top of page

Dicas úteis para viajar de trem pela Itália

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Hoje eu quero te dar dicas práticas a serem usadas no dia a dia aqui na Itália, seja para você que irá morar ou virá a passeio, sobre como usar os trens, tantos os regionais quanto os de alta velocidade.


Na hora de comprar passagens


Se for viagens mais longas, compre com antecedência para garantir vaga e preços melhores. Se for curta distância em trens regionais, não tem necessidade!



Poderá comprar direto no guichê, no site/app das empresas ou em aplicativos como Omio, Rome2rio e Trainline, por exemplo. Além disso, apps úteis para info e horários: Orario Treni, Trenìt, Moovit


Assentos e tipos de trem


Nos trens regionais, que são os trens “mais lentos” e que passam em várias cidades, os assentos não são marcados, basta comprar o bilhete e se sentar! Se for em trem de alta velocidade, aí sim você precisa escolher o vagão, a classe e o assento.



Temos trens de alta velocidade e trens regionais, que fazem percursos menores em tempos maiores. As principais empresas que operam viagens de trem na Itália são Trenitalia, Trenord (que é da Trenitalia) e Italo.


Destino da viagem


Atenção para não cair nessa pegadinha! Quando for olhar a plataforma do seu trem, olhe através de 3 coisas: número do trem (vai estar escrito no bilhete e/ou app), horário da sua passagem e destino. Porém, aqui você tem que ter cuidado: não vá pelo nome da cidade! Exemplo “- Vou para Roma, então vou olhar no painel onde tá escrito Roma”. Sim e não: seu trem pode ser um que tem como destino Roma, e aí estará escrito Roma, ou pode ser um trem que passa por Roma, mas tem como destino Nápoles, então no painel estará Nápoles!



Nesse caso, confira três coisas: número do trem, horário e veja as paradas do trem, ali sem dúvida terá Roma!


Atenção para gastos extras!


Se quiser levar bicicleta, compre o “bilhete” antes de embarcar, existe uma tarifa para levar e um lugar específico no trem para colocá-las.



Isso vale para animais: até 10 quilos não paga se for dentro de uma bolsinha de transporte, acima de 10 quilos paga uma taxa, você encontrará o bilhete na hora que estiver comprando o seu. Leve libreto sanitário/passaporte europeu/documentos do pet, e caso o totó vá solto, leve focinheira.


Chegue no horário e leve um lanche


Tudo bem que ultimamente a Trenitalia tem atraso alguns trens com muita frequência (regionais, na maioria das vezes), mas os trens quando não atrasam saem na hora exata! Se é 12:03, ele partirá exatamente nesse horário! Então chegue antes para ter tempo de achar a plataforma e o seu trem.



Muitos trens não têm restaurante, então leve algo de casa! Além disso, vários possuem lugares para carregar celular, mas não conte com a sorte: leve tudo carregado, além de água e comida!


Atento aos detalhes


Estações de trem são lugares conhecidos por terem batedores de carteira! Não dê bobeira, fique de olho nas bolsas!


Dentro do trem tem uma parte para pôr malas, coloque, mas fique de olho, tente sentar perto, e de preferência não faça viagens de trem com malas enormes e em grande quantidade, principalmente se for andar de trem regional.



Valide seu bilhete antes de entrar no trem nas máquinas disponibilizadas pela estação, um controle será feito dentro do trem por um oficial e você precisa apresentar a passagem timbrada!


Palavras úteis em italiano


Agora, deixarei alguns termos em italiano que você verá por toda estação de trem; aprendendo eles, você já terá uma boa ideia de como se locomover!

  • Binario: plataforma do trem

  • Carrozza: vagão do trem

  • Arrivi: painel com horário de chegada dos trens

  • Partenze: painel com horário de partida dos trens

  • Cambio: significa que terá uma troca de trens, verifique onde você precisará descer e o tempo que terá para fazer a troca

  • Diretto, nessun cambio: significa que não precisa trocar de trem, será o mesmo até o destino

  • Biglietto intero e ridotto: o primeiro é um bilhete normal, o segundo com preço reduzido para crianças, idosos etc.

  • Sola andata e andata e ritorno: só ida, ou viagem de ida e volta

  • Timbrare/obliterare: validar o bilhete na máquina antes de entrar no trem



Commentaires


bottom of page