top of page

Quando mudar para a Itália?

Atualizado: 7 de ago. de 2023


Ao pensar na data para mudar para a Itália, você deverá levar em consideração vários aspectos que farão total diferença de acordo com seu perfil.



A primeira coisa que você deve levar em consideração é que, ao contrário do Brasil, as coisas na Itália funcionam de acordo com cada estação do ano. Tudo mudo em relação à comércio, escolas, emprego, órgãos públicos, eventos etc.


Por isso, é necessário muito planejamento e pesquisa na hora de escolher quando mudar, e você já irá entender melhor sobre isso.


Viajar para a Itália no Verão


Geralmente as pessoas acreditam que a melhor época para mudar é durante o verão (período entre junho e setembro), devido ao bom clima, ao fato de ser a melhor estação do ano para se conseguir um emprego, não tem a questão do frio para ter que se adaptar de imediato etc.


Porém, você deve estar atento à duas realidades distintas na hora de escolher o momento de vir embora: se você já é cidadão italiano, ou se virá fazer o processo de reconhecimento da sua cidadania italiana.



Se você já é cidadão, você já pode chegar e procurar um emprego imediatamente, mas se ainda tiver que reconhecer sua cidadania, provavelmente ela ficará pronta quando aqui for inverno, e isso pode ser um problema, uma vez que a realidade em várias cidades italianas durante o inverno é de baixa demanda de ofertas de trabalho.


Em relação a matricular um filho na escola também pode ser um problema, as matrículas começam antes, e o ano letivo em setembro, talvez já matricular seu filho sem nem um pouco de adaptação prévia pode ser um choque cultural maior para ele.


Ou seja: analise muito mais do que o calor nesse caso! Sei que a adaptação em relação ao clima é importante, mas dependendo do seu perfil, outros fatores deverão ser levados em consideração!


Além disso, em Agosto temos o famoso feriado nacional, o Ferragosto, e digamos que durante um mês as coisas ficam bem devagar no país, pois além de tudo praticamente parar do 15 ao 24/08, é o mês que a maioria das pessoas tiram férias!


Viajar para a Itália no Inverno


Durante o inverno (de dezembro a março), o maior problema que você enfrentará nessa mudança será o frio. Para quem não é acostumado com temperaturas baixas, a adaptação será lenta e difícil, ao contrário do que seria se viesse nos meses de temperaturas amenas. Recomendo, se possível, fazer uma viagem à passeio antes, seja para qualquer país europeu, a fim de ter essa experiência durante o inverno ao ponto de ao menos ter uma ideia antes de vir.


Aqui também entra a questão se você já é cidadão, ou se virá reconhecer sua cidadania. Se você já é cidadão, recomendaria que viesse no final do inverno, começo de março, pois é a época em que as ofertas de trabalho voltam ao normal na maioria das cidades, e assim você tem tempo para se preparar para o verão que está por vir.



Se você virá reconhecer sua cidadania, é bom que venha entre dezembro e fevereiro, pois assim realiza seu processo durante o inverno, e estará pronto para poder correr atrás de trabalho no verão. O único problema são as festas de final de ano que podem fazer com que seu processo dê uma paradinha por alguns dias, mas coisa muito rápida.


Se planejar vir nessa época, importante dizer para comprar com antecedência suas passagens, a fim de garantir melhores preços.


Se vier com filhos, eles serão matriculados no começo do ano na escola, e terão alguns meses para irem se adaptando até o começo do ano letivo, e poderão já ter finalizado o ano letivo no Brasil.


Viajar para a Itália no Outono


Os meses que compreendem essa estação vão de setembro a novembro, e não são os mais indicados para essa mudança. Apesar do clima ser ótimo, caso você reconheça sua cidadania, ela provavelmente ficará pronta no inverno, e a não ser que você vá para uma cidade grande, as coisas podem complicar um pouco em relação a trabalho.


Uma coisa importante a ser levada em conta é o planejamento financeiro. Se você não tiver opção e tiver que vir nos meses que não são muito indicados, saiba que seu planejamento financeiro deverá ser maior.



Além disso, devemos levar em consideração se você já tem algum projeto adiantado, como uma casa alugada, uma indicação em um emprego, ou se é nessa data que conseguirá vir para fazer seu processo etc. Estando ciente de que são meses de um clima maravilhoso (um clima ameno, nem tão frio), mas que talvez, dependendo de para onde irá e se já é cidadão ou fala a língua, seu planejamento deverá ser melhor.


Por falar nisso, leia esse post no blog onde falo sobre quanto dinheiro trazer para a Itália, com certeza irá te ajudar!


Viajar para a Itália na Primavera


A primavera compreende os meses de março a maio, e é o mês que pode ser uma ótima opção para sua mudança caso você já seja um cidadão italiano. A partir de março é que as ofertas de trabalham surgem nos setores que são mais fáceis de contratação para um recém-chegado, então você chegará no início da mudança entre inverno e verão, e poderá aproveitar as oportunidades.



Caso ainda tenha que reconhecer sua cidadania, sugiro que venha final de janeiro ou começo de fevereiro, assim até maio você tem grandes chances de já ter sido reconhecido, e poderá aproveitar as oportunidades também. Mas, se o plano for em março, abril ou maio, acredito que mesmo que tenha que reconhecer sua cidadania italiana ainda, pode ser uma boa época sim! Clima vai estar fantástico, o que é um ponto super positivo para começar bem uma mudança de país!

コメント


bottom of page