• Coisas que eu sei

Estude de graça na Itália: 5 cursos profissionalizantes gratuitos!

Muitas pessoas que mudam para a Itália renunciam as suas profissões no Brasil para recomeçar a vida no novo país. Muitas vezes isso é necessário porque nosso diploma não é reconhecido em outro país, e precisamos primeiro de oportunidades em qualquer área para começar em novos empregos, até chegar o momento de atuarmos em áreas específicas.


Porém, vale ressaltar que, uma vez estando na Itália, algumas ações podem resultar em uma maior facilidade de encontrar um trabalho, ou até mesmo seguir uma nova profissão. Uma dica que sempre dou aos meus leitores aqui do blog e aos meus seguidores nas redes sociais, é sobre fazer Cursos Profissionalizantes na Itália, chamados de Corso di Formazione ou Corso Professionale.


Esses cursos te permitem de ter uma nova profissão, ou pelo menos o conhecimento em uma determinada área. Um exemplo de um curso onde você desenvolve uma nova profissão é um curso de Estética ou Eletricista, por exemplo. Outros cursos mais básicos, porém, importantes, podem ser cursos na área de restaurantes, hotéis, secretariado e muito mais.


Dicas importantes para ter acesso aos cursos gratuitos na Itália


É importante que você observe quais são os requisitos que cada instituição/órgão/empresa adotará na seleção dos candidatos que farão o curso. Em alguns lugares, eles poderão exigir um nível de idioma específico, em outros um diploma de ensino superior em determinada área etc.


Uma dica importante é você trazer já do Brasil (caso não tenha estudado aqui na Itália) todos os seus históricos e diplomas (tanto da escola quanto da faculdade), traduzidos e apostilados, bem como uma Declaração de valor que você obtém junto ao consulado italiano no Brasil. Esse documento serve para declarar que você realmente estudou o que alega ter estudado, e serve como um documento oficial na Itália para que comprove sua escolaridade. Em alguns casos, é imprescindível que você tenha em mãos um documento que comprove seus estudos.


Outra dica fundamental é sobre estar registrado como disoccupato (desempregado). Muitos cursos são voltados para pessoas que estão sem trabalho, e você precisa comprovar isso, não basta apenas estar sem emprego. Você precisa ir até o Centro per l’impiego da sua cidade na Itália e se registrar. Após ter se registrado, você terá em mãos um documento que poderá utilizar para se inscrever nesses cursos.


Para encontrar esses cursos, você pode simplesmente pesquisar no Google, ou procurar junto ao Centro per l’impiego, Agências de Trabalho (como a Umana Forma, por exemplo), Câmara do comércio, Projetos para jovens (na Toscana, por exemplo, temos o Giovani Sì), Corsidia, Life Learning, e em sites como o Ti Consiglio, um ótimo site para encontrar cursos, estágios, ofertas de trabalho e muito mais.


A seguir, alguns exemplos de cursos gratuitos em algumas cidades italianas e quais os requisitos para poder concorrer às vagas.


Curso gratuito de Esteticista


Na cidade de Empoli, na Toscana, a ASEV dará um curso de formação com direito a estágios e permitirá a obter a qualificação regional de esteticista e o prazo para inscrição é 12 de janeiro de 2021. O curso tem duração de dois anos e inclui treinamento presencial, atividades laboratoriais e estágio. O percurso disponibiliza 10 vagas e é totalmente gratuito.


O curso de formação de esteticistas é voltado para adultos e, para ter acesso ao curso, é necessário estar empregado e ter cumprido a obrigação de escolaridade, tendo, portanto, frequentado escola ou entidade credenciada para o ensino obrigatório por, pelo menos, 10 anos.


No final do curso, o aluno que passar no exame final obterá o certificado de habilitação de Esteticista (3º nível EQF). A prova será realizada após a frequência de no mínimo 70% das horas previstas no curso, incluindo no mínimo 50% das horas de estágio.


O curso gratuito de Esteticista acontece em Empoli, na sede da ASEV, na Via delle Fiascaie 12. O curso começa em 23 de janeiro de 2021 e termina em 1º de janeiro de 2023. O horário das aulas é das 9h às 13h e\ou 14h00-18h00, de segunda a sexta-feira, com possibilidade de alterações para permitir aos alunos conciliarem o curso com o horário de trabalho.


Os interessados ​​em participar do curso gratuito de Esteticista em Empoli encontram a ficha de inscrição na Secretaria da ASEV. O formulário deve ser preenchido em todos os seus campos e acompanhado de sua identidade (ou outro documento de identificação válido), código fiscal (codice fiscale) e autorização de residência (permesso di soggiorno para candidatos estrangeiros não pertencentes à UE). Esta documentação deve ser entregue à ASEV pessoalmente, na sede na Via delle Fiascaie 12 (Empoli) das 9h00 às 18h00; ou por fax em 0571 725041. O prazo para o envio da inscrição para participar do curso é 12 de janeiro de 2021.


Curso gratuito de eletricista + estágio


Ainda na cidade de Empoli, na Toscana, um outro curso gratuito, dessa vez para Eletricista! A ASEV Training Body apresenta o curso para se tornar eletricista, com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados. O curso inclui uma primeira fase preparatória, com a duração de 300 horas, centrada nos conteúdos relativos às competências-chave do Operador Eléctrico e destinada a recuperar/atualizar as competências necessárias para enfrentar a parte mais profissionalizante do percurso, que contará com o envolvimento dos professores disponibilizados pela escola profissional parceira. A segunda fase do curso é de 1.800 horas, sendo uma fase mais profissionalizante.


O curso de formação de eletricistas é dirigido a 15 participantes, jovens NEETs (jovens que não estudam, não trabalham e que não estejam fazendo outro curso) com pelo menos 18 anos, que tenham obtido o diploma do ensino médio.


Para participar é necessário estar inscrito na Garanzia Giovani e possuir o Patto di Attivazione (contrato de prestação de serviços) firmado com o centro de emprego competente e que ainda deve estar ativo no momento do início do curso.


O curso decorrerá em Empoli, na sede da ASEV - Empolese Valdelsa Development Agency, na Via delle Fiascaie, 12, de 28 de janeiro de 2021 a 1 de setembro de 2021. Os participantes deverão comparecer de segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, num total de 2100 horas de formação. Em caso de grande número de requerentes, os candidatos serão selecionados através de uma prova escrita, destinada a verificar os níveis alcançados nas competências e conhecimentos gerais, e de uma entrevista.


Para participar do curso de formação para eletricista, os candidatos devem enviar o FORMULÁRIO de inscrição apropriado até o dia 25 de janeiro de 2021, diretamente na sede da ASEV em Empoli.


Curso gratuito de Técnico em vendas + estágio


Já estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Técnico de Vendas promovido pela ENAIP em Alessandria, cidade localizada no Piemonte.


A sede na cidade da ENAIP Piemonte promove o curso gratuito para técnicos de vendas, com o objetivo de formar pessoal qualificado e capaz de intervir de forma autônoma e responsável, no processo de distribuição comercial, identificando os recursos a serem acionados, elaborando estratégias de acompanhamento e avaliação de resultados, implementando procedimentos de melhoria contínua. No final do curso de formação está prevista a participação num estágio. A formação divide-se em três fases: uma fase integrativa, uma fase profissionalizante que visa a disponibilização dos conteúdos específicos para a formação do profissional e o estágio final.


O curso de formação de técnico de vendas destina-se a candidatos desempregados, com ensino médio completo e com bom domínio de informática básica. Também são admitidos candidatos com qualificação profissional relativa ao setor administrativo ou comercial.


Os candidatos serão selecionados com base numa entrevista e aprovação num teste destinado a averiguar conhecimentos na área de informática. As aulas serão online e terão a duração total de 600 horas, das quais 240 horas de estágio em empresas associadas. Ao final do curso, os candidatos receberão um certificado de especialização.


Os interessados podem inscrever-se visitando a página dedicada à formação no site do ENAIP Piemonte, selecionando a área 'Serviços comerciais e de marketing', clicar no curso 'Técnico de Vendas Comerciais' e preencher o formulário de inscrição adequado.


Curso online gratuito no setor alimentício, restaurantes etc.


Nova proposta de ensino a distância com o curso gratuito Operador de Catering, promovido pela Umana Forma. A oportunidade de formação decorre online e destina-se a candidatos desempregados e empregados domiciliados nas províncias de Novara e Varese. O curso terá início no dia 25 de janeiro de 2021 e já é possível fazer a inscrição.


Especificamente, o curso tem como objetivo apresentar aos participantes a organização do trabalho no setor da Ristorazione (setor que envolve o comércio, o ramo alimentício, hotéis, restaurantes etc.). O curso gratuito de preparação para Addetto alla Ristorazione tem os seguintes objetivos:


  • adquirir conhecimento sobre produtos alimentícios;

  • aprender habilidades manuais básicas e o uso de ferramentas adequadas para a preparação de receitas gastronômicas;

  • desenvolver habilidades técnicas para a preparação da matéria-prima;

  • comunicar-se com eficiência com os clientes;

  • aprofundar o tema sobre segurança geral.


Podem participar do programa candidatos empregados e desempregados inscritos em uma Agência de Emprego. Para poder inscrever-se é necessário estar domiciliado na Lombardia, nas províncias de Novara ou Varese. O curso gratuito é realizado online, na modalidade e-learning.


O curso acontece de 25 a 29 de janeiro de 2021 com um total de 40 horas de treinamento. As aulas à distância serão ministradas em tempo integral (09h00-13h00 e 14h00-18h00). Os interessados ​​em participar do curso podem se inscrever acessando a página de cursos no site da Agência Umana Forma.


Cursos gratuitos pela Costa Crociere: treinamento e trabalho em navios


A Costa Crociere organiza periodicamente cursos gratuitos para o recrutamento de pessoal a bordo. Os cursos de formação destinam-se a diversos perfis, que poderão trabalhar em navios de cruzeiro. Eles são programados várias vezes ao longo do ano e mais da metade dos alunos são contratados ao final do curso.


Ao final das atividades de formação, de fato, boa parte dos alunos é contratada para cobrir diversos empregos na Costa Crociere: as inserções geralmente ocorrem por meio de contratos, em sua maioria, com duração de 4/6 meses, eventualmente renováveis. Esta é uma oportunidade interessante para quem deseja trabalhar no setor da navegação turística, numa das maiores empresas de cruzeiros do mundo.


Os candidatos que atenderem aos requisitos resumidos abaixo podem participar dos cursos gratuitos da Costa Crociere:


  • Diploma do ensino médio;

  • Bons conhecimentos de italiano e inglês;

  • Bom conhecimento de outro idioma de sua escolha entre francês, espanhol e alemão;

  • Estar desempregado;

  • Regularmente registado no CPI (Centros de Emprego).


Esses cursos de formação são reservados principalmente para candidatos que residem na Região do Lácio (Lazio).


Cada curso terá a duração de 508 horas e será realizado na sede da empresa, na Via Palestro n. 24, em Roma. Os interessados ​​em participar deverão apresentar, até às 18h00 do dia 15 de janeiro de 2021, a solicitação de participação, elaborada em papel comum e com a documentação anexa que ateste a posse dos requisitos exigidos, entregando pessoalmente no centro de atividades educacionais do SPA Costa Crociere - piazza Piccapietra, n. 48, 16121 Gênova; ou por e-mail para o endereço: percorsifse@costa.it.

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

Toscana, Itália

  • Instagram
  • Facebook

©2020 di Coisas que eu sei.