Conversão da CNH brasileira para a italiana

E aí, vamos falar de algo muito bom?


Não sei se vocês sabem, mas já tem um tempo que existe um acordo entre o Brasil e a Itália relacionado a conversão das CNH categoria A e B.


Mas, como sabemos que tudo sempre demora e é burocrático, esse acordo demorou um pouco para sair do papel, mas, finalmente, no dia 13 da semana passada, esse acordo foi oficialmente divulgado e aprovado!


APROVADO!!!


Aqui na Itália, a assinatura já havia sido feita desde novembro do ano passado, uma vez que não existe a necessidade da passagem legislativa no país. Ou seja, todos os procedimentos para a ratificação do tratado foram finalizados pouco depois de sua assinatura, e, aqui no Brasil, o texto foi aprovado no Congresso no mês passado.


Esse acordo permitirá que, tanto brasileiros como italianos, convertam suas cartas de motoristas da categoria A e B, sem a necessidade de passar por exames nas autoescolas. Atualmente, tanto o cidadão brasileiro quanto o cidadão italiano, devem fazer todas as provas nas autoescolas e emitir a carteira como já é feito em todos os processos. Agora, se você reside no país por um período que não seja superior a 4 anos, basta fazer a conversão e pegar a carteira nova!


Essa regra vale tanto para brasileiros quanto italianos! E passa a entrar em vigor a partir do dia 12 de janeiro do próximo ano! Os requisitos para a realização da prática são:

  1. Só serão convertidas carteiras definitivas, válidas e em vigor;

  2. Só serão convertidas carteiras das categorias A e B. Para obtenção de categorias diversas, deverão ser realizados os exames específicos previstos na legislação de cada país;

  3. Somente residentes legalmente no outro país há menos de 4 anos da data de solicitação da conversão poderão fazê-lo.

Então, compartilha a notícia com quem você conhece! Afinal, notícia boa tem que ser compartilhada!


Assim que eu tiver mais detalhes sobre como esse processo será feito, eu divulgo aqui para vocês!