• Coisas que eu sei

Dicas para conseguir trabalho na Itália

Atualizado: Abr 2

Esse post é para ajudar você que, tem vontade de vir pra Itália mas tem algumas dúvidas sobre como e por onde começar a procurar um trabalho!


Lembrando que, eu sempre falo sobre isso nos meus vídeos, se você ainda não conhece o canal, clica aqui e vai lá ver! Aproveita e se inscreva! Mas, voltando ao assunto, eu sempre falo que vir pra Itália de forma ILEGAL é a pior furada da vida! NÃO VALE A PENA! Se fosse pelo menos Estados Unidos, onde se pelejar ainda se consegue algo, aqui na Itália as portas se fecham de uma forma, que fica praticamente impossível.


Então esse post é para quem vai vir de forma LEGAL, com documento e tudo, porque para quem não tem documento, essas dicas não têm como serem colocadas em prática.

Então vamos lá!


Aprenda o italiano


Aprenda o italiano. É o primeiro passo e o mais importante para conseguir um trabalho aqui. Mesmo que você tenha o inglês, o italiano é que fará toda a diferença. Então aproveita o tempo que você tem antes de vir, e mesmo que não dê para aprender muito, tente pelo menos aprender o básico que poderá te ajudar no começo, principalmente nos serviços que a gente já sabe que serão os mais fáceis de conseguir no começo.


Faça contatos


Procure por pessoas que já estão aqui para poder pegar dicas, saber como são as cidades, como funciona a questão de emprego. Um método bom para isso são as páginas do Facebook, onde muitas pessoas respondem aos posts, e algumas se colocam à disposição.

Trabalhos online


Não é a melhor forma, porém pode ser muito útil. Infelizmente a plataforma online ainda deixa muito a desejar, porém te dá uma boa ideia das ofertas para a cidade que você tem em mente, e é um bom modo de já ir enviando currículo e ir espalhando o “nome” por ai! Muitas pessoas fazem isso antes mesmo de virem! Então, vale a pena fazer o teste! Entre também em contato com a área do TRABALHE CONOSCO nos sites das empresas, nunca se sabe não é mesmo?


Faça seu currículo europeu


Ainda falando da questão da plataforma online, vale lembrar que seu currículo precisa ser no formato europeu! Dei dicas de como fazer lá no vídeo!


Então depois que tiver feito, acesse sites de trabalho como SUBITO, NEUVOO, INFOJOBS, CERCO LAVORO, INDEED…. Tem muitos outros, mas esses são os mais usados.


Agências de emprego


Aqui as agências de emprego são bastante procuradas e realmente funcionam. Elas te direcionam para vagas que você realmente tenha alguma oportunidade. Então, quando chegar aqui, vá até essas agências, não custa tentar não é mesmo?


Geralmente e principalmente no setor de indústria, eles costumam arrumar alguns trabalhos com contratos breves, porém muitos acabam sendo renovados depois!


Bata de porta em porta


Dica meio óbvia né não? Eu sei haha mas não custa nada reforçar. Pegue seu currículo e leve em tudo quanto é lugar! Ainda é um dos meios mais eficazes de se conseguir algo!


Vá ao centro de emprego da sua cidade


O Centro per l’impiego está presente em todas as cidades, e é um órgão responsável por diversas coisas, dentre elas, a questão de conseguir trabalho. Nesse centro você consegue uma orientação sobre onde procurar, por onde começar, como fazer o currículo, e ainda possuem vagas de emprego! O centro é interligado com agências de emprego e, pelo menos aqui na Toscana, possuem um programa de emprego para jovens, onde marcam reuniões para te auxiliar em vários aspectos.


Bom, então é isso! Essas foram algumas dicas que penso que podem ajudar você, principalmente na fase inicial! E não se esqueça, faça contatos, conheça pessoas, faça amizades…. Aqui funciona muita coisa na base da indicação. Então, pode ser bastante útil!


Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

Toscana, Itália

  • Instagram
  • Facebook

©2020 di Coisas que eu sei.