top of page

Melhor época para viajar para a Itália

O assunto de hoje é um dos meus preferidos. Primeiro porque eu adoro viajar, e, segundo, porque a Itália te permite conhecer vários lugares devido ao seu tamanho e a facilidade de comprar passagens e muito mais. Então, vamos falar um pouquinho de qual é a melhor época do ano para conhecer esse lindo país?


A Itália é um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo, tanto pela sua história, quanto pela sua arquitetura, sua culinária, etc. E, assim como outros países europeus, a Itália têm suas estações do ano muito bem definidas, e em todas elas, as coisas mudam muito de cenário no país.


verão1

De uma forma geral, segundo a minha opinião e experiência, os melhores meses para se visitar a Itália são aqueles que vão de março até final de junho, e depois de setembro a outubro, porque é justamente nesses meses que a temperatura é amena e super agradável para se fazer diversos passeios. É claro que a Sardenha não se enquadra nesse caso. Se você quer curtir o litoral e as maravilhosas ilhas e praias da Itália, o verão é a melhor época sem dúvida haha. Estava falando em relação a conhecer as cidades de todo o país, tanto do Norte quanto do Sul.


Primavera

A Primavera é a estação perfeita para se fazer um passeio pelo país. Além das temperaturas amenas e agradáveis, os dias são longos e ensolarados, as árvores floridas, os campos verdes. Ou seja, a natureza colabora nessa época para deixar esse país ainda mais lindo!


É uma ótima época para se conhecer cidades como Roma, Veneza e Florença. Essas cidades exigem de você boas caminhadas, e sem pressa. Fazer isso no verão, pode te deixar irritado e muito cansado. Então a primavera te ajuda a fazer um maravilhoso passeio, e ainda aproveitar bem mais o seu dia.


Além de tudo isso, nessa época do ano a quantidade de turistas é menor, o que pode te ajudar na hora das filas dos museus, e os preços de várias atrações são melhores e com mais ofertas.


Infelizmente, tanto a primavera quanto o outono, são épocas mais caras para viajar, mas ainda não é tão caro como o período de férias escolares de verão.


Verão

O verão compreende a alta temporada na Itália, onde tudo muda. E quando digo tudo, é tudo mesmo! Milhares de pessoas lotam as ruas, os comércios funcionam até mais tarde, eventos que não acontecem durante as outras estações, acontecem no verão. Enfim, é um outro cenário.


Na minha opinião, o verão tem suas vantagens e desvantagens. Se seus planos forem de visitar cidades que não são litorâneas, as coisas podem ficar um pouco complicadas. O calor é intenso, o que pode dificultar e tornar seu passeio cansativo e exaustivo. A Itália possui lindas cidades que merecem ser conhecidas a pé. Na verdade, muitas delas, como na região da Toscana, por exemplo, só têm como serem conhecidas a pé, com subidas e descidas entre as ruas de pedras que compõe as cidadezinhas que ficam mais no alto.


A parte central e o sul do país ficam extremamente quentes, sendo uma época complicada para você que quer conhecer Roma, por exemplo. Mas uma ótima época para quem quer ir conhecer as lindas praias.


O verão compreende os meses entre final de junho até final de setembro. Nessa época, as passagens estão mais caras, o que pode fazer você conhecer menos cidades no país devido aos altos preços. É nessa época também que ocorre as férias escolares e o famoso FERRAGOSTO, que acontece em agosto, e é um mês em que os italianos tiram para curtir a praia, a família, e tirar dias de folga. Vários comércios fecham, e os italianos arrumam as malas para viajar. Por isso, vários destinos podem estar lotados, principalmente hotéis, então, é melhor você reservar com antecedência.


Mas o verão também possui suas vantagens. A Itália é famosa por suas tradicionais e históricas sorveterias, oferecendo seu delicioso ‘Gelato’, que além de ser maravilhoso, custa pouco, assim como todas as coisas aqui no geral. As cidades também ficam mais vivas e os dias são muito longos, o que faz com que você possa aproveitar muito mais do seu passeio.


Outono


Ah, que estação MARAVILHOSA. E digo isso em todos os sentidos: o clima, as cores, as paisagens…. Os meses de setembro e outubro são ótimos para fazer passeios, porém podem ser mais caros, justamente por causa da temperatura, já que são os meses que compreendem a saída do verão para a chegada do inverno.


É nessa época que a Itália se transforma em cores, das mais variadas possíveis. Os belos campos da Toscana ficam todos coloridos, com tons quentes, que se misturam com o verde, formando um cenário espetacular.


E, aqui na Itália, como disse ali em cima, as estações são muito bem definidas, e é lindo de se ver a chegada do outono. Tudo se transforma, as árvores criam cores com tons intermináveis, e é uma ótima hora para você conhecer cidades do interior, aproveitar e conhecer os vales da Toscana, a Região dos Vinhos, e se deliciar em tudo de melhor que essa época do ano tem a oferecer.


Então, se você puder, escolha também essa época do ano para viajar, entre setembro e outubro, e aproveite as cores e o clima que a Itália tem a te oferecer!


Inverno


Nem todo mundo gosta de frio, não é mesmo? E sabemos que o frio, em certa parte, pode atrapalhar a viagem. Porém, não é somente o lado ‘ruim’ do frio que deve ser visto. O inverno tem suas belezas, e a Itália está pronta para mostra-las a vocês!


Se é nessa época do ano que você pode vir para o país, lembre-se de pegar bastante roupa de frio! No Centro e no Norte fazem muito frio, mas no Sul as temperaturas são mais amenas. Então, venha preparado para enfrentar o inverno!


O país é bem preparado para essa estação. O transporte público é aquecido, os estabelecimentos em geral também são, então, não se preocupe.


Uma dica para o inverno são os “Mercatini di Natale”, que acontece em várias cidades do país, e são os ‘mercados’ de natal, onde lindas barraquinhas são montadas, vendendo comidas típicas, artesanatos, artigos natalícios e muito mais. Os mais famosos da Itália são aqueles que ficam no Norte, como da cidade de Bolzano, de Trento, e muitas outras. A cidade fica linda, toda decorada, e é uma época perfeita para quem quer aproveitar o clima natalino.


A maior desvantagem do inverno para o turista, é que os dias são muito curtos! Geralmente começa a escurecer por volta das 16 horas e isso pode fazer com que você aproveite menos seu passeio. Nesse caso, seria melhor se você tivesse mais dias disponíveis, assim não deixa de aproveitar e de conhecer tudo o que planejou e que gostaria de fazer.


O inverno compreende, oficialmente, o final de dezembro até o final de março, mas esse ano, em novembro, já estava muito frio! E agora estamos no começo de dezembro e já alcançamos temperaturas de -4 graus aqui na Toscana.


Então, uma dica legal para você, seria escolher algum dos destinos maravilhosos que a Itália oferece em relação ao inverno como as estações de esqui, regiões montanhosas com neve…. Essa época do ano é a mais barata para viajar, com ótimas promoções de passagens, tanto para dentro quanto para fora do país, e você encontrará muitas promoções de hotéis nessa época também.


O mês de março é um pouco menos frio, então, se pretende vir no inverno, pode ser uma boa opção. Só não se esqueça que, mesmo sendo inverno, a época de final de ano (Natal e Ano novo) são caras em muitas cidades do país, então, se a intenção é economizar, evite essas datas.


Mas enfim, quando devo ir à Itália?


Vamos então fazer um resumo de todas essas dicas que dei para vocês?


Se a intenção é gastar menos, escolha viajar nos meses de janeiro, fevereiro e março, (durante o inverno), em julho (começo do verão), quando ainda os preços estão mais baixos, e em novembro, que já está frio, mas, evite dezembro por causa do natal e ano novo. Nesses meses, os hotéis, as companhias aéreas e as agências de viagem e tour oferecem mais descontos e promoções, então, aproveite.


A primavera e o outono podem não ser as melhores opções quando se analisam valores, pois os preços podem estar maiores, mas são as melhores épocas em relação ao clima para se conhecer a Itália, ou seja, os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro.


O verão é ótimo para você que sonha em conhecer a Sardenha, ou quer conhecer o lado “agitado” da Itália, nos meses em que o país está mais lotado por turistas de todo o mundo. Se quer praias, eventos, agitação e dias longos, venha entre os meses de julho e setembro. Porém, lembre-se que os preços nessa época são os mais altos!


O inverno é intenso, mas os Alpes Italianos são um cartão postal dignos de entrarem no seu roteiro. Então, não perca tempo e aproveite as promoções e os ótimos preços dessa época do ano.


E, não se esqueça, seja qual for a época que você planeja vir, a Itália oferece o melhor de si em cada estação do ano. Então, depois de ler esse post, comece a arrumar suas malas e venha conhecer esse lindo país que te espera com muita comida boa, com cores, com alegria, com história, e muito mais!


bottom of page