Cursos e materiais gratuitos de italiano para brasileiros

Hoje eu quero dar dicas de alguns cursos de italiano que vocês podem fazer para ajudar no aprendizado da língua! Alguns deles são online, outros presenciais, mas sempre gratuitos, a única coisa que vale ressaltar é que esses cursos podem servir apenas como base, já que muitos apresentam aulas ou temáticas para pessoas que estão iniciando no idioma. Além disso, citarei alguns sites que não oferecem cursos, porém muito material voltado para quem quer aprender a língua!


O que eu faria seria acompanhar essas plataformas durante meu aprendizado, mas também me dedicar a um curso mais rígido, a estudos individuais, a praticar a escuta e fala, para que assim, tudo somado, seja algo realmente eficaz.


Além dessas que irei citar, a dica principal é: após decidir para qual cidade você irá, coloque no Google “corsi gratuiti di italiano per stranieri a ... (nome da cidade)”, assim aparecerá os cursos disponíveis naquela cidade. Outra dica é entrar no site da região e pesquisar lá dentro, toda cidade/região da Itália oferece esses cursos gratuitos para imigrantes, então ali pode ser uma ótima fonte de pesquisa. Quando digo site da região, basta colocar a palavra “sito (site, em italiano) mais o nome da regione (é assim que chamamos estados aqui) que aparecerá o site, exemplo: sito regione Lombardia. Além disso, pesquise no site InformaGiovani da sua região, eles são cheios de dicas e orientações para quem acaba de chegar na cidade.


Mas agora, vamos para algumas dicas de conteúdos que podem auxiliar nesse aprendizado da língua italiana:


ADG Blog


O blog da Accademia del Giglio de Florença oferece exercícios e questionários interativos, divididos por nível de aprendizagem (A1/A2 e B1/B2) e com foco na cultura italiana.


Rai Scuola


Nesse site da Rai você encontrará uma parte dedicada ao aprendizado da língua italiana para estrangeiros. O conteúdo é antigo e simples, mas pode ajudar a praticar a fala e compreensão com as videoaulas e materiais que vão do nível A1 até o B2.