Uma ponte mal assombrada na Toscana
A Toscana, além de suas tradições, culturas e sua ótima gastronomia, também têm suas lendas! E no post de hoje, vou mostrar para vocês um lugar lindo, porém rodeado de lendas que continuam a serem contadas de século em século.
Em uma cidade da província de Lucca, chamada Borgo a Mozzano, fica localizada a Ponte della Maddalena, mais comumente conhecida como Ponte do Diabo (ou Ponte del Diavolo, em italiano). A construção dessa ponte data do ano 1000, e sua construção foi ordenada por Matilde di Canossa, e ela atravessa o Rio Serchio.

Essa ponte foi construída com a intenção de ligar a cidade de Lucca até a Via Francigena, e assim dar prosseguimento a uma rota bastante utilizada na época para se chegar até Roma.
O nome original da Ponte, Ponte della Maddalena, foi dado em homenagem à Santa Maddalena, por causa de um oratório dedicado a ela que existia às margens do Rio Serchio.
Sua construção foi algo bem audacioso para a época, e seu arco central tem 18 metros de altura! Eu sabia que era alto, mas confesso que quando cheguei no local fiquei muito surpresa, porque é muito maior do que eu via nas fotos.
No ano de 1836, a ponte sofreu graves danos devido a uma enchente e, no começo do ano de 1900, ela foi modificada e fizeram um outro arco na parte direita para dar passagem ao trilho de trem, o qual existe até os dias de hoje.
Como chegar
Saindo da estação central de Lucca, na praça em frente a estação que fica localizada de frente para o muro da cidade, pegue o ônibus linha E10. O bilhete custa 3 euros cada percurso (3 de ida e 3 de volta). Com esse mesmo ônibus você fará a ida e a volta, sendo que o ponto onde você descerá até o ponto que você retornará ficam praticamente de frente um para o outro. Você pode ver a Rota completa clicando aqui.
Dicas
Lembre-se sempre de checar os horários de ida e volta, uma vez que para lugares mais afastados ou menores, os horários costumam ser um pouco mais restritos. Leve também sempre um lanche e água, mas nessa ponte, por exemplo, tem um restaurante e pizzaria logo em frente, o que nós achamos bem legal!
Uma época boa para ir é na Primavera, uma vez que no inverno o frio é intenso e no verão faz bastante calor, e assim você pode talvez não aproveitar tanto da tranquilidade do local para ficar sentado apreciando a vista. Bom, espero que vocês tenham gostado do local! Nós adoramos! Se vocês ainda não viram, tem o vlog que fizemos lá!
Até a próxima!