• Coisas que eu sei

Trabalhar ilegalmente na Itália, vale a pena?

Aqui na Itália não existe carteira de trabalho como é no Brasil, e sim: contrato de trabalho. Ou seja, você consegue um emprego, e eles te farão um contrato de trabalho a tempo determinado, ou seja, por um período específico, e depois renovam (ou não) esse contrato, ou a tempo indeterminado, ou seja, sem um prazo específico (esse é o melhor tipo de contrato de trabalho).


Trabalhar sem um contrato de trabalho é trabalhar "a nero", ou seja, de forma ilegal, e isso é proibido, podendo resultar em grandes multas tanto para o trabalhador quanto para a empresa (ou pessoa etc). Porém, a realidade é que é comum trabalhos sem contrato, porém tenha em mente a diferença das situações nas quais isso pode acontecer.


Quando falamos de trabalhos mensais e fixos, onde você vai até um local frequentemente, você precisa ter um contrato de trabalho, até porque existe uma fiscalização bem forte em cima disso. Mas quando você faz, por exemplo, uma limpeza em uma casa um dia na semana, é muito difícil que te façam um contrato de trabalho para um trabalho que você faz poucas horas e poucas vezes na semana. As taxas para ter alguém "assegurado" são altas, e nesses casos acaba não compensando para quem está contratando assumir essa pessoa.