Dicas úteis para viajar de trem pela Itália

Hoje eu quero te dar dicas práticas a serem usadas no dia a dia aqui na Itália, seja para você que irá morar ou virá a passeio, sobre como usar os trens, tantos os regionais quanto os de alta velocidade.


Na hora de comprar passagens


Se for viagens mais longas, compre com antecedência para garantir vaga e preços melhores. Se for curta distância em trens regionais, não tem necessidade!



Poderá comprar direto no guichê, no site/app das empresas ou em aplicativos como Omio, Rome2rio e Trainline, por exemplo. Além disso, apps úteis para info e horários: Orario Treni, Trenìt, Moovit


Assentos e tipos de trem


Nos trens regionais, que são os trens “mais lentos” e que passam em várias cidades, os assentos não são marcados, basta comprar o bilhete e se sentar! Se for em trem de alta velocidade, aí sim você precisa escolher o vagão, a classe e o assento.



Temos trens de alta velocidade e trens regionais, que fazem percursos menores em tempos maiores. As principais empresas que operam viagens de trem na Itália são Trenitalia, Trenord (que é da Trenitalia) e Italo.


Destino da viagem


Atenção para não cair nessa pegadinha! Quando for olhar a plataforma do seu trem, olhe através de 3 coisas: número do trem (vai estar escrito no bilhete e/ou app), horário da sua passagem e destino. Porém, aqui você tem que ter cuidado: não vá pelo