Como ser um vendedor ambulante na Itália
Por sua própria definição, um vendedor ambulante é uma pessoa que exerce seus negócios como comerciante fora de uma casa permanente, sem possuir uma loja. Geralmente vende produtos em áreas públicas (mercados, eventos públicos, praças, feiras): nesse caso, realiza uma atividade denominada comércio em áreas públicas de forma itinerante.
O vendedor ambulante realiza a atividade com a ajuda de veículos móveis (caminhões, vans), que o acompanham até o local onde ele deve colocar sua posição temporária e começar a vender por tempo limitado.
Os requisitos necessários para se tornar um vendedor ambulante são:
pessoas físicas, empresas com capital social (srl) e cooperativas, podem iniciar uma atividade de vendedor ambulante, desde que cumpram os regulamentos;
você deve possuir os requisitos profissionais, se você deseja vender alimentos;
se for exigido pela legislação regional, é necessário apresentar o Durc (documento de regularidade contributivo);
Para se tornar um vendedor ambulante, você deve solicitar e obter uma licença administrativa.
A licença emitida pode ser de dois tipos:
Licença do tipo A, que autoriza o titular a ter uma posição permanente no mercado. A estação é sua e a concessão é válida por um período fixo estabelecido pelo Município, mediante indicação da Região. Você informa ao município onde deseja vender e, se houver disponibilidade, a licença é liberada; caso contrário, você deve aguardar a próxima chamada. Com esta licença, você pode vender de forma fixa ao mercado e também pode realizar atividades de vendas itinerantes em todo o território regional, bem como em feiras nacionais.
Licença do tipo B, emitida pelo município de residência do vendedor e permite vendas itinerantes em todo o território nacional, nos mercados, nas feiras. No entanto, você só poderá se posicionar nos lugares de estacionamento atualmente não atribuídos a vendedores ambulantes.
Vender alimentos: quais são as regras?
Se sua atividade como vendedor ambulante for uma barraca de comida de rua (venda de comida e bebida) uma coisa é certa: assim como aqueles que abrem uma atividade na loja, os vendedores ambulantes que decidem comercializar produtos alimentícios (sanduíches, carne de porco, doces, envoltórios, bebidas etc.) devem ter requisitos adicionais (profissionais) e realizar alguma prática burocrática. Além disso, em comparação com aqueles que optam por vender produtos não alimentícios (como roupas e sapatos), você precisará, por exemplo: