O que é e como fazer um currículo europeu

Uma vez estando na Europa e quiser se candidatar a uma vaga de emprego (ou mesmo que faça isso estando ainda no Brasil), você precisará fazer seu currículo no formato europeu. Para isso, existe uma plataforma que facilita tudo isso para você, chamada EUROPASS, que é um site disponível em 31 idiomas e que se tornou a ferramenta mais utilizada para criação de currículos usados em diversos países.


Uma das características do currículo europeu é que ele frisa aspectos como qualificação acadêmica, experiência profissional e, principalmente, o nível de proficiência em idiomas.

Uma dica importante na hora de criar seu currículo é resumir bem as informações, descrevendo suas funções e experiências de forma direta ao invés de uma longa descrição.


É bacana também incluir todo tipo de experiência como, por exemplo, voluntariados, projetos sociais, suas conquistas acadêmicas, etc.


Em relação à idiomas: parte indispensável no seu currículo. O padrão europeu de currículo exige que você descreva os idiomas que você fala e, para te auxiliar nesse processo, existe o QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS, que descreve todos os níveis, utilizando padrões como escrita, fala, interação oral e muito mais. Mas, atenção, só coloque realmente o que você souber do idioma, não acrescente coisas a mais pois poderá te prejudicar no trabalho. Vou deixar a seguir, a tabela para vocês entenderem um pouco melhor sobre como funciona:



Como são os currículos italianos?


Antes de mostrar um currículo padrão europeu, quero dar mais uma dica: faça vários currículos. Mas por que? Porque muitas vezes, quando você vai para outro país, você tentará outros tipos de emprego, então pode ser que uma vaga na sua área é um perfil de currículo, mas para tentar outro trabalho, talvez seja melhor você fazer outro currículo, com outras informações.


Por exemplo, sou farmacêutica mas não atuo como tal aqui na Itália, ou seja, não me serve um currículo escrito com minhas qualificações acadêmicas para tentar uma vaga em um escritório. Vou mostrar abaixo para vocês dois exemplos de currículos que fizemos assim que chegamos aqui na Itália (não sabíamos o italiano ainda, então não se preocupem com os err