top of page

Na Itália, só se fala italiano?

Antes da unificação da Itália, em 1861, o país era formado por diferentes reinos e cidades estados , e cada local falava seu próprio dialeto. Porém, todos esses dialetos tinham uma mesma origem: o latim.


Após a unificação , o dialeto oficial escolhido foi o Fiorentino, utilizado por Dante Alighieri, adotado até então apenas na região da Toscana. A partir de então, surge a língua italiana que, aos poucos, foi implementada nas escolas e na redação de documentos. Mesmo com a escolha da língua oficial, cada povoado manteve seu dialeto e, com o passar do tempo, se adaptaram a nova língua para, dessa forma, poder estabelecer comunicação entre as regiões do país.


dialetti-italiani-la-spezia-rimini

Porém, até os dias de hoje, muitas cidades mantiveram seu dialeto e mesmo que falem a mesma língua (o italiano) , os próprios italianos de regiões diferentes ainda tem dificuldade em se comunicar.


Não se sabe um valor certo, mas calcula-se que existam cerca de 11 mil dialetos e que 5% da população se comunica exclusivamente por eles. De um modo geral, os dialetos podem ser divididos por regiões . Um exemplo, na Sicília se fala o siciliano, na Lombardia o lombardo , e assim por diante. Porém , vale ressaltar que dentro de uma mesma região podem ter dialetos diversos, como é o caso de Palermo e Catânia, ambas localizadas na Sicília mas possuem uma grande diferença no dialeto falado em cada cidade.

Por isso, ao vir pra Itália não se assuste que mesmo falando o italiano você não entenda o que muitos Italianos falam, principalmente se você for pra Nápoles, por exemplo.


A Itália e as suas culturas e tradições , sempre rica e cheia de histórias! Se você, assim como eu, ama conhecer mais sobre a Itália , com certeza terá a vontade de sempre saber mais sobre esse país tão pequeno mais tão grande culturalmente falando! Espero que tenham gostado da curiosidade de hoje!


Até mais!

bottom of page