• Coisas que eu sei

Verão italiano: como enfrentar os meses mais quentes do ano

Muitos não sabem, mas o calor europeu é terrível, e aqui na Itália os meses do verão são bem sofridos! As temperaturas são altas, a umidade é alta também, e estar preparado para isso te ajudará a passar por esse calorão de uma forma mais suave haha.


À medida que o verão vai chegando, grandes mudanças começam a acontecer aqui na Itália. Durante os meses da primavera, as coisas já começam a ter um outro cenário:

  • os restaurantes mudam o cardápio, investindo em comidas mais leves e bebidas mais refrescantes;

  • alguns estabelecimentos que ficaram fechados durante o inverno, reabrem. Inclusive é no verão que as mesas voltam para o lado de fora dos locais, já que no inverno ninguém consegue ficar sentado do lado de fora do estabelecimento devido ao clima;

  • as pessoas já voltam com o hábito de sentar nas praças, nos muros, a ir aos parques (hábitos muito comuns entre os italianos);

  • as músicas começam a serem lançadas para serem tocadas durante o verão, os eventos nas ruas começam a acontecer e quando o verão chega, começam as férias, e aí, o resultado é rua lotada, praia cheia, e por aí vai.



Quando começa o verão na Itália


O verão dura 3 meses, basicamente (do 21 de junho à 23 de setembro). De junho a setembro o calor está bem presente aqui na Itália, e é muito comum os italianos irem para as montanhas, lagos e cachoeiras, principalmente os que moram mais ao norte e não tem rápido acesso às praias.


Nesta época, o turismo pode sair um pouco mais caro, principalmente se for no litoral da Itália, mas, isso já era de se esperar, afinal, é assim em todo litoral na época do calor. Então, já venha preparado com uns "eurinhos" a mais para o seu passeio.


Para que mora na Itália, o verão se torna uma estação do ano desafiadora, mas também tem seus vários pontos positivos. Um dos problemas é realmente o calor: quem faz serviço braçal, como limpeza, lava pratos, garcons, pedreiros, etc., sofrem muito com as altas temperaturas. Porém, por outro lado é ótimo porque saímos de um longo inverno dentro de casa, para a época da praia, dos eventos, festas, e tudo mais.


Volto a dizer que a Itália é um país que em cada estação do ano é de uma forma. Se você vier no inverno e voltar no verão, você terá experiências bem diferentes, em todos os sentidos: gastronômica, social, cultural, etc.


Como suportar o calor?


Bom, existem algumas dicas básicas para amenizar o calor, mas isso é igual em qualquer lugar, afinal, calor é calor, seja na Itália ou em outro lugar, mas, vamos lá:

  • Use chapéu ou lenços na cabeça: sim, o sol é de rachar, então, proteja a cabeça, principalmente se for à praia;

  • Protetor solar: apesar das italianas irem contra essa recomendação, eu oriento ao uso do protetor. Digo isso porque nessa época do ano elas mudam de cor, literalmente,rs. Elas se bronzeiam muito, e isso é um ritual sagrado aqui. Não tenho nada contra, mas, se você for branca como eu, o protetor é necessário no dia a dia;

  • Itens como óculos e leques te salvarão de ficar cego e suado, rs;

  • Repelente: a dica mais importante, então, não se esqueça! Nessa época do ano, o número de pernilongos é astronômico, sem exagero! E todo mundo está tão ciente disso, que na primavera os supermercados mudam as vitrines e 1 milhão de repelentes já são colocados à venda. Sério, leve a sério essa dica, ainda mais se você tiver alergia às picadas;

  • Roupas e calçados: abuse dos chinelos, sandálias confortáveis, mas não abra mão do seu tênis, principalmente se for andar demais, ou pelas cidades medievais que possuem o calçamento desigual, e que de chinelo pode não ser uma boa dependendo das suas condições. Mas, o chinelo será muito útil, ou sandálias abertas, então tenha sempre à disposição. Já em relação ao que vestir, abuse de seus shorts, saias, vestidos, regatas... invista em roupas com tecidos frescos e de fácil lavagem;

  • Beba água: sério, o clima fica bem confuso nessa época e a água é fundamental, ainda mais em dias de praia ou trabalho intenso;

  • Trabalho: nessa época do ano, quem tinha o costume de ir de bicicleta, se complica um pouco. Talvez apostar no busão, trem ou metrô, pode ser menos cansativo e sofrido. E, é na primavera que começam as ofertas de emprego, pois é muito comum que eles contratem pessoas para trabalharem durante o verão no setor turístico, então, anotem essa dica.



No mais, aproveite, vá a praia, conheça o litoral italiano, as ilhas, os lagos... A Itália é maravilhosa e o verão é realmente uma época muito boa, principalmente para quem mora aqui! Depois em conta aqui nos comentários qual foi sua experiência com o calor europeu!

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

Toscana, Itália

  • Instagram
  • Facebook

©2020 di Coisas que eu sei.