Sites e lugares úteis para um brasileiro que decide morar na Itália

Existe uma série de lugares que vocês precisarão ir quando chegarem na Itália, e um deles é o pesadelo de praticamente todo brasileiro!


Pensando em ajudar vocês, decidi separar uma lista com o nome de alguns órgãos e lugares que farão parte do dia a dia de vocês aqui na Itália, e é muito importante saber quais são e para o que servem justamente para saberem como serão vários procedimentos importantes que vocês precisarão fazerem ao chegar aqui na Itália.


Poste Italiane


O primeiro lugar que gostaria de falar sobre é o Correio italiano, que aqui chamamos de Poste italiane! É a prestadora de serviços postais italiana e quem mora aqui usa muito no dia a dia para envio de encomendas, tanto nacionais quanto internacionais, bem como para abertura de conta corrente, muita gente usa o famoso cartão PostePay, é bem fácil abrir uma conta, além de também ser um órgão útil para procedimento burocrático, como adquirir vários formulários importantíssimos para dar entrada em processos burocráticos, o para fazer o permesso di soggiorno, por exemplo.



ASL – Azienda Sanitaria Locale


Esse segundo lugar também é algo muito comum na vida de um morador aqui na Itália: ASL (Azienda Sanitaria Locale). A Azienda Sanitaria Locale (ASL) ou empresa de unidade de saúde local (AUSL), é um órgão público da administração pública italiana, responsável pela prestação de serviços de saúde em um determinado território. Toda cidade tem a sua e usamos ela, por exemplo, para emitir a Tessera Sanitaria, que é o cartão de saúde de quem mora aqui, e para marcar consultas e exames.



CAF (Centros de assistência fiscal)