top of page

Ganhe dinheiro ao fazer compras na Itália: saiba mais sobre o CashBack!

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Se você tem pelo menos 18 anos e reside na Itália, você pode obter o reembolso das compras feitas em caráter privado (ou seja, não para uso profissional) no território nacional com cartões e aplicativos de pagamento em lojas, bares, restaurantes, supermercados e grandes varejistas ou para artesãos e profissionais. As compras online não entram para a solicitação de reembolso.


Cashback é uma iniciativa implementada pelo Governo para incentivar os pagamentos não monetários através de um sistema de restituição de uma porcentagem do valor pago em dinheiro, no prazo de um semestre.


A iniciativa passou a valor a partir de 1 de janeiro e irá até 30 de junho de 2022: nesta fase haverá um reembolso semestral igual a 10% do valor gasto pelo consumidor até ao máximo de 1.500 euros por semestre, desde que façam pelo menos 50 transações cashless por semestre: nesse caso, haverá um reembolso máximo de 300 euros por ano. Atenção porque cada pagamento será considerado até um máximo de 150 euros (para favorecer quem faz mais operações de pagamento sem dinheiro, ou seja, com cartão).


Haverá também um supercashback: na prática, um reembolso será feito semestralmente no valor de 1.500 euros, além do cashback padrão para os primeiros 100.000 registrados que realizaram o maior número de transações sem dinheiro, desde que realizem pelo menos 50 transações de pagamento durante o semestre. No app "Io" ou nos sistemas de ativação da operadora, será possível visualizar o ranking do Supercashback todos os dias e assim entender onde você está em relação aos demais.


O programa é dividido em quatro períodos, cada um independente dos demais: o primeiro período experimental denominado "Christmas Extra Cashback", começou em 8 de dezembro de 2020 e terminou em 31 de dezembro de 2020. Os três períodos sucessivos durarão seis meses:

  • 1° Semestre do 1/1/2021 ao 30/6/2021

  • 2° Semestre do 1/7/2021 ao 31/12/2021

  • 3° Semestre do 1/1/2022 ao 30/6/2022


Como funcionará o reembolso?


O reembolso cobrirá qualquer tipo de despesa paga eletronicamente, ou seja, a compra de serviços e bens, como alimentação, roupas, despesas médicas, pagamentos em restaurantes ou todos os outros tipos de despesas, exceto aquelas feitas online.


Esta escolha é ditada pelo fato de se tentar dar um impulso às compras nas lojas tradicionais e, não menos importante, devemos ter em consideração que online só é possível fazer compras com pagamentos eletrônicos, pelo que não faria sentido uma medida que incentiva esses sistemas que se tornam os únicos permitidos.


O lojista não tem que fazer acordo, serão as operadoras que administram seus pontos (as máquinas a pagar) que vão aderir à iniciativa. Até à data, as principais operadoras italianas que aderiram foram: Pagobancomat, American Express, Poste Italiane, Axepta BNL, Banca Sella, Bancomat Pay, Iccrea, Nexi, Satispay e UniCredit, SumUp, SIApay, Six Payments, Mercury Payment (anteriormente Setefi).


As transações válidas para fins de cashback estarão visíveis no aplicativo Io e nos sistemas disponibilizados por bancos e operadoras. Atenção porque as transações ficam visíveis no dia seguinte aos circuitos bancários efetuados (pode demorar até 3 dias úteis).


Passo a passo para participar do Cashback e ter seu reembolso



01 - Acesse o aplicativo com segurança com SPID ou CIE


Depois de instalar o aplicativo IO, você pode fazer o login com sua identidade digital SPID ou, alternativamente, com sua carteira de identidade eletrônica (CIE 3.0) combinada com o PIN que você recebeu quando o novo cartão foi emitido. Após o primeiro cadastro, você pode acessar o aplicativo digitando o código de desbloqueio de 6 dígitos escolhido por você ou por reconhecimento biométrico (impressão digital ou reconhecimento facial).



02 - Participe do Cashback




Para se inscrever, desde segunda-feira, 7 de dezembro de 2020 e a qualquer momento depois disso durante o programa, entre na seção "Portfólio" do aplicativo IO e pressione o botão "Cashback" destacado. Antes de continuar, leia como funciona a iniciativa e a política de privacidade do serviço: clicando no botão "Ativar Cashback", você confirma que entendeu e aceitou todos os Termos e Condições. Em seguida, declare que possui todos os requisitos para participar e clique em "Continuar": a partir deste momento, você está inscrito no programa.





03 - Insira o IBAN para creditar os reembolsos



Indique o código IBAN da conta sobre a qual deseja receber a transferência para o desembolso de quaisquer reembolsos que tenha acumulado no final de cada período. Você também pode inserir o IBAN posteriormente, mas é recomendado que o faça imediatamente antes de continuar.






04 - Ative Cashback em seus métodos de pagamento


Depois de salvar seus métodos de pagamento eletrônico no IO (cartões e aplicativos), escolha quais deseja ativar para participar do Cashback. Você também pode fazer isso mais tarde e, durante a iniciativa, você pode adicionar outros ou desativar alguns a qualquer momento.


Lembre-se: só serão reconhecidas as compras em pontos de venda físicos e de serviços prestados por artesãos e profissionais, efetuadas através de uma ferramenta de pagamento eletrônico na qual tenha ativado explicitamente o Cashback.


Quando o programa é iniciado, alguns métodos de pagamento eletrônico que você usa podem NÃO ser registrados imediatamente; isso depende do tempo técnico necessário para torná-los operacionais para fins de Cashback. Antes de iniciar as compras de Cashback, verifique se o seu cartão ou aplicativo de pagamento está entre os já ativados.



05 - Veja o status do seu Cashback


Na seção "Portfólio" você pode acessar a tela de detalhes Cashback para uma atualização sobre sua participação no programa com base nas transações realizadas. Durante cada período, dia após dia, o aplicativo IO mostrará o histórico das atividades relacionadas à iniciativa, os detalhes das transações contadas para fins de Cashback e o resumo dos reembolsos que você tem direito.



06- Confira a tabela de classificação para obter Super Cashback



A partir de janeiro de 2021, o aplicativo informará como sua classificação muda para concorrer ao Super Cashback de € 1500. A classificação é baseada no número total de transações realizadas com os meios de pagamento eletrônicos ativados para fins de Cashback. Dia após dia, o aplicativo IO mostrará quantas transações o 1º e o 100.000º usuário do ranking fizeram, para que você possa ver o número de transações necessárias para entrar no ranking e quanto tempo você precisa para escalá-lo.

bottom of page