• Coisas que eu sei

Trabalho para brasileiros na Itália

Você tem curiosidade de saber como é a situação de trabalho na Itália para brasileiros? Dá uma lida então nesse post, que vou te contar como está a situação atual para você que está chegando agora ou que pretende vir embora!


Bom, não sei se vocês sabem, mas a Itália não está no seu melhor momento. A economia do país já esteve muito melhor há uns 10 anos atrás, e hoje em dia a realidade é bastante diferente (apesar de um pequeno crescimento no PIB nesse ano de 2017). Qual é então a situação real da Itália?


Devido à grande crise que o país passou, o número de empregos caiu bastante e, com ele, o valor que era pago por hora de trabalho. Aqui na Itália, a maioria dos trabalhos são pagos por hora. Para vocês terem uma ideia, trabalhos que eram pagos 15 euros/hora, hoje valem cerca de 6/8 euros a hora. E qual é a realidade para nós, brasileiros imigrantes?


Fiz um vídeo contando para vocês sobre isso, se não viu, clica aqui e dá uma olhadinha. E como eu disse lá, as coisas não estão fáceis. Lembre-se que, mesmo que você tenha documento, você é um imigrante. E lembre-se também que, mesmo que você seja capacitado para uma função, aqui também tem italianos qualificados, que serão seus concorrentes, e que, certamente, terão a preferência.


Mas, mesmo assim, oportunidades existem. No começo, é um pouco complicado. Você se limita a alguns trabalhos porque são eles que mais aparecem. E isso acontece por vários fatores: você é recém-chegado, você ainda está aprendendo o idioma, você ainda não tem um círculo de pessoas que talvez possa te ajudar com um emprego específico, enfim, são várias as razões. Mas isso não significa que não serão trabalhos dignos ok? Só de ler em alguns blogs de brasileiros que esses trabalhos são chamados de Subempregos, eu já começo a ficar revoltada! Apenas não serão trabalhos da sua área, entende? Ou talvez algo que você realmente não tinha ideia ou intenção de fazer. Então, se você está mesmo determinado a fazer esses trabalhos, você tem que vir disposto e animado para trabalhar, e sem preconceito! Assim, você conseguirá depois outras oportunidades!


Vamos falar rapidinho sobre alguns destes trabalhos?


Limpeza


Sim, limpeza! Aí eu me pergunto, porque o espanto de muitos? Qual o problema nesse tipo de trabalho? Não quer vir fazer limpeza? Fique no Brasil. Mas, se você não vê problema, então venha que você terá grandes chances de arrumar um trabalho. Existem várias propostas de emprego na área. Você pode pegar a limpeza de um Hotel, de um Albergue, de uma Academia, de casas, enfim, esses trabalhos existem e são muito úteis no começo, já que ainda é necessário aprender o idioma e ir se acostumando com a vida no novo país.


Lava-pratos


São várias as ofertas. Algumas mais voltadas para quem já tem experiência, mas, com determinação e contato, você pode conseguir, principalmente no verão. Se você estiver em cidades maiores, suas chances aumentam. Durante o verão é alto o índice de contratação em restaurantes, então, é uma boa hora para correr atrás!


Ajudante de obras


Trabalhar de ajudante de obra é bastante comum entre brasileiros. Muitos vêm embora e se encontram com outros brasileiros que já trabalham na área. Muitos vêm ilegais, pois já sabem que a oportunidade existe, mas, é como falei no vídeo, ilegal não aconselho a ninguém!


Cuidador de idoso (badante)


Esse tema "BADANTE" é muito comum aqui, por isso escrevi como se diz em italiano. Como cuidar de idosos é um trabalho que praticamente italiano nenhum faz, existem várias oportunidades. A maioria dos trabalhos exigem que a pessoa durma na residência. Eles te pagam seu salário, e te dão alimentação e moradia. Mas existem também os que você só passa o dia e pode voltar para sua casa. Na minha opinião, no Brasil esse trabalho é bem mais valorizado, mas as vezes você encontra boas oportunidades aqui.


Bom, esses são os principais trabalhos, principalmente se você ainda não fala o italiano. Agora vou escrever alguns outros que, se você tiver o italiano, e tiver força de vontade e já experiência na área, suas chances vão ser maiores de conseguir na área logo no começo de sua vida aqui na Itália. São os seguintes:


Garçom


Tem muita oferta! Porém, nesse caso seria necessário você já falar italiano e ter um pouquinho do inglês. Tem bastante vaga, mas, no começo, posso afirmar que é mais difícil. Mas, se você já trabalha com isso no Brasil, suas chances serão maiores! Basta chegar aqui na época certa, se dedicar ao idioma e ir atrás das vagas.


Cozinheiro e ajudante de cozinha


Outro trabalho que tem bastante, principalmente na alta estação. Se você já tiver experiência na área, e falar o idioma, suas chances aumentam. Ao contrário do que se pensa, não são italianos os cozinheiros da maioria dos restaurantes aqui. Isso se deve à queda nos salários, que diminuiu bastante durante os anos, abrindo então as portas para cozinheiros de outros países (mas a culinária continua italiana e maravilhosa, que fique claro haha). Então, chegando aqui, procure aprender o idioma e talvez fazer algum outro curso rápido na área, assim suas chances aumentam.


Hidráulico, eletricista, jardineiro e carpinteiro


Essas funções são um pouco mais fáceis de você conseguir, caso tenha experiência, é claro, e caso conheça brasileiros que trabalham com isso e que possam te dar uma ajuda. A concorrência é grande pois tem muito italiano fazendo esse tipo de trabalho, mas, com o passar do tempo e correndo atrás, você tem chances de trabalhar com isso. Mas é como falei, COM O TEMPO. Você precisa ter paciência e correr atrás.


Bom gente, é isso! Falei um pouquinho dos trabalhos para vocês e em outro post falarei de quanto se paga em média e vou falar também sobre o meu trabalho aqui. Lembrem-se: o começo em outro país é um desafio que exige de você boa vontade, determinação e muita paciência. O começo é puxado, mas depois vale a pena! Então, se for o seu sonho começar uma vida aqui, já esteja ciente disso!


Ah, outra coisa, não é porque dei esses exemplos, que isso significa que os brasileiros farão somente esses trabalhos. Tudo depende de VÁRIOS FATORES. Talvez você conseguiu um emprego aqui estando aí no Brasil ainda, talvez a área na qual você trabalha seja uma área fácil de arrumar emprego aqui caso você fale o italiano, talvez você venha através de um estágio da faculdade e consiga algo pela Universidade, ou talvez você tem um emprego aí que seja fácil de exercer aqui com o italiano falado, enfim, levem em conta tudo isso ok?

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

Toscana, Itália

  • Instagram
  • Facebook

©2020 di Coisas que eu sei.