Tudo sobre trabalho na Itália: vagas, currículo e cursos

No post de hoje, quero falar sobre vários tópicos importantes de um assunto que vocês sempre me pedem; trabalho na Itália! Por isso, reuni várias informações úteis para ajudar na hora que precisarem dar esse passo no novo país.


Tipos de trabalho na Itália


Existe uma infinidade de trabalhos a serem executados na Itália, e uma coisa que é muito importante ser dita é que o que você vai conseguir dependerá exclusivamente do seu perfil: sua área de atuação, suas experiências anteriores, os idiomas que você fala e principalmente se você tem o famoso QI (quem indica).


Aqui eu sempre ressalto duas coisas importantes: se você quer dar continuidade na sua área de atuação ou não. Nessa hora precisamos analisar se sua profissão se enquadra em uma profissão regulamentada, a qual exige então uma validação para que atue profissionalmente, ou se ela não é regulamentada, não sendo necessário nenhum procedimento de validação.


As regulamentadas são aquelas regidas por um órgão e por leis específicas, como é o caso de arquitetura, direito, cursos da área da saúde, entre outros. Já as não regulamentadas são profissões como Tecnologia da informação, comunicação, marketing, design entre outras.


Atuar na área e ter que validar diploma é um longo percurso, que quase ninguém percorre ao chegar aqui, então esse não será meu foco de hoje. A grande maioria chega, se não precisa validar, procura sim um emprego na área, e aqui o item fundamental, indispensável e importante é a questão de saber falar o idioma. Independente se você vai fazer o que você já sabe ou vai fazer outra coisa, você não só precisa, como deve saber falar a língua, independente do tipo de vaga. Tendo isso, você provavelmente consegue sim um trabalho, talvez não na sua área de imediato, mas em empregos mais comum sem dúvida você irá conseguir. E lembre-se: inglês é apenas um complemento, aqui você precisa falar italiano, seja para fazer limpeza, trabalhar em um bar, no comercio ou qualquer outro tipo de profissão.


Agora, um outro fator importante, para onde você vai? Porque se for para o lugar errado, nem na área e nem sem ser na área você vai conseguir o trabalho. Eu sempre falo sobre isso e repito: quer oportunidades de emprego mais imediato? Foque em morar nas regiões do Veneto, Lombardia, Piemonte ou Emilia Romagna. Quanto mais perto de grandes cidades como Milão, Verona, Torino ou Bologna, maiores são suas chances de conseguir um emprego.


Mas não só nessas cidades ou ao arredor delas, todas essas são regiões desenvolvidas, industriais e muito ricas, basta não ir para uma cidade afastada ou pequena demais, e previament