top of page

Como passar na imigração italiana?

No post de hoje, vamos falar sobre a tão temida passagem pela imigração europeia (italiana), que deixa tanta gente com medo de voltar para casa (e sem necessidade, na maioria das vezes, rs). Por isso, hoje vou dar dicas para vocês sobre como ir tranquilo na sua viagem, e quais os documentos necessários para não ter medo algum na hora de passar na imigração.


Mas só uma obervação importante: lembre-se que brasileiros não precisam de visto para entrar na Itália por um período de 90 dias!


Dicas úteis na hora da imigração


Sabemos que passar na imigração pode ser algo bem simples, mas como pode te dar muita dor de cabeça. E isso não depende só de você, depende do humor do funcionário, se tem algum fator externo que possa implicar em uma entrevista mais rigorosa (como, por exemplo, ataques terroristas recentes podem intensificar o controle), depende do país para onde você vai (uns são mais rigorosos, por isso, sempre pesquise bem sobre a entrada naquele país) entre muitos outros fatores.


Por isso, fique de olho nessas dicas, que podem, de alguma forma, tornar o seu processo mais rápido e fácil:


Responda só o que for perguntado: evite ficar dando mais repostas do que te foi perguntado. Apenas responda de forma clara e objetiva às perguntas que te fizeram.


Fique calmo: manter a calma demonstra que você não tem nada a temer e que não precisarão desconfiar de você em momento algum. Mesmo que te façam a mesma pergunta várias vezes, mantenha a calma e responda quantas vezes for necessário.


Idioma: não fique tentando falar coisa demais em um idioma que você não sabe falar. Se necessário, eles podem chamar um tradutor para te auxiliar. É melhor falar na língua que você sabe, e, claro, aprender o básico para tentar responder pelo menos poucas perguntas (as principais, pelo menos).


Tenha os documentos em mãos: tenha em suas mãos os documentos necessários para passar na imigração, mas não chegue entregando nada que não for pedido. Deixe de fácil acesso, de preferência em uma pasta, para que, caso seja necessário, possa ter tudo em mãos para entregar ao oficial. Existem documentos extras que podem te ajudar, mas lembre-se que o importante é apresentar apenas o que lhe for pedido.


Não minta: saiba que, se você está com os documentos exigidos em mãos, com todas as possíveis comprovações, e não indo de forma ilegal, você não tem o por que de mentir em momento algum. Caso você esteja indo fazer sua cidadania, é um direito seu dizer isso, desde que tenha como comprovar tudo o que é necessário para sua entrada no país, como dito anteriormente.


Documentos obrigatórios para apresentar na imigração


Para entrar nos países pertencentes à Zona Schengen, você precisará ter em mãos alguns documentos (obrigatórios), entre eles:

  • Passaporte: com validade de 3 meses após sua saída da Área Schengen, e ter sido emitido há menos de 10 anos;

  • Seguro saúde: com cobertura mínima de 30 mil euros; falei tudo sobre Seguro Saúde nesse post;

  • Comprovante de hospedagem: ou carta convite, que comprove que você tem onde se hospedar durante todo o período da viagem. Você pode apresentar reservas dos hotéis ou a própria carta convite (juntamente com os documentos do assinante da carta);

  • Passagem de volta: obrigatória e indispensável!

  • Comprovação financeira: um dos requisitos básicos para ir para outro país é ter como comprovar que pode se manter no país. Apresente extratos de banco, dinheiro em espécie, saldos em cartões, ou qualquer coisa que comprove que você poderá se manter durante toda a sua viagem. Quer saber quanto levar e/ou como levar o seu dinheiro? Contei tudo para vocês nesse post.


Documentos extras


Alguns documentos extras podem te ajudar bastante, principalmente se você estiver indo viajar à turismo!

  • Tenha um comprovante de vínculo com o Brasil: como, por exemplo, um documento que comprove que tem um trabalho, ou uma empresa, etc.;

  • Tenha em mãos bilhetes aéreos e terrestres que comprovem seu roteiro;

  • A Europa não exige nenhuma vacina para entrar no país, mas já vi em alguns lugares a recomendação de possuir a carteira internacional de vacinação da febre amarela.


Perguntas frequentes


Algumas perguntas feitas pelo agente da imigração podem ser bem comuns, então é legal já ir sabendo sobre elas para estar preparados e saber o que responder!


  • Qual o propósito da sua viagem?

  • O que você pretende visitar, quais pontos turísticos (podem até te perguntar sobre eles)?

  • Quanto tempo você irá ficar?

  • Tem a passagem de volta?

  • Onde você irá se hospedar?

  • Quanto de dinheiro você está levando?

  • Qual a sua profissão no Brasil?

  • Você tem o seguro saúde?

  • Você tem algum conhecido na Europa?

  • Você está viajando sozinho ou acompanhado?


Claro, existem muitas outras perguntas, mas creio que essas são as mais comuns feitas pelos oficiais. E lembre-se, sempre diga a verdade, se organize para ter tudo em mãos e saiba que se está tudo correto, não tem o por que barrarem sua entrada no continente!

E você? Já passou algum perrengue na imigração? Conta aqui nos comentários! E nos vemos no próximo post galera!

bottom of page