Suíça reabre fronteiras para brasileiros: saiba mais!

Desde que a pandemia começou, sabemos que vários países adotaram medidas rigorosas para controle do aumento de contágios causados pela COVID-19. Um desses controles foi o fechamento das fronteiras, principalmente para países mais afetados pelo vírus.


Até hoje, vários países estão com as fronteiras fechadas para o Brasil, incluindo a Itália e maior parte da Europa. Porém, o cenário na Europa vem melhorando consideravelmente devido a campanha de vacinação, e alguns países estão flexibilizando as regras de entrada no país de outras nacionalidades.


De acordo com o que foi divulgado pelo Switzerland Tourism, site do Escritório Nacional de Turismo Suíço, a partir desse sábado, dia 26/06/21, estará liberada a entrada de Brasileiros totalmente vacinados, que já receberam as duas doses da vacina contra Covid-19.


E é extremamente importante destacar que as pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus ou que nunca tiveram contato com o vírus e não foram vacinadas com as duas doses, ainda não poderão entrar no país até que novas regras sejam estabelecidas.


Na Europa, o Green Pass começou a ser utilizado e posto em vigor, mas isso vale somente para países pertencentes à União Europeia.


O que é Green Pass?


O Certificado Verde (Green Pass) é um passaporte sanitário vinculado ao SARS-CoV-2, um documento digital e/ou papel com o qual é possível viajar livremente, tanto dentro das fronteiras nacionais como em outros países. Isso não é uma novidade: no mundo, vários estados já utilizam esse sistema há algum tempo, por exemplo, para permitir a entrada apenas de pessoas vacinadas contra febre amarela. Essa ferramenta, de fato, ajuda na contenção de pandemias, para limitar a propagação de alguns vírus perigosos.


O European Green Pass contém uma série de informações de saúde, e pode ser obtido para pessoas que:


  • Foram vacinadas contra Covid-19;

  • Obtiveram resultado negativo após o teste;

  • Foram completamente curadas após serem infectadas com SARS-CoV-2.


Entrada de brasileiros na Suíça


O certificado de vacinação dos brasileiros, deverá ser apresentado antes do voo e na chegada à Suíça. Serão aceitas as vacinas dos fabricantes Pfizer/BioNTech, Moderna, Janssen, AstraZeneca, Sinovac (Coronavac), Sinopharm e Serum Institute of India, entre outras autorizadas pela Anvisa.


Importantíssimo destacar que, se sua ideia é entrar na Suíça para ir para outro país da Europa, consulte as regras vigentes naquele país de destino: a maioria ainda exige que brasileiros só entrem no país após afastamento de 14 dias do Brasil, ou seja, não adianta chegar na Suíça e no outro dia vir para a Itália, por exemplo, sendo q