top of page

Como levar o Pet para a Itália?

Muitas pessoas me perguntam lá no canal como fazer para levar, junto com elas, seu animal de estimação para a Itália. Achei legal escrever esse post e explicar um pouquinho desse processo de como trazer seu PET para a Europa.


Vou me ater a duas coisas nesse post: vou falar do procedimento voltado para cachorros e para os trazer para a Itália, mas é muito importante ressaltar que, tal procedimento é o mesmo para todos os países da União Européia.


Implatação do Microchip


A primeira coisa a ser feita é implementar o chip no seu PET, e lembre-se que, tal chip para ser aceito, tem que ser no padrão ISO 11784/85. Esse chip é muito importante pois é nele que estarão contidos todos os seus dados para possíveis análises e verificações.


Vacina antirrábica


Essa vacina é a segunda etapa desse processo, e deve ser feita APÓS a implantação do chip! Importante lembrar disso, porque caso contrário não será aceito pela União Européia.

Coleta de sangue


Após passados 30 dias da vacina, você precisará fazer a coleta de sangue do seu bichinho e enviar o SORO para o CCZ: Centro de Controle de Zoonozes de São Paulo, único órgão aceito pela União Européia para a realização deste teste. Então já saiba que se você não é de São Paulo precisará providenciar o envio do soro para esse local.


Porém, lendo um comentário de uma inscrita do canal que está passando por esse procedimento, ela me informou que o CCZ não está fazendo o exame! Teve uma época que sei que eles pararam, mas após um período retornaram! Tanto que teve pessoas que tiveram que mandar pra outro país! Então fique de olho para saber se estão fazendo ou então qual órgão está fazendo que tenha aceitação pela União Europeia!


Duas observações importantes a serem feitas é que: seu cão deve estar em jejum de 8 horas para não interferir nos resultados e que a coleta de sangue deve ser feita com no mínimo 90 dias antes do embarque.


Atestado de saúde animal


Agora que você já passou pelos procedimentos citados acima, chegou a hora de ir veterinário providenciar o Atestado de Saúde do seu PET. Você deverá levar a carteira de vacinação e o laudo da sorologia emitido pelo CCZ.


Agendamento no Ministério da Agricultura (M.A.P.A)


Agora que você já tem o Atestado em mãos e já providenciou todos os passos acima (Chip, Vacina, Coleta e Atestado) você fará o agendamento (via telefone) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que fica localizado dentro do aeroporto. Lá será emitido a permissão para a viagem (CVI), onde consta que está tudo ok com a documentação que você levou do seu PET.


Esse documento tem um prazo para ser emitido em até 48 horas e sua validade é de apenas 10 dias, então fique de olho com a data da viagem para estar dentro desse prazo!

É importante você levar também ao M.A.P.A os bilhetes aéreos; seus documentos; dizer qual o país que você estará indo bem como o endereço que você ficará; requerimento para fiscalização de animais da companhia aérea que você viajará e, já ouvi dizer também que, é importante levar duas cópias desses documentos, mas não vou entrar em detalhes pois não sei muito bem à respeito.


Dicas importantes!


  1. Escolhas voos com menor duração de viagem e escalas, assim seu PET não ficará tão cansado!

  2. Veja bem sobre a companhia aérea e quais são os procedimentos adotados pela empresa. Na Ibéria por exemplo, existe o compartilhamento de carga viva, um local climatizado onde vai seu PET, caso ele não atenda as normas de ir na cabine (varia entre 8 a 10 kg para ele ir na cabine com você);

  3. Procure fazer o processo com um veterinário que entenda sobre como é o procedimento para o país que você estará levando seu PET;

  4. Você tem que estar ciente de que precisa começar o processo 5 meses antes da sua viagem, caso contrário você não conseguirá fazer tudo dentro do tempo necessário e poderá ter que adiar sua viagem!

  5. Veja também sobre as caixas para transporte, uma vez que existem leis que regulamentam quais podem ser levadas no avião, as quais visam o tamanho, o tamanho do cachorro, e muitas outras coisas;

  6. Algumas companhias aéreas tem limites de PETs por voo, então, quando decidir a data da viagem, veja se estará tudo ok para levar o seu!


Bom gente, é isso! Espero ter ajudado de alguma forma com essas informações! Espero que dê tudo certo e que você e seu PET sejam muito felizes haha Até o próximo post!

bottom of page