top of page

Erros que quase todo brasileiro comete ao vir morar na Itália!

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Muitas pessoas querem ter a experiência de morar fora e estão em busca de uma vida melhor. Porém, muitas pessoas erram no mesmo ponto, e não levam em consideração alguns itens muito importantes na hora de partir de vez. Veja algumas coisas muito importantes sobre esse tema:


Subestimar o fato de saber falar italiano e achar que inglês basta


Queria muito que as pessoas entendessem a gravidade desse ponto: você precisa saber falar italiano se quer morar na Itália. E não me refiro a aprender aqui, e sim ao vir com o básico pelo menos já na ponta da língua. Esse precisa ser um investimento nesse seu projeto, precisa ser um objetivo e você precisa entender que isso facilitará ou não seu recomeço aqui na Itália.


E sobre inglês, ele é apenas um “a mais”, ajuda sim em alguns casos, e se você souber, ótimo, mas não é esse o foco. E sim, até para trabalhos mais simples o básico é necessário, além de não ser o tema “trabalho” o único item importante: como vai alugar uma casa, matricular um filho na escola e resolver cosias do dia a dia sem o mínimo da comunicação? Tudo isso pesará tanto na sua adaptação e no seu dia a dia, que acredite, não vale a pena correr o risco.


Achar que pode se regularizar na Itália ou se legalizar fácil através de uma “tia”


Morar legalmente na Itália te exige muita coisa! Não é um país fácil de se regularizar como Portugal, e não é um Estados Unidos da vida onde viver de forma ilegal “flui” de boa no dia a dia.


Para isso, pesquise JUNTO AOS ÓRGÃOS COMPETENTES as informações necessárias sobre sua legalização! Saiba que não tem como se regularizar estando na Itália como turista, e muito menos através de um parente distante, existem regras e leis e para saber sobre, procure o consulado italiano em seu país, entre em contato com a delegacia na Itália (setor de imigração) e saiba melhor o que fazer antes de vir para cá.


Confiar em um amigo ou conhecido que disse que te ajudará com tudo


Sim, ter amigos/parentes/conhecidos muda muita coisa quando decidimos morar fora, porém, muitas vezes, essas pessoas não sabem nos dar informações concretas sobre um procedimento que temos que realizar, ou então, como acontece em alguns casos, dizem estarem dispostas a ajudar, mas na hora do “vamos ver” elas se isentam.

Peça sim ajuda, tenha contatos, converse com pessoas, mas tenha seu planejamento e seu plano B para ser colocado em prática a qualquer momento.


Achar que dá para se programar com pouca antecedência e deixar tudo em cima da hora


Não deixe para em cima da hora! Ainda mais agora que estamos vivendo essa pandemia, percebo que muita gente afrouxou com seu projeto, e está esperando fronteira para brasileiros abrirem para colocar algo em prática.


Emita os documentos, estude a língua, comece muito antes a estudar sobre o local, trace metas e se prepare o quanto antes, e quando digo isso, me refiro a alguns anos antes da ideia final, pode ser um ano, dois, três, irá depender do seu objetivo financeiro, se já sabe o idioma, se terá que aprender, entre outros fatores.


Leve a sério sobre dinheiro (quantia para levar para a Itália)


Estou começando a achar que falar sobre isso é como “chover no molhado”. Muita gente não está levando a sério esse assunto, ou ignoram porque não querem esperar o tempo suficiente para juntarem mais dinheiro, ou porque subestimam às dificuldades iniciais do país que requerem um melhor preparo financeiro, e infelizmente, existem muitas pessoas na internet falando que não precisa de muito dinheiro para vir: o problema é que falam que com muito pouco dá certo.


Não vou falar sobre a quantia porque já temos um post assim no blog, mas por favor, se prepare financeiramente de forma adequada para seu perfil de imigração, principalmente se vierem em família, sem emprego garantido e sem conhecidos para darem um suporte/indicação por aqui.


Seja mais maleável sobre onde morar, recebo um monte de reclamação sobre clima


Muitas pessoas dificultam demais esse recomeço por serem muito exigentes no que diz respeito a escolha da nova cidade. Sim, você precisa avaliar seu perfil, pensar nos filhos, no trabalho, e em tudo mais que seja importante, mas percebo que muita gente foca apenas em seus gostos pessoais, e infelizmente isso pode te atrapalhar (e muito) nessa decisão.


Itália faz frio em todo o país, percebo que muita gente fala que quer litoral ou lugar quente, mas infelizmente essa não é a realidade da Europa e você precisa escolher um lugar que atenda às suas necessidades ao invés de somente pensar em algo pessoal. Isso vale para quem fala que só quer cidade pequena, mas precisa ao mesmo tempo de trabalho, e para piorar, nem fala italiano. É uma série de coisas que devemos estar com a mente aberta para nos adaptarmos e entendermos sobre a nova realidade e o que é necessário levar em consideração.

bottom of page