Quando mudar para a Itália?


Ao pensar na data para mudar para a Itália, você deverá levar em consideração vários aspectos que farão total diferença de acordo com seu perfil.



A primeira coisa que você deve levar em consideração é que, ao contrário do Brasil, as coisas na Itália funcionam de acordo com cada estação do ano. Tudo mudo em relação à comércio, escolas, emprego, órgãos públicos, eventos etc.


Por isso, é necessário muito planejamento e pesquisa na hora de escolher quando mudar, e você já irá entender melhor sobre isso.


Viajar para a Itália no Verão


Geralmente as pessoas acreditam que a melhor época para mudar é durante o verão (período entre junho e setembro), devido ao bom clima, ao fato de ser a melhor estação do ano para se conseguir um emprego, não tem a questão do frio para ter que se adaptar de imediato etc.


Porém, você deve estar atento à duas realidades distintas na hora de escolher o momento de vir embora: se você já é cidadão italiano, ou se virá fazer o processo de reconhecimento da sua cidadania italiana.



Se você já é cidadão, você já pode chegar e procurar um emprego imediatamente, mas se ainda tiver que reconhecer sua cidadania, provavelmente ela ficará pronta quando aqui for inverno, e isso pode ser um problema, uma vez que a realidade em várias cidades italianas durante o inverno é de baixa demanda de ofertas de trabalho.


Em relação a matricular um filho na escola também pode ser um problema, as matrículas começam antes, e o ano letivo em setembro, talvez já matricular seu filho sem nem um pouco de adaptação prévia pode ser um choque cultural maior para ele.


Ou seja: analise muito mais do que o calor nesse caso! Sei que a adaptação em relação ao clima é importante, mas dependendo do seu perfil, outros fatores deverão ser levados em consideração!


Além disso, em Agosto temos o famoso feriado nacional, o Ferragosto, e digamos que durante um mês as coisas ficam bem devagar no país, pois além de tudo praticamente