top of page

Dicas de fotos em Paris: como fazer, onde, e como capturar os melhores momentos!

Olá galera! Hoje vamos falar um pouquinho sobre FOTOGRAFIA! Não que somos referência, peritos ou um Sebastião Salgado da vida. Sabemos que têm muitos outros canais de informação muito mais capacitados para lhe instruir. O que queremos aqui, é apenas compartilhar nossas aventuras, o pouquinho que sabemos a respeito, e dar algumas dicas que serviram para nós. Então, vamos lá!!!


Como aproveitar e tirar as melhores fotos em Paris


Que Paris é uma cidade linda, não preciso nem dizer, mas, por incrível que pareça, não é a qualquer hora do dia que você irá conseguir fazer fotos de surpreender a qualquer um. Como muitos sabem, existem horas do dia que favorecem a fotografia, e, em Paris, não é diferente.


Chegamos ao centro de Paris, na Torre Eifel, por volta de meio dia, e, como muitos já sabem, este horário é horrível para se fotografar pois a luz do sol é muito forte, fazendo com que as sombras sejam muito duras, e isso dificulta muito uma fotometria perfeita. Não que seja impossível fotografar neste horário, mas os resultados nunca serão os melhores, principalmente se for um dia muito ensolarado. O local de onde se mais fotografa em Paris é no Trocadero, que proporciona uma visão completamente frontal e perfeita da Torre Eifel. Das 9 horas em diante, até o fim da tarde, o sol está atrás da torre, ou em cima dela, fazendo com que você fotografe contra a luz, e, vai por mim, é horrível! Se pode compensar um pouco fazendo algumas HDRs.


Já na Golden Hour…. Ahh… tudo muda!!! Como muitos de vocês sabem, a Golden Hour, ou Hora Dourada, é o momento em que a luz do sol está mais suave, bem baixa, proporcionando uma cor maravilhosa! Porém, se quiser fazer fotos bem à vontade, com poucas pessoas ou ninguém no seu cenário, descarte a Golden Hour da tarde, pois terá 1 milhão de pessoas para te atrapalhar. Você precisa fazer o esforço de madrugar no local, pois a grande maioria dos turistas não irão acordar cedo.

Agora no outono, o sol já está nascendo um pouco mais tarde. Ficamos em um hotel colado no Trocadero, já planejando chegar super-rápido e cedo para fotografar. É legal que, neste horário, todos que estão ali estão com a mesma intenção: fotografar! Então você verá muitos fotógrafos fotografando casais, noivos, família, e muitos amadores como nós, haha… Vale contar a experiência que tivemos de encontrar um fotógrafo brasileiro que mora em Paris e que seguimos no Instagram, que tem fotografado vários famosos brasileiros quando estão na cidade.


Enfim, chegamos às 07:00 da manhã, e o nascer do sol estava previsto para as 08:00. Sim, chegue pelo menos 30 minutos antes para se planejar, ver quais serão os ângulos, ter tempo para decidir qual lente você irá usar, enfim, chegue cedo!


Agora, vou colocar abaixo algumas fotos feitas por nós e comentar brevemente sobre elas. Vou disponibilizar as configurações (presets) do pós-processamento no Adobe Lightroom, caso vocês queriam experimentar em suas fotos. Lembrando que, os resultados destas configurações variam de foto para foto. Não é garantido que você obtenha o mesmo resultado. Então, vamos lá?


_1020273-2

Esta primeira foto, escolhemos para mostrar exatamente a visão que se tem estando no Trocadero, de frente para a tão linda Torre Eifel. Embora tenhamos aconselhado a fazer fotos pela manhã, esta foto foi feita no fim da tarde, mas, você precisará brigar por uma vaguinha mais próxima do muro do Trocadero, onde centenas ou milhares de pessoas sentam, sobem, escoram, e ficam para apreciar a vista.


Vamos aos termos técnicos: esta foto foi feita com uma câmera Mirrolens da Panasonic da linha Lumix G, também com lentes intercambiáveis, e não uma Reflex. A lente usada foi uma grande angular de 12mm a 32mm também da linha Lumix G da Panasonic, com abertura máxima de diafragma de 3.5. Então, usamos 20mm para aproximar um pouco mais, abertura de diafragma (f) em 5.6, ISO 200 e velocidade do obturador em 1/500 para uma foto mais nítida e compensar um pouco o movimento de pessoas esbarrando enquanto a foto era feita.


_MG_5197

Esta segunda foto já foi feita bem cedinho, aquele horário que te falei logo ali em cima. Por isso, consegui subir no murinho do Trocadero, sentar bem na pontinha, e sair sozinha na foto. Eu estava a uns 5 ou 7 metros de distância do Chrystian, e, para trazer a Torre Eifel para mais perto e preencher o fundo, indicamos usar uma lente com zoom. Se sua lente for como uma 18mm-55mm por exemplo, ou como uma 16mm-35mm, aconselho usar o zoom no máximo, porque, dessa forma, ocorre a compressão de plano, e assim você consegue trazer o seu fundo para mais perto. Mas, se você possui uma lente com zoom um pouco maior, como uma 55mm-105mm, uma 70mm-200mm ou mesmo uma 70mm-300mm como é o nosso caso, você não precisa usar o zoom no máximo, pois essa compressão de plano, acontecerá mesmo com pouco zoom em sua lente.


Enfim, usamos nossa Reflex Canon com uma lente 70mm-300mm, com o zoom em 100mm. Como havia ainda pouca luz no momento, e esta lente não é uma lente clara, com abertura máxima de diafragma (f) em 4, usamos a menor abertura que a lente dispõem estando em 100mm, que é (f) 5.6, ISO 800, para que pudéssemos ter uma velocidade do obturador acima de 1/100, então em 1/160.


A próxima e última foto da qual falarei hoje, foi usada uma técnica pouco explorada por muitos, na qual usamos pela primeira vez e adoramos o resultado, principalmente por ter muitas luzes na foto. Trata-se de tirar a fotografia sem nenhum ponto ou objeto focado. Toda a fotografia é de fato desfocada. Vou explicar como a fizemos, porém, aconselho não desfocar muito a ponto de não se identificar o que está sendo fotografado, ok? Então vamos lá!


lrm_export_20171015_144208

Primeiro vamos falar das configurações usadas e vamos deixar a cereja do bolo por último. Utilizamos nossa Reflex Canon com uma lente 50mm 1.8 também da Canon, principalmente por ser a lente mais clara que temos, permitindo melhores resultados em fotos noturnas.


Queríamos gerar esse efeito de “bolinha” nos pontos de luz como os postes e faróis de carros, então de cara colocamos na menor abertura de diafragma possível para ter maior desfoque, (f) 1.8. Depois, ISO em 800 para uma velocidade de obturador não tão lenta para que a foto não ficasse tremida, mas que não fosse também tão rápida para que a foto ficasse subexposta. Então obtive 1/50 e a fotometria estava perfeita para o que queríamos.


Lembrando que, o ideal para essa foto, mesmo que o obturador estivesse em 1/50, que a câmera estivesse em um tripé ou apoiada em algum lugar, para que ela não se movesse na hora do clique. Porém, não levamos tripé para esta viagem. Não imaginávamos fazer nenhuma foto que necessitasse, mas, foi só ver aquele lugar lindo que todas as ideias vieram na cabeça. Restava nos virarmos como podíamos, mas não poderíamos perder aquela oportunidade de uma foto diferente.


A cereja do bolo vem agora! Ao invés de você simplesmente mirar a câmera, focar e bater a foto, você deve desativar o foco automático em sua lente, e, em seguida, ir girando devagar o anel de foco até ter a quantidade de desfoque desejada. Coloque um timer de 2 segundos para não tremer a câmera no clique e, pronto, temos uma fotografia diferente do que a grande maioria faria.


No caso dessa foto, não será possível deixar o link do preset para download porque editamos ela no celular quando estávamos voltando para casa, dentro do avião. É isso aí pessoal.. Como disse lá em cima, não somos profissionais da área, somos apenas amadores apaixonados por fotografia que querem compartilhar com vocês um pouquinho das nossas experiências. Aceitamos dicas, críticas e sugestões!


Até a próxima!


bottom of page