Validação de diploma na Itália

Uma coisa que temos que ter em mente quando nos mudamos de país, é que algumas coisas mudam, e uma delas é o exercício de algumas profissões e os meios pelos quais se podem exerce-las.


Por isso, validar o diploma é fundamental para quem quer exercer sua profissão na Itália. E, para isso, você passará por duas etapas: Fazer a Equivalência de Estudos na Itália e a Declaração de Valor in Loco.


Hoje nós abordaremos o Reconhecimento Profissional, ou seja, como proceder com a validação para quem quer trabalhar na área. Existe também o Reconhecimento Acadêmico, porém esse será tema de um outro post aqui no Blog.


Reconhecimento profissional


O reconhecimento profissional é feito para profissões que são regulamentadas, ou sejas, profissões que possuem uma legislação própria, que determina quais as obrigações a exercer, e os direitos e deveres que possui em determinado exercício.


Ou seja, esse reconhecimento não é necessário para profissões que não são regulamentadas, como: Publicidade, Marketing, Setor Artístico, Tradutor e Intérprete, Design, entre outras.


Para fazer esse reconhecimento, você deve procurar o Ministério competente da sua profissão (Saúde, Justiça, Educação, etc.), e apresentar a Domanda junto com todos os documentos necessários (que podem variar de acordo com o órgão competente da sua profissão).


Todos os documentos apresentados devem ser Traduzidos e Apostilados, e as cópias necessárias devem ser autenticadas no cartório e não podem ser coloridas.