top of page

Um dos pontos negativos sobre morar na Itália

Todo país tem seus problemas, sejam eles sociais, econômicos ou culturais. Quando moramos em um lugar, cabe a nós entendermos como as coisas funcionam, e aceitarmos os problemas do dia a dia, e entender o que pode ser mudado por nós ou não, bem como aquilo que devemos aceitar ou tentar mudar etc.


Porém, algumas coisas podem afetar bastante um cidadão de um país, e tal coisa está além do nosso alcance, ou então não é uma implicância pessoal, como, por exemplo, não gostar dos hábitos ou do modo do povo.


O que quero discutir com você hoje vai além de uma opinião, é uma realidade dura que a Itália enfrenta e que atinge os habitantes do país: vamos falar sobre contrato de trabalho.


Como são os contratos de trabalho na Itália


Ao contrário do Brasil, não existe carteira assinada na Itália, e sim contratos de trabalho, que podem ser de curta ou longa duração. O que isso significa? No Brasil, quando entramos em um emprego, ficamos com um período de experiência, e depois somos contratados normalmente, e ali ficamos até o dia que somos mandados embora ou pedimos demissão.


Aqui na Itália funciona de uma forma diferente: os contratos são renovados, podem ser de duração muito curta ou maiores, e no final das renovações, ou a empresa te efetiva de uma vez, ou te manda embora. Mas, antes de entrarmos nesse mérito, veja a seguir quais são os principais tipos de contrato de trabalho e como eles funcionam.


Contrato a tempo indeterminato


É o contrato com o qual o trabalhador se compromete, pelo pagamento de um salário, a realizar seu trabalho em benefício do empregador, por tempo indeterminado, ou seja, sem duração. É o tipo de contrato que todos gostariam de ter, pois o mesmo é necessário para a realização de vários feitos no país.


Contrato a tempo determinato


É o contrato de trabalho que prevê um prazo final, uma duração predeterminada. Pode ser concluído entre um empregador e um trabalhador para executar qualquer tipo de trabalho, por um período máximo de 12 meses.


O prazo final do contrato pode ser prorrogado por no máximo quatro vezes, quando o contrato inicial tiver duração inferior a 24 meses e com o consentimento do trabalhador.

Se o número de extensões for maior, o contrato se tornará um contrato permanente a partir da data de início da quinta extensão. A duração máxima que uma empresa pode ficar renovando um contrato é, além do número de vezes, o período de 3 anos.


Contrato a tempo parziale (part-time)


É um contrato de trabalho, com duração ou sem duração, caracterizado por um tempo de trabalho mais curto que o tempo integral. O contrato de trabalho deve indicar em tempo hábil a duração do desempenho no trabalho e o horário da hora com referência ao dia, semana, mês e ano.


Contrato de apprendistato


A aprendizagem (apprendistato) é um contrato de trabalho caracterizado por um conteúdo formativo: o empregador, além de pagar o salário do aprendiz pelo trabalho realizado, é obrigado a garantir ao aprendiz o treinamento necessário para adquirir habilidades profissionais adequadas ao cargo e para as tarefas para as quais ele foi contratado. O aprendiz tem, por sua vez, a obrigação de seguir o curso de treinamento que pode ser realizado interna ou externamente à empresa.


É um tipo de contrato onde as empresas pagam menos taxas e é voltado para jovens com menos de 30 anos.


Contrato a chiamata


É um contrato de trabalho subordinado, mas sem emprego constante do trabalhador. É ativado somente quando o empregador precisa de um trabalhador para um serviço temporário. Portanto, o usuário só liga quando ele realmente precisa de um trabalhador.


Esses contratos não podem durar mais de 400 dias em três anos civis, com exceção do setor de turismo, entretenimento e serviços públicos. No caso de o prazo ser excedido, o contrato se torna permanente.


Qual o problema do contrato de trabalho na Itália?


Bom, agora que você viu alguns exemplos, você deve estar se perguntando onde está o problema em tudo isso. Seguinte, quando o trabalhador não é efetivado, ou seja, quando ele tem contratos de trabalho com durações pré-definidas, o empregador paga menos taxas, já quando ele efetiva um trabalhador, ou seja, faz um contrato a tempo indeterminado, ele paga taxas mais altas e não pode mandar o trabalhador embora, a não ser por justa causa.


Mas qual seria o problema de não ter um contrato a tempo indeterminado, que é o que todos gostariam? Bom, além dele trazer uma maior segurança, já que você está seguro no emprego, ele abre portas como: alugar uma casa, comprar um carro, fazer um financiamento, ter um cartão de crédito etc. Ele é indispensável para várias coisas, e quando você não tem, as coisas ficam muito complicadas no país.


Ao trabalhar com contratos com durações já estabelecidas, você fica às margens da incerteza, ou seja, pode ser mandado embora no final de cada contrato, ele pode não ser renovado, além dos problemas do dia a dia (falta dos benefícios que quem tem um a tempo indeterminado possui).


Infelizmente não vemos nada que mude essa situação atual, e realmente esse é um problema muito grande no país. Muitas pessoas possuem um contrato a tempo indeterminado, mas a grande maioria ainda vive a base de contratos renováveis, e muitos perdem o trabalho quando expira o prazo de renovação e o empregador não quer efetivar. Isso ocorre principalmente em serviços voltados ao ramo turístico, como no setor de limpeza, restaurantes e hotéis.

bottom of page