top of page

Puglia: terra de Startups inovadoras, também femininas (segunda região da Itália)

Bari é a quinta cidade italiana em número de Startups e entre as 10 mais tecnológicas.


Bari sobe no ranking de número de startups inovadoras, quinta cidade italiana, precedida por Milão, Roma, Nápoles e Turim, e entre as 10 mais tecnológicas. Nessa frente, toda a região está empenhada com 643 startups inovadoras inscritas na seção no Cadastro de Empresas desde 19 de julho de 2023, a oitava região do país. A maioria dessas startups - segundo o escritório de Estudos e Pesquisas do Intesa Sanpaolo - é especializada em serviços avançados, principalmente desenvolvimento de software e consultoria em TI, atividades de P&D, processamento de dados, hospedagem, portais web.

Startups e empresas inovadoras espalhadas por todo o território e em todos os setores


Os exemplos não faltam, desde as impressoras 3D da Roboze na cidade de Bari utilizada para produção da Ferrari e do exército dos EUA; às mãos biônicas desenvolvidas por 3 engenheiros de Soleto (província de Lecce); à ​​Befreest na cidade de Taranto, que desenvolveu um nariz inteligente capaz de detectar a quantidade de CO2 presente em espaços públicos fechados, escritórios e escolas e reagir de acordo com o limite de risco emitindo um sinal; aos medicamentos manipulados da Farmalabor. E depois as startups que são líderes, que graças ao apoio do governo da região, estiveram presentes na SMAU em San Francisco em maio do ano passado, envolvidas também no evento Innovit - Italian Innovation and Culture Hub, como a Profiter de Bari, ativa no setor farmacêutico (soluções para otimizar o armazém, reduzir o número de rupturas); a Salento Weave (algoritmos de aprendizado de máquina para alinhar carreiras individuais e objetivos corporativos); a Asymmetrica com base em Taranto (soluções para os problemas típicos de contextos urbanos através de uma tecnologia baseada em aprendizado de máquina); a Mindesk de Bari (óculos 3D para criar e modelar objetos); a Salento Audioboost (conteúdo de texto transformado em podcasts e vídeos); a Alkimia Energie de Bari (soluções integradas para o desenvolvimento de fontes de energia renováveis); a HT Materials Science Itália, com sede em Lecce, criadora do MAXWELL, um líquido refrigerante que melhora a eficiência energética dos sistemas de ar condicionado e refrigeração); a Brindisi Green Independence (água do mar e água suja transformada em água destilada e potável); todas estiveram presentes.


Startups femininas, boom, segunda região do Sul


Não há distinção de gênero no nascimento de startups inovadoras. Pelo contrário. De acordo com os dados processados ​​pela InfoCamere para o observatório de empreendedorismo feminino da Unioncamere, em setembro de 2022, existem 103 startups inovadoras geridas por mulheres na Puglia e elas representam 5,15% do total nacional de startups femininas (2 mil no total) e 14,8% do total de startups inovadoras na Puglia. Em comparação com o mesmo mês de 2019, antes da pandemia, os negócios das mulheres da Puglia aumentaram 45,6% (mais 47 negócios em números absolutos). Um crescimento que coloca a Puglia em quinto lugar na Itália depois da Lombardia, Lazio, Campagna e Toscana.

bottom of page