top of page

Sites e lugares úteis para um brasileiro que decide morar na Itália

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Existe uma série de lugares que vocês precisarão ir quando chegarem na Itália, e um deles é o pesadelo de praticamente todo brasileiro!


Pensando em ajudar vocês, decidi separar uma lista com o nome de alguns órgãos e lugares que farão parte do dia a dia de vocês aqui na Itália, e é muito importante saber quais são e para o que servem justamente para saberem como serão vários procedimentos importantes que vocês precisarão fazerem ao chegar aqui na Itália.


Poste Italiane


O primeiro lugar que gostaria de falar sobre é o Correio italiano, que aqui chamamos de Poste italiane! É a prestadora de serviços postais italiana e quem mora aqui usa muito no dia a dia para envio de encomendas, tanto nacionais quanto internacionais, bem como para abertura de conta corrente, muita gente usa o famoso cartão PostePay, é bem fácil abrir uma conta, além de também ser um órgão útil para procedimento burocrático, como adquirir vários formulários importantíssimos para dar entrada em processos burocráticos, o para fazer o permesso di soggiorno, por exemplo.



ASL – Azienda Sanitaria Locale


Esse segundo lugar também é algo muito comum na vida de um morador aqui na Itália: ASL (Azienda Sanitaria Locale). A Azienda Sanitaria Locale (ASL) ou empresa de unidade de saúde local (AUSL), é um órgão público da administração pública italiana, responsável pela prestação de serviços de saúde em um determinado território. Toda cidade tem a sua e usamos ela, por exemplo, para emitir a Tessera Sanitaria, que é o cartão de saúde de quem mora aqui, e para marcar consultas e exames.



CAF (Centros de assistência fiscal)


Na Itália, os Centros de assistência fiscal (CAF), ou centros de assistência fiscal autorizados (CAAF), são organizações às quais os empregadores e trabalhadores recorrem para obter assistência fiscal (geralmente para declarações de impostos, bem como tirar dúvidas sobre procedimentos legais). É gratuito, usamos muito para fazer ISEE, declaração de imposto de renda, dúvidas ligadas à benefícios do governo e muito mais.


Toda cidade tem, o acesso é gratuito, e é ótimo para quem é recém-chegado e não sabe muito bem como proceder em diversos aspectos burocráticos que envolvem a vida do cidadão.



Agenzia delle Entrate


Esse lugar sem dúvida fará parte da sua vida na Itália, seja para quem acabou de chegar ou quem já mora aqui há mais tempo: a famosa Agenzia delle entrate.


Esse lugar é a agência fiscal da administração pública italiana dependente do Ministério da Economia e Finanças que desempenha as funções relacionadas com controle fiscais e com a gestão dos impostos. Uma das coisas que se faz ali é o famoso Codice Fiscale, o cpf italiano, que você pode fazer assim que chega na Itália. Para pessoas que abrem empresa por aqui, também será um lugar bastante frequentado!



Questura


Esse lugar agora, para mim, é o pior lugar da Itália, não só para nós brasileiros recém-chegados, mas para qualquer imigrante, ou, sinceramente, até para um italiano sem sorte! A Questura é o quartel-general da polícia na Itália, é o gabinete do serviço de segurança pública com competência provincial, tutelado pelo Ministério do Interior.


Esse é o famoso lugar de terror do imigrante: aqui emitimos permesso di soggiorno, vemos questões de passaporte (no setor de imigração) e passamos muita, mas muita raiva. Não é uma regra, mas posso afirmar sem peso algum na consciência que na maioria dos lugares você não é bem tratado, e isso é muito importante de falar com vocês justamente para não virem sem saber qual é a realidade!


Pior ainda se você não souber falar italiano ou então não souber das regras daquela delegacia da cidade em específico que você irá morar. Minha dica é: saiba o básico pelo menos da língua, se imponha, estude sobre o que fará ali para ter argumentos caso eles comecem a implicar com algo seu, e entenda que nos dias iniciais na Itália, a burocracia poderá te dar uma desanimada legal, então já venha com a mente aberta e preparado para passar muita raiva!



INPS


O próximo lugar que gostaria de falar com vocês é o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS): ele é uma das maiores instituições de previdência social da Europa e administra quase todo o sistema de previdência social italiano, assegurando a maioria dos trabalhadores autônomos e empregados do setor público e privado. Ali também usamos para questões de seguro desemprego, além de assuntos relacionados à aposentadoria.



Ufficio Anagrafe


Por último, mas não menos importante, quero falar do Ufficio Anagrafe: é o setor do "comune" onde emitimos certidões, registramos nossa residência, fazemos nossa carta de identidade, emissão de certidões de casamento e por aí vai. É um setor público que um cidadão italiano usa com muita frequência, principalmente quem acaba de chegar na Itália e vai fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana.




bottom of page