Saiba tudo sobre um dos documentos mais importantes a ser feito na Itália

Se a sua ideia é viver na Itália, te garanto que esse documento será muito importante no seu dia a dia: ISEE. Por isso, no post de hoje, vou te dar os detalhes de como fazê-lo, para o que serve e aonde ir!


O que é o ISEE


A sigla ISEE significa, em italiano, Indicatore della Situazione Economica Equivalente: ele é um documento que você utilizará para realizar vários procedimentos na Itália, como a matrícula dos filhos na escola, a compra de uma casa popular, a compra de bilhetes de transporte público, solicitar bônus de programas familiares, serviços sanitários, redução nas contas de gás e luz, descontos na compra de livros e material escolar, redução em tarifas no geral, descontos em mensalidade de universidade etc. Nada mais é que a Indicação da situação econômica de uma família que vive na Itália.



A intenção deste documento é basicamente garantir que quem ganha menos, paga menos. É como se tentassem equilibrar essa diferença social, ajudando quem não pode pagar o mesmo por algo como outra pessoa pode. Dessa forma, você ganhará descontos e facilidades que variará de acordo com o quanto você ganha, quais são seus bens, e por aí vai.


O ISEE é calculado com base na situação econômica de todos os componentes de uma família (que moram juntos em uma mesma casa) e é composto por dois indicadores: o I.S.E. (indicador da situação econômica), no qual é considerado a soma das rendas de todos os membros da família e 20% do patrimônio imóvel e móvel; e o S.E. (parametro scala di equivalenza) que considera a quantidade dos componentes familiares.


Você poderá fazer online através do Site do INPS (Instituto Nacional da Previdência Social) ou indo até um CAF/patronato, que são órgãos de utilidade pública que te orientam sobre a realização de vários procedimentos burocráticos, e entre eles, o ISEE, te ajudando a preencher formulário e enviando a solicitação, em poucos dias, você retorna e eles te entregam o ISEE.


É importante lembrar que o ISEE sempre corresponde aos rendimentos que você teve nos dois anos anteriores, por exemplo: o ISEE que você fará em 2021 corresponde à sua renda de 2019. Se você ainda não morava na Itália, não terá renda nenhuma a declarar, e mesmo assim poderá fazer o ISEE, mesmo se tiver acabado de chegar na Itália. Além disso, ele não substitui a declaração de renda, são coisas diferentes!


Quais documentos são necessários para fazer o ISEE?