top of page

Como é morar na Toscana, na Itália

A Toscana é uma região que fica localizada na parte central da Itália, com mais ou menos 3,7 milhões de habitantes, e tem como capital Florença. Conhecida por seus famosos vinhedos e paisagens maravilhosas, a Toscana é composta pelas cidades de Arezzo, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa, Pisa, Pistóia, Prato e Siena.


Nós moramos há pouco mais de um ano nessa região e ainda não conhecemos todas as cidades, mas o que já vimos foi o suficiente para nos dar uma ideia do quão maravilhosa é essa região.


A Toscana, além de ser linda, é bastante antiga, tanto que seu nome tem relação ao povo etrusco que habitavam aqui há muito tempo atrás. A região foi marcada por muita história, muitos nomes de pessoas famosas, cenário de guerras e poder, ou seja, essa pequena região da Itália tem muito o que contar e mostrar para vocês, e, na minha opinião, merece estar no roteiro de quem quer vir visitar a Itália.


Como são as casas na Itália?


A arquitetura em geral na Toscana é baseada em épocas medievais, mas também no Renascimento, e sofreu grandes influências gregas e romanas. As pedras são os principais elementos constituintes das casas, principalmente em cidades como Siena e Volterra, por exemplo.



As cores das casas também é algo muito marcante, principalmente nas partes mais novas das cidades, como a região mais nova de Pisa por exemplo. Tudo costuma ter um padrão de cores para o amarelo e verde. Vale lembrar que a Itália é bem rigorosa quanto a manter características históricas, sendo que para qualquer reforma, primeiro a obra deve ser passada pela aprovação da prefeitura.


A maioria das casas sempre tem flores, as janelas verdes e a maioria com portas de madeira, e apresentam uma arquitetura rústica e simples. E uma curiosidade bem legal é sobre os varais! A maioria das casas na Toscana tem o varal para o lado de fora! É algo bem engraçado de se ver!


Igrejas


Falar da Itália sem citar igrejas é quase impossível! E na Toscana não seria diferente! As igrejas possuem características marcantes que podem variar de região para região. Na Toscana, as cúpulas são muito comuns nas igrejas, e os tetos, em sua maioria, possuem maravilhosas pinturas, sendo elas feitas por grandes nomes como Da Vinci, Michelangelo, etc.



Outra característica marcante das igrejas, são os elementos de grandeza que elas possuem, sendo que, a maioria, principalmente das Catedrais das praças principais da cidade, sempre representaram símbolos de poder das cidades. Muitos dos ornamentos são feitos com materiais preciosos e uma curiosidade interessante é que muitas foram construídas em formato de cruz invertida.


Comidas típicas na Toscana


A maioria dos pratos da Toscana são feitos a base de carnes e verduras, mas você também encontrará pratos típicos de toda a Itália. Umas das pastas principais da Toscana são a Pasta ao Funghi Porcini e a Pasta com Ragu di Cinghiale (molho com carne de javali).



Uma dica legal é sempre olhar as comidas típicas da cidade em que você vai visitar, porque dessa forma você conhece mais sobre a cultura do local que está visitando. Uma curiosidade sobre os vinhos é que um dos mais famosos, o Chianti, é produzido na Toscana, e o Chianti Clássico é aquele que é produzido na região entre Florença e Siena.

Dicas, empregos e pessoas famosas


Uma dica legal para quando você visitar a Toscana é aproveitar o que a cidade tem para te oferecer como lojas de artesanatos, comidas e produtos típicos, e o mais legal: faça tudo a pé! Alem de pequenas, as cidades costumam não ter fácil acesso de carro, então para juntar o útil ao agradável, aproveite esse momento para entrar nas ruas, nos becos, conhecer mais a arquitetura do local, entrar nas igrejas.


Sobre trabalhos, cidades mais famosas como Florença, por exemplo, costumam ter mais ofertas, porém, a Toscana não é a melhor região para trabalho, mas existem sim muitas ofertas principalmente no setor turístico.


Várias pessoas famosas nasceram, morreram ou desenvolveram suas atividades na Toscana, entre eles podemos citar Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello, Dante Alighieri, etc.


Vantagens de viver na Toscana


Uma das principais vantagens em morar na Toscana, na minha opinião, é a facilidade de visitar várias cidades da Região pelo fato de serem perto uma das outras. Mas, mesmo assim, não caia naquela cilada de visitar várias cidades em um dia só, visite ao máximo 2, se não você não aproveitará o que a cidade tem a te oferecer.


A Toscana é para ser sentida, então aproveite quando você vier a passeio para conhecer mais sobre a história do local. Se você já mora aqui, aproveite e conheça mais da sua cidade, da cultura local.



Uma outra vantagem, tanto para nós moradores quanto para turistas, é a facilidade de andar de ônibus e trem, e o fácil acesso entre as cidades. Outra vantagem é que a comida, mesmo que seja em restaurantes, não é cara! Então se você esta vindo a passeio ou com planos de ficar definitivo, não se preocupe porque os preços são ótimos.


Quando conhecer a Toscana


Todas as estações tem a sua beleza, porém vale a pena ressaltar algumas informações. No verão faz muito calor, então pode ser um pouco cansativo fazer passeios em cidades que sejam montanhosas, ou com muitas subidas. A Primavera é uma ótima estação, onde as temperaturas estão bem amenas, porém tanto na primavera quanto no verão, você encontrará um grande movimento, podendo demorar um pouco nas filas de museus, por exemplo.


No inverno é mais tranquilo, mais barato, porém algumas cidades muito pequenas têm vários comércios que fecham nesse período, então, antes de se programar, veja isso.


Bom gente, é isso! Espero que vocês tenham gostado de saber mais um pouco sobre a Toscana! Tanto para morar quanto para visitar, essa é uma região maravilhosa que está de braços abertos esperando por vocês!

bottom of page