Saiba tudo sobre um dos documentos mais importantes a ser feito na Itália
Atualizado: 7 de ago.
Se a sua ideia é viver na Itália, te garanto que esse documento será muito importante no seu dia a dia: ISEE. Por isso, no post de hoje, vou te dar os detalhes de como fazê-lo, para o que serve e aonde ir!
O que é o ISEE
A sigla ISEE significa, em italiano, Indicatore della Situazione Economica Equivalente: ele é um documento que você utilizará para realizar vários procedimentos na Itália, como a matrícula dos filhos na escola, a compra de uma casa popular, a compra de bilhetes de transporte público, solicitar bônus de programas familiares, serviços sanitários, redução nas contas de gás e luz, descontos na compra de livros e material escolar, redução em tarifas no geral, descontos em mensalidade de universidade etc. Nada mais é que a Indicação da situação econômica de uma família que vive na Itália.

A intenção deste documento é basicamente garantir que quem ganha menos, paga menos. É como se tentassem equilibrar essa diferença social, ajudando quem não pode pagar o mesmo por algo como outra pessoa pode. Dessa forma, você ganhará descontos e facilidades que variará de acordo com o quanto você ganha, quais são seus bens, e por aí vai.
O ISEE é calculado com base na situação econômica de todos os componentes de uma família (que moram juntos em uma mesma casa) e é composto por dois indicadores: o I.S.E. (indicador da situação econômica), no qual é considerado a soma das rendas de todos os membros da família e 20% do patrimônio imóvel e móvel; e o S.E. (parametro scala di equivalenza) que considera a quantidade dos componentes familiares.
Você poderá fazer online através do Site do INPS (Instituto Nacional da Previdência Social) ou indo até um CAF/patronato, que são órgãos de utilidade pública que te orientam sobre a realização de vários procedimentos burocráticos, e entre eles, o ISEE, te ajudando a preencher formulário e enviando a solicitação, em poucos dias, você retorna e eles te entregam o ISEE.
É importante lembrar que o ISEE sempre corresponde aos rendimentos que você teve nos dois anos anteriores, por exemplo: o ISEE que você fará em 2021 corresponde à sua renda de 2019. Se você ainda não morava na Itália, não terá renda nenhuma a declarar, e mesmo assim poderá fazer o ISEE, mesmo se tiver acabado de chegar na Itália. Além disso, ele não substitui a declaração de renda, são coisas diferentes!
Quais documentos são necessários para fazer o ISEE?
Para fazer o ISEE, existe uma série de documentos necessários, vou deixar os principais aqui para vocês:
Preencher um formulário chamado DSU
Codice fiscale de todos os membros da família que morem na mesma casa
Contrato de aluguel (se a casa for alugada)
Comprovante de residência e núcleo familiar
Para quem trabalha e já declarou renda: Modello 730, Modello Redditi ou Modello CU
Comprovação de renda de todos os familiares
Documentos que comprovem se tem um imóvel próprio (na Itália ou em outro país)
Giacenza media (documento emitido pelo banco onde se tem conta na Itália)
É importante fazer o ISEE todos os anos, e você pode fazer isso a qualquer momento, única coisa é que ele é válido até 31 de dezembro, depois disso, precisa renovar. Aconselho a todos que residem na Itália fazerem esse documento porque realmente é muito útil do dia a dia. Assim que você estiver legalizado e com uma conta em banco aberta, providencie seu ISEE.