top of page

Palavras em italiano que você deve saber na hora de alugar um imóvel na Itália

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Se você quer vir morar na Itália, provavelmente passará pelo processo de alugar um imóvel. Além de entender sobre esse processo, saber palavras úteis em italiano farão muito diferença para te ajudar na empreitada de conseguir seu imóvel no país. Por isso, veremos a seguir algumas palavras que te ajudarão durante essa etapa.


Em breve, faço a parte 2 desse pot, bem como com os termos em italianos mais comuns que encontramos nos anúncios de imóveis para aluguel nos sites das imobiliárias.


Abitabilità (habitabilidade)


Se trata de uma certificação emitida pelo Município após as verificações realizadas pela Unidade Local de Saúde relacionadas ao cumprimento das normas de higiene que permitem o uso de novos edifícios. Para que um imóvel possa ser habitável, ele deve ter certas características como a altura do teto, luminosidade e presença de janelas, que são estabelecidas pelos regulamentos de construção civil.


Canone di locazione (valor do aluguel)


Compensação paga periodicamente pelo gozo de um imóvel urbano, ou seja, canone é o aluguel pago mensalmente, por isso é comum ler nos anúncios o termo il canone richiesto è di €600 euro, por exemplo.


Cauzione/deposito cauzionale (caução)


Quantia de dinheiro paga por uma das partes contratantes de um contrato para garantir seu cumprimento. Esse valor é usado para caso o proprietário precise arcar com despesas de reforma no imóvel por destruição causada pelo inquilino, ou, na maioria dos casos, inadimplência por parte do inquilino. O valor máximo a ser pago é de 3 parcelas, que são pagas no momento de assinatura do contrato, e em caso de não cumprimento do tempo do contrato (onde o inquilino sai dali sem aviso prévio), o proprietário não é obrigado a restituir o valor. Caso o inquilino comunique a disdetta (quebra de contrato) com o prazo correto, geralmente entre 3 a 6 meses de antecedência, o caução é devolvido normalmente, caso não exista a inadimplência.


Fideiussione (garantia)


Garantia pela qual uma parte (inquilino) se compromete com a outra parte (proprietário) a garantir o cumprimento do pagamento do aluguel; essa "fideiussione" é conseguida pelo banco ou empresas de empréstimo, onde elas asseguram ao proprietário que, caso você não pague o aluguel por tempo X preestabelecido, eles pagarão. Não é tão simples de conseguir inicialmente por quem chega na Itália e não recomendo muito esse modo de garantia.


Garante (fiador)


O Código Civil prevê diferentes formas de proteção para os proprietários que pretendem alugar o imóvel e, entre elas, existe a possibilidade de fazer um contrato de locação com fiador (chamado, em italiano, de garante ou fideiussore). Este tipo de acordo prevê o envolvimento de um terceiro (uma pessoa, um instituto ou um banco) que se obriga a intervir nos casos em que o inquilino esteja em inadimplência com o proprietário.


Ao introduzir a cláusula do fiador no contrato de locação, o proprietário pode dirigir-se diretamente ao fiador para cobrar a dívida. Neste caso, quando o fiador paga a dívida do inquilino diretamente para o proprietário e o inquilino, por sua vez, assume a dívida com o fiador.


Acconto (depósito)


Pagamento de um valor parcial a ser deduzido do valor total a ser pago; é importante falar que o acconto não é a mesma coisa de caparra. Vou explicar os detalhes para ficar mais claro: a caparra geralmente é o valor que o inquilino entrega no momento que ele se diz interessado em um imóvel e assume um compromisso com o proprietário que implica em multa caso ele desista do interesse no imóvel.


O valor pago da caparra confirmatoria é referente ao de um aluguel, e serve para três finalidades: mostrar o interesse no imóvele na assinatura do contrato, serve como um valor adiantado de pagamento que depois será descontado no acordo de locação e também como indenização caso o inquilino desista do imóvel, já que o valor ficará retido com o proprietário. Mas atenção, se o proprietário aceitou a proposta de locação e depois desistiu, como multa ele deverá pagar o dobro do valor ao inquilino, ou seja, duas mensalidades do valor do aluguel do imóvel em questão.


Quando falamos em acconto, não temos multa e nem um compromisso firmado, temos apenas a demonstração de interesse em algo, mas sem indenização caso alguma das partes desistam da proposta em si, como é o caso da caparra.


Mensilità anticipata


Pagamento antecipado do aluguel. Nesse caso, não confundir com caução: quando você paga aluguel adiantado você evita ter que continuar pagando a casa mês, a quantidade vai depender do quanto você ofereceu; atualmente é comum pagar um ano de aluguel adiantado, assinando então um contrato transitório com duração de 1 ano.


Garanzia


Neste caso, podemos falar de fidejussione, assicurazione ou servizio ad hoc de aluguel, como meios utilizados que servem para garantir o pagamento regular dos aluguéis e outras obrigações pelo inquilino. Assim, se o inquilino não pagar, o proprietário recebe o aluguel de acordo com a garantia escolhida.


Locatario/Conduttore (inquilino)


Quem aluga uma propriedade de um privado, ou seja, o inquilino.


Locatore (locador)


O proprietário de uma propriedade que a aluga por uma taxa.


Disdetta (quebra de contrato, pedido de pré-aviso para sair do imóvel)


Ato pelo qual uma das Partes Contratantes revela que deseja rescindir um contrato no seu término (ou antes) ou evitar sua renovação. A lei italiana prevê um pré aviso de 3 a 6 meses de antecedência que se dà por meio de envio de uma carta que chamamos de raccomandata, onde você escreve uma carta e assina, comunicando a data que pediu a disdetta e a partir de então o prazo começa a ser contado.


Classe/Efficienza Energetica (classificação energética)


Classes de energia foram criadas para classificar o desempenho energético de residências e apartamentos com base em parâmetros funcionais e estruturais que determinam o uso de eletricidade. A divisão de classes ocorre com base nas letras do alfabeto - além dos números -, em uma escala que classifica o consumo em ordem crescente, a partir da classe A4, até G. Quanto mais próxima do A, mais econômico é o imóvel.


Fideiussione (garantia)


Garantia pela qual uma parte (inquilino) se compromete contra a outra (proprietário) a garantir o cumprimento do pagamento do aluguel, essa "fideiussione" é conseguida pelo banco ou empresas de empréstimo, onde elas asseguram ao proprietário que, caso você não pague o aluguel por tempo X preestabelecido, eles pagarão.


Locali (cômodos principais)


Locali são todos os quartos e salas, exceto banheiro e cozinha.


Oneri Acessori (despesas)


Despesas que o inquilino é obrigado a pagar: serviço de limpeza, operação ou manutenção comum do elevador, fornecimento de água, eletricidade, aquecimento, esvaziamento de fossas e latrinas e prestação de outros serviços comuns.

bottom of page