Creche e escola para crianças na Itália

Na Itália, o sistema educacional é dividido da seguinte forma:

  • Asilo nido: 0 a 3 anos;

  • Scuola Materna: 3 a 6 anos;

  • Scuola primaria: 6 aos 11 anos;

  • Scuola secondaria: 11 aos 14 anos;

  • Scuole superiori: 14 anos em frente.

Uma coisa importante a se lembrar é que, na Itália, o ensino até a criança completar 6 anos é facultativo, ou seja, a criança só é obrigada por lei a frequentar a escola a partir dos 6 anos (que seria, no caso, na scuola primaria).


Asilo Nido (creche)


A creche aqui na Itália é chamada de Asilo Nido e é paga! É para crianças de 0 a 3 anos, e inicia as "aulas" em setembro e vai até o mês de junho. Os horários são diversos: você poderá encontrar a que funciona só na parte da manhã, ou a que vai até as 14, ou às 17 e até mesmo às 18:30 horas.


Como dito ali em cima, o asilo nido é pago, porém existem as privadas e as que tem convênio com a prefeitura, que seriam os "Asilo Nido Comunale", e nesses você pagará menos, pois dependerá da sua renda.


Aqui na Itália existe um documento chamado ISEE, que é praticamente o documento que comprova sua renda e que poderá te ajudar na escola das crianças. Baseados na sua renda, eles chegarão a um consenso de quanto aquela família poderá pagar pela escola da criança: ou seja, quanto menor for sua renda, mais descontos você terá na mensalidade.


No sul, os valores são mais baixos e na Região de Trentino Alto Adige são mais caros, e, de acordo com uma pesquisa realizada, as cidades em que os preços estão subindo mais são Roma, Veneza e Chieti.


Se você optar por uma escolinha privada, achará facilidades como fazer a matrícula em qualquer época do ano, achar mais flexibilidade dos horários e etc. Já na "comunale", você precisa ficar atento à data de inscrição (na maior parte das vezes feita online durante um período certo) e torcer para você se enquadrar e poder matricular seu filho, uma vez que a concorrência pode ser grande. Um detalhe importante é que nessas creches a preferência é dada para crianças que tenham os pais trabalhando fora de casa.


Encontrei alguns exemplos de preços das creches públicas, que variam de acordo com o ISEE, ou seja, de acordo com sua renda!


Esse primeiro exemplo é da cidade de Bologna. Na primeira coluna, está descrito o valor do Seu ISEE. A segunda coluna se refere à valores da creche com horário integral, a terceira à horário reduzido porém com alimentação e a última coluna para quem quiser deixar os filhos apenas duas manhãs durante a semana, porém sem refeição.



Esse segundo exemplo são valores na cidade de Pisa. A primeira coluna é a sua renda (ISEE), a segunda coluna se refere à creche que disponibiliza local para a criança dormir, a terceira sem o local para criança dormir, a quarta coluna é o valor para quem quiser que a criança frequente apenas o espaço de jogos e a última coluna mostra os valores das refeições por dia.



E, para finalizar alguns valores dos Asilo Nido Comunale, temos a cidade de Triste. Na primeira coluna, como sempre, você encontra a faixa de renda, na segunda coluna os valores para quem frequentar até às 13:30, na terceira coluna até às 16:00 e na última os valores para quem frequenta até às 17:30. Importante lembrar que esses valores podem mudar de acordo com a quantidade de filhos que você irá matricular.



Esses foram só alguns exemplos, então, lembrem-se que esses valores variam muito; os horários e o que está incluso também variam.


Os preços das creches privadas são vários! Você poderá encontrar entre 300 até 800 euros, porém, é importante lembrar, mais uma vez, que os valores podem ser vários, depende do que a escolinha oferece e para qual cidade você está procurando.


Scuola materna ou scuola dell'infanzia (jardim da infância)


A escola materna italiana corresponde ao Jardim da Infância no Brasil. É para crianças de 3 a 6 anos, na qual você pagará uma pequena taxa mensal, principalmente se tiver alimentação inclusa e será com base no valor do seu ISEE. Existem casos de pessoas que só pagam a alimentação, outras que pagam uma pequena taxa; tudo isso pode variar de região para região. Os horários também podem ser parciais ou integrais e, em vários casos, as preferências das vagas serão para crianças que moram próximas à escola e para quem tem os pais que trabalham fora.


Abaixo, um exemplo de valores de uma escola materna na cidade de Padova:


Agora um exemplo de valores para Reggio Emilia:



Lembrando mais uma vez que isso varia muito e que, existem pessoas que não pagam tarifas mensais, e sim apenas a refeição. Então minha dica para vocês é procurarem informações específicas da cidade para qual pretendem se mudar.

 

Modulo di iscrizione

Toscana, Itália

  • Instagram
  • Facebook

©2020 di Coisas que eu sei.