentes também.


Janeiro, fevereiro e março


Vamos começar pelos três primeiros meses do ano! De janeiro até o começo de março, ainda é frio na Itália! Janeiro e fevereiro são os meses mais frios (é inverno), e é comum muita geada e neve em várias regiões. No norte, as temperaturas são menores que a do centro e sul do país (mais frio), então pesquise para qual cidade você está indo, se neva, qual a temperatura média durante esses meses para, dessa forma, saber como proceder em relação às suas roupas e roteiro de viagem.



É importante você saber que o cenário nesses meses pode ser um pouco "deprimente", digamos assim. Pode nevar muito, o comércio pode estar fechado (não em grandes cidades) e os dias são bem mais curtos (escurece por volta às 16 da tarde).


Em relação à roupa, traga sapatos fechados (de preferência que não molham, porque chove bastante), roupas térmicas, de lã e impermeáveis são muito úteis, bem como toucas, luvas e cachecóis. Evite calça jeans, a não ser que tenha outras por baixo, como uma térmica de ótima qualidade. Dê preferência para calcas estilo legue, mas grossas e quentes. E lembre-se: se for para regiões de neve, use os sapatos adequados e leve roupas impermeáveis.


Sobre os ambientes, não se preocupe porque aqui o aquecimento funciona muito bem. As casas são bem aquecidas, os hotéis, os restaurantes, enfim, tudo é muito bem preparado para o frio, e geralmente é tão quentinho nas lojas e restaurantes que precisamos tirar os casacos se não sentimos calor.



Em relação às temperaturas, varia de acordo com a região, porém temos algo entre mínima de -2 (a sensação pode ser menor, já pegamos sensação de -4 na Toscana) e máxima de 15 graus, porém, como eu disse, irá depender do local, essa é apenas uma estimativa, mas existem l