Custo de vida na Itália: é ou não é barato?

Antes de vir embora, esse assunto era um dos meus preferidos. Eu pesquisava sobre várias coisas e, quanto mais eu olhava, mais animada eu ficava para vir morar fora. Esse é um tema para vários posts na verdade, mas, vou tentar resumir só para vocês terem uma noção básica das coisas, então, vamos lá!


O custo de vida aqui na Itália, se comparado aos países do Norte aqui da Europa, é bem mais em conta, só perde para alguns países como a Espanha e Portugal, por exemplo. É claro que não posso dar valores exatos para vocês, porque os mesmos podem variar (e muito) dependendo do estilo de vida. Mas isso é como em qualquer outro lugar, então, vou basear em valores mais comuns, que é o que você gastaria para viver bem. Mas, já adiantando, vou responder o título do post: sim, é MUITO BARATO, principalmente quando comparado ao do Brasil. Os gastos mensais são extremamente menores, e, com o que você ganha no mês, você cobre as despesas e consegue fazer muito mais coisas do que no Brasil. Então, vamos falar sobre isso um pouquinho?


Aluguel na Itália


Aqui na Itália, os apartamentos ( ou casas) são chamados por nomes específicos. Por exemplo, aqui você encontra os Monolocales, Bilocales, Trilocales e por aí vai. A diferença está na quantidade de cômodos. Por exemplo, um monolocale seria um Quitinete, um bilocale seria com dois ambientes, como um quarto e sala com cozinha aberta, e por aí vai. Então é bastante comum nos anúncios de aluguel você encontrar a descrição de: Aluga-se (em italiano, é claro haha) Bilocale no bairro tal. Estou falando sobre isso só para dar exemplo para vocês sobre os preços.


Assim como em qualquer lugar do mundo, o valor do aluguel aqui varia de cidade para cidade e, é claro, de bairro para bairro, de tamanho da casa, e por aí vai. Os preços variam entre 400 e 1200, por exemplo. Você encontra um Bilocale por 500 euros e, na grande maioria, todos os apartamentos vêm mobiliados. Uma casa maior, como um trilocale, sai em média 700/1000 euros, mas, é como disse, isso depende de bairro, cidade, etc.


Aqui em Pisa, você consegue um bilocale bom por 500 euros em um bairro próximo ao centro. Se quiser um apartamento maior, com boa estrutura, no centro histórico, por exemplo, você pode pagar uns 900 euros (ou até menos, posso arriscar uns 700). Se alugar em bairros mais distantes, consegue achar por até 400 um monolocale. O preço do condomínio é, na grande maioria das vezes, muito barato (15 ou 20 euros), ou já está incluso no valor do aluguel. Talvez, em um apartamento muito bom, você encontre condomínio por uns 100 euros, mas já está incluso ou o gás, ou a água.


Não é que a Itália tem o melhor preço de aluguel. Nesse quesito, achei que fosse mais em conta, mas, mesmo assim, acho bons os preços. Até porque, um aluguel de 1500 euros, por exemplo, é um baita apartamento, todo mobiliado, em um ótimo bairro.


Trasnporte público


Na minha opinião, os preços são bons. Os valores variam: para ônibus dentro da cidade: 1,00 até 1,80; para linhas extra urbanas: 2,00 até 2,50