top of page

Dicas de como fazer uma renda extra para ter mais dinheiro!

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Já pensou em juntar um dinheiro à parte aquele que você já vem juntando todo mês? Pois bem, que tal falarmos sobre alguns meios que você pode utilizar para fazer uma renda extra enquanto se prepara para se mudar para a Itália?


Responder pesquisas online


Algumas empresas pagam para que você responda pesquisas online, desde que seja de forma honesta; algumas empresas retribuem com pagamento, e dão produtos em troca.

Para realizar este tipo de trabalho, siga esses passos:

  • Crie uma conta de e-mail específica para o negócio;

  • Escolha com quais empresas você deseja trabalhar;

  • Planeje uma rotina para responder as pesquisas;

  • Cadastre-se nos sites onde você irá receber os seus pagamentos, como o PayPal etc.;

  • Crie suas contas de usuário nos diversos sites de pesquisas remuneradas.

Algumas das principais empresas são: Lifepoints, Surveypronto, Greenpanthera, Toluna, GlobalTestMarket, My iyo, The Panel Station e Hiving. Vale ressaltar que cada empresa tem suas próprias características, você deve avaliar com cuidado e levar essas características em consideração na hora de se inscrever.



Explicando de forma simples, as pesquisas remuneradas são questionários online realizados por sites que englobam qualquer assunto de mercado e que vão pedir a sua opinião, como consumidor, sobre um determinado produto ou serviço. Por ser um método rápido e fácil, responder pesquisas online traz uma gama enorme de oportunidades para ganhar dinheiro na internet, já que, dependendo do assunto, algumas pesquisas podem demorar apenas 10 minutos. Porém, nunca acredite que irá ganhar valores altos apenas respondendo uma pesquisa! Desconfie desses sites e pesquise antes quais são os indicados, como os que deixei ali em cima.


Saiba que o número de pesquisas disponíveis por semana é variável, portanto, você não tem como prever exatamente o quanto pode ganhar por mês. “Trabalhar com pesquisa remunerada” pode ser um tipo de trabalho freelancer online, mas não algo que possa ser sua principal fonte de renda, mas sim, um extra na sua renda por mês, tenha isso em mente.


Venda de produtos


A ideia é colocar o que você não está usando para vender e descolar uma renda extra nessa transação. Pode ser qualquer coisa: um móvel, um objeto de decoração, um perfume, uma bicicleta, um instrumento musical, qualquer coisa! Tente vender de forma online em sites como: Olx, Mercado livre, Enjoei e Repassa.



Faça um “garage sale” (bazar)


Nos Estados Unidos é muito comum as pessoas realizarem um garage sale, que nada mais é do que abrir a sua casa para a vizinhança para oferecer diversos bens que você não usa mais e que estão à venda. É como se fosse um brechó temporário, você pode fazer no quintal de casa, na garagem, em um lugar pequeno alugado, seja como for, antes de vir para a Itália, se desfaça de coisas que você não utiliza mais, e não só objetos e móveis, mas também roupas, sapatos e acessórios em geral.


Alugue algum bem


Já pensou em vez de colocar um produto para vender, alugá-lo para alguém durante um determinado período? Exatamente! Existem sites onde você pode disponibilizar para aluguel suas roupas (vestidos de festa e casamento, por exemplo), seus equipamentos profissionais de filmagem, seu carro, bicicleta, seu instrumento musical, sua prancha de surf e por aí vai. Você até mesmo ganhar dinheiro alugando um espaço na sua mala de viagem, e trazer algo que alguém esteja precisando!


Alguns exemplos de sites bacanas para ver mais sobre esse assunto são: BlaBlaCar, Cabe na Mala, Cyo, Fleety, Pegcar, Rent for all, Spinlister, Allugator, Renters entre muitos outros sites bacanas.


Alugue um quarto na sua casa


Mora em uma cidade turística? Que tal ganhar uma renda extra alugando um quarto vazio que você não utiliza? Pois bem, plataformas como o AirBnb te proporcionam ganhar uma renda extra alugando o quarto da sua casa para turistas! Pense bem, talvez na alta temporada você consiga um valor bacana abrindo as portas de sua casa, através de uma plataforma segura com o AirBnb.



Faça qualquer tipo de trabalho e ofereça online


Se você realiza algum tipo de trabalho (mesmo que seja esporádico), pense em vender isso na internet. O site Freelancer, por exemplo, permite que usuários se habilitem a realizar diversos tipos de trabalho. Além dele, existem também o 99 freelas, uma plataforma que tem oportunidades para profissionais de diversas áreas, como Jobs para programador, redator, designer, desenhista, editor e tradutor, entre outros; tem também o Crowd, que oferece freelas em áreas como fotografia, redação, tradução, planejamento, design, áudio e vídeo, conteúdo, tecnologia e performance; o Fiverr, com serviços a partir de US$ 5, conhecido por trabalhos mais curtos e rápidos; e várias outras plataformas como UpWork, GetNinjas, Workana etc.


Seja uma representante de marca de cosméticos


Uma boa ideia para você ganhar dinheiro em casa é se tornando uma representante de uma marca de cosméticos, como a Natura, Avon ou Mary Kay. Já pensou que suas amigas ou pessoas do seu círculo de trabalho, igreja etc., utilizam cosméticos e que compram de algum lugar? Ter algo a oferecer para pessoas próximas pode ser uma ideia interessante, e te garantir uns reais a mais no final do mês.


Venda docinhos e salgadinhos


Exatamente. Sabe cozinhar alguma coisa? Pode ser salgado, doce, enfim, pense na ideia de vender esses produtos! Acha que não dará certo? Está enganado! Muitas pessoas levantam uma renda extra através de venda de tortas, bolos, doces etc. Eu mesma já fiz isso em duas etapas da minha vida: na escola e depois na Faculdade. Vendia bombom e deu super certo, você só precisa saber fazer alfo (dá para aprender, ok?), colocar a mão na massa e ter boa vontade em começar essa atividade paralela.



Venda de produtos digitais


Você tem um público em suas redes sociais que se interessa pelo que você fala? Ou então, você tem em mente uma ideia de criar algo que interesse a algum público? Pois bem, se a resposta for sim, já pensou em criar seu produto digital? E mesmo que nunca tenha pensado nisso, chegou a hora de analisar essa opção de renda extra!


No mundo de hoje, muitas pessoas consomem produtos digitais pelo fácil acesso e (na maioria das vezes) custos menores que produtos físicos. Então, você pode criar um e-book sobre determinado, escrever um livro, um guia turístico, fazer um curso online, enfim, as opções são várias, você só precisa dominar um assunto, ter uma ideia e vende-la! Para isso, existem plataformas como Amazon, Hotmart e por aí vai.


Afiliados: venda produtos de terceiros pela internet


Se você não for um criador de produtos para venda, mas quer ganhar com isso, revenda produtos feitos poro outras pessoas! Ou seja, você pode comercializar, digitalmente, um produto disponível em uma plataforma como na Hotmart, Awin, Uol afiliados, Eduzz, Braip, Monetizze, Amazon etc. Você se cadastra como um “revendedor”, digamos assim, e ganha comissões em cima do que você vender daquele produto.


E te digo uma coisa, dá super certo! Várias pessoas vivem apenas disso, claro que exige muito trabalho, na maioria das vezes, um público considerável, mas, não descarte essa opção.

Venda seus serviços


Comentei ali em cima sobre se cadastrar em plataformas online e vender seus trabalhos ali, mas além de fazer isso de forma online, você pode fazer em seu dia a dia, divulgando na sua empresa, no seu bairro, na faculdade... Muitas pessoas possuem empregos fixos, mas possuem alguma habilidade ou conhecimento a parte o da sua atual profissão, e realizam atividades extras no tempo vago, como, por exemplo, fotógrafos, músicos, professores que dão aulas particulares, consultorias online, dogsitter, cabelereiros, manicure, costureiras, e por aí vai.


Alugue seu carro


Sabe aquele carro que está parado a maior parte do tempo na garagem? Ou então você não usa no final de semana? Enfim, seja qual for a situação, alugar seu carro nas horas em que você não o utiliza pode ser uma boa ideia. Existem aplicativos para isso, como o Fleety e Moobie. E é claro, você também pode oferecer carona e ganhar por isso, para isso, existem plataformas como o Blablacar e Waze.



Cuide de um cachorro


Não descarte essa opção. Passear e cuidar de um PET pode ser uma ótima opção. Muitas pessoas oferecem serviço de ir passear com os bichinhos, mas também existem as opções de hospedá-los em sua casa, seja por períodos curtos ou longos. Para isso, dê uma olhadinha em sites como Doghero e PEthub, importante ressaltar que em várias plataformas que você se cadastra, quanto mais experiência e contratações você tiver, mais caro você pode cobrar na hora/diária do seu serviço de dogsitter.


Alugue sua vaga de garagem


Isso mesmo. Mora em um condomínio e tem uma ou mais garagens à sua disposição, mas elas estão vazias? Ganhe dinheiro com isso, isso mesmo, alugue a vaga em sua garagem! Muitas pessoas fazem isso, é um método de ganhar dinheiro no mês sem gastar tempo ou energia. Eu mesma alugava a minha em Curitiba, ganhava R$ 100,00 por mês, ou seja, além de não ter que fazer nada, ainda entrava um troco no bolso todo mês.

bottom of page