Como e onde fazer os documentos italianos na Itália

Existe todo um passo a passo ao chegar na Itália e for emitir seus documentos. Esse post é para quem virá morar legalmente na Itália, seja através de visto ou cidadania italiana.


Independente do processo de legalização, existem etapas e documentos que você emitirá ao morar aqui, mas é claro, se for reconhecer sua cidadania, terá mais direitos e emitirá mais documentos do que uma pessoa com visto de estudo, por exemplo. De qualquer forma, nesse post você encontrará a lista dos principais procedimentos iniciais a serem feitos na Itália.


Codice fiscale (CPF italiano)


O Codice Fiscale é o CPF italiano, um documento muito importante que você utilizará para vários fins assim como no Brasil: fazer declaração de renda, pagar taxas e impostos etc. E, inclusive, será o primeiro documento a se fazer para poder dar início ao seu processo de cidadania italiana.



Esse documento é feito no órgão chamado Agenzia delle Entrate, e basicamente o procedimento é bem simples e rápido. Você deverá apresentar os seguintes documentos: seu passaporte e a cópia dele com a parte do seu visto de entrada; se não tem o carimbo da imigração italiana, precisará levar consigo a declaração de presença; um endereço do exterior e daqui, não precisa ser residência, bastar informar um endereço, e preencher um formulário com vários dados.


Basicamente no formulário você colocará se é para você mesmo a solicitação, marcará qual o tipo de solicitação que você estará fazendo, neste caso, a solicitação do Codice Fiscale, preencherá campos com seus dados pessoais, endereço e etc.


IMPORTANTE lembrar que, mesmo sendo padrão alguns procedimentos, as coisas costumam mudar de acordo com o local que você estará, então algumas coisas podem variar de acordo com a cidade, mas a regra básica é essa.


Residência anagráfica


Aqui na Itália, não basta morar em um local, você tem que declarar que está morando ali, e mesmo que mude de casa ou cidade, você sempre deverá atualizar a sua residência. E a residência é uma das partes principais do processo de cidadania.


No tópico anterior falamos do Codice fiscale, o primeiro documento que você deverá fazer ao chegar aqui na Itália, e agora vamos falar resumidamente sobre como fazer a Residência.