Trabalho para brasileiros na Itália

Você tem curiosidade de saber como é a situação de trabalho na Itália para brasileiros? Dá uma lida então nesse post, que vou te contar como está a situação atual para você que está chegando agora ou que pretende vir embora!


Bom, não sei se vocês sabem, mas a Itália não está no seu melhor momento. A economia do país já esteve muito melhor há uns 10 anos atrás, e hoje em dia a realidade é bastante diferente (apesar de um pequeno crescimento no PIB nesse ano de 2017). Qual é então a situação real da Itália?


Devido à grande crise que o país passou, o número de empregos caiu bastante e, com ele, o valor que era pago por hora de trabalho. Aqui na Itália, a maioria dos trabalhos são pagos por hora. Para vocês terem uma ideia, trabalhos que eram pagos 15 euros/hora, hoje valem cerca de 6/8 euros a hora. E qual é a realidade para nós, brasileiros imigrantes?


Fiz um vídeo contando para vocês sobre isso, se não viu, clica aqui e dá uma olhadinha. E como eu disse lá, as coisas não estão fáceis. Lembre-se que, mesmo que você tenha documento, você é um imigrante. E lembre-se também que, mesmo que você seja capacitado para uma função, aqui também tem italianos qualificados, que serão seus concorrentes, e que, certamente, terão a preferência.


Mas, mesmo assim, oportunidades existem. No começo, é um pouco complicado. Você se limita a alguns trabalhos porque são eles que mais aparecem. E isso acontece por vários fatores: você é recém-chegado, você ainda está aprendendo o idioma, você ainda não tem um círculo de pessoas que talvez possa te ajudar com um emprego específico, enfim, são várias as razões. Mas isso não significa que não serão trabalhos dignos ok? Só de ler em alguns blogs de brasileiros que esses trabalhos são chamados de Subempregos, eu já começo a ficar revoltada! Apenas não serão trabalhos da sua área, entende? Ou talvez algo que você realmente não tinha ideia ou intenção de fazer. Então, se você está mesmo determinado a fazer esses trabalhos, você tem que vir disposto e animado para trabalhar, e sem preconceito! Assim, você conseguirá depois outras oportunidades!


Vamos falar rapidinho sobre alguns destes trabalhos?


Limpeza


Sim, limpeza! Aí eu me pergunto, porque o espanto de muitos? Qual o problema nesse tipo de trabalho? Não quer vir fazer limpeza? Fique no Brasil. Mas, se você não vê problema, então venha que você terá grandes chances de arrumar um trabalho. Existem várias propostas de emprego na área. Você pode pegar a limpeza de um Hotel, de um Albergue, de uma Academia, de casas, enfim, esses trabalhos existem e são muito úteis no começo, já que ainda é necessário aprender o idioma e ir se acostumando com a vida no novo país.


Lava-pratos


São vári