Aposentadoria para brasileiros na itália

No post de hoje, quero falar um pouquinho para vocês sobre como funciona a aposentadoria para brasileiros aqui na Itália (no caso para brasileiros que reconheceram sua cidadania italiana).


Aposentadoria na itália: como funciona?

A aposentadoria que vamos falar hoje, é a relacionada à idade, que, aqui na Itália, é chamada de Pensione di Vecchiaia, e as regras para se aposentar no país são basicamente:

  1. 20 anos de contribuição;

  2. Ser residente na Itália;

  3. Ter 66 anos e 7 meses de idade (tanto homens quanto mulheres); porém vale ressaltar que esse número varia de acordo com o setor que a pessoa trabalhou, por exemplo: funcionário público, autônomo, etc.

O órgão responsável é o INPS (Istituto nazionale della previdenza sociale). Caso você esteja de mudança e queria saber informações detalhadas ao chegar na Itália, basta se dirigir a este órgão ou procurar algum especialista na área.


Já é aposentado no Brasil?


Para você que já é aposentado no Brasil e quer saber como receber sua aposentadoria na Itália, é simples.


Você pode fazer através de uma transferência bancária: você vai no Banco do Brasil, e escolhe qual o banco na Itália que você receberá a aposentadoria. Importante lembrar que Brasil e Itália tem acordo de “não-bitributação”, então, se um brasileiro leva sua aposentadoria para a Itália ele não sofrerá o desconto de 25% de IR que, via de regra, incide nos demais países com os quais o Brasil não tem o acordo. Basta ir no INSS e fazer os procedimentos próprios.


Ou então pode pedir alguém para fazer a transferência para você através dos meios de transferência de dinheiro conhecidos como Transferwise, Paypal, WesterUnion, MoneyGram, etc.


Tenho cidadania italiana, posso me aposentar na Itália?


O Brasil e a Itália possuem um acordo bilateral da Previdência social de ambos os países. Graças a esse acordo, um brasileiro pode se aposentar na Itália usando o tempo de contribuição que ele já tem no Brasil, bem como o tempo de contribuição que terá na Itália.