Como ser um vendedor ambulante na Itália

Por sua própria definição, um vendedor ambulante é uma pessoa que exerce seus negócios como comerciante fora de uma casa permanente, sem possuir uma loja. Geralmente vende produtos em áreas públicas (mercados, eventos públicos, praças, feiras): nesse caso, realiza uma atividade denominada comércio em áreas públicas de forma itinerante.


O vendedor ambulante realiza a atividade com a ajuda de veículos móveis (caminhões, vans), que o acompanham até o local onde ele deve colocar sua posição temporária e começar a vender por tempo limitado.


Os requisitos necessários para se tornar um vendedor ambulante são:


  • pessoas físicas, empresas com capital social (srl) e cooperativas, podem iniciar uma atividade de vendedor ambulante, desde que cumpram os regulamentos;

  • você deve possuir os requisitos profissionais, se você deseja vender alimentos;

  • se for exigido pela legislação regional, é necessário apresentar o Durc (documento de regularidade contributivo);

  • Para se tornar um vendedor ambulante, você deve solicitar e obter uma licença administrativa.


A licença emitida pode ser de dois tipos:


  • Licença do tipo A, que autoriza o titular a ter uma posição permanente no mercado. A estação é sua e a concessão é válida por um período fixo estabelecido pelo Município, mediante indicação da Região. Você informa ao município onde deseja vender e, se houver disponibilidade, a licença é liberada; caso contrário, você deve aguardar a próxima chamada. Com esta licença, você pode vender de forma fixa ao mercado e também pode realizar atividades de vendas itinerantes em todo o território regional, bem como em feiras nacionais.