top of page

Fotografando em um dia nublado

Olá galera! Tudo bom com vocês? Vamos falar pela segunda vez sobre FOTOGRAFIA? Este assunto é algo que gostamos muito e que não queremos deixar de compartilhar com vocês. Como insistimos em falar, não somos profissionais da área, mas, talvez algumas dicas simples, como essas que vamos falar aqui hoje, podem dar uma “cara” nova em suas fotos. O post de hoje foi feito em conjunto com o Chrystian. Aproveitem para dar uma olhada nas fotos dele no blog, caso ainda não conheçam.


Antes de falar de foto por foto, a primeira dica de hoje é exatamente as condições climáticas em que estas fotos abaixo foram tiradas. Aqui na Itália estamos no outono, e as estações do ano aqui são muito bem definidas, cada uma com suas características claramente sentidas. Embora o frio tenha chegado um pouco mais cedo este ano, já estamos com dias completamente nublados, chuvosos e frios pra caramba. Talvez em dias assim, você não tenha ânimo para nada, muito menos para sair de casa para fotografar, pois um dia de sol é muito mais confortável. Mas, eu sinto muito em te dizer que: você está perdendo ótimas oportunidades de fazer fotos MARAVILHOSAS.


Sim, em dias nublados temos uma luz natural completamente difusa. Mas o que é isso? Em dias de sol, durante grande parte do dia, temos a luz muito forte, provocando sombras muito duras; já em dias nublados, as nuvens servem como difusores naturais da luz do sol, assim você tem uma luz uniforme, com sombras muito mais suaves e com cores muito mais definidas.


Então, agora você já sabe em que condições essas fotos foram tiradas: em uma tarde de sexta-feira completamente nublada, fria e chuvosa.


Bora para as fotos?


_MG_5588

Essa é nossa primeira foto de hoje, que, por sinal, foi nossa primeira parada naquela tarde de sexta-feira. Uma foto completamente simples: basta apenas tentar algumas vezes e pegar aquele melhor momento da pessoa fotografada; neste caso, esperei o melhor sorriso. Em um muro coberto de folhas vermelhas, encontramos um cenário perfeito.


Não temos muito o que falar sobre as configurações técnicas nestas fotos de hoje, basta apenas você fazer a fotometria perfeita para aquilo que você quer. E quando dizemos fotometria perfeita, não quer dizer colocar o ponto do FOTÔMETRO de sua câmera no 0, ok? Talvez esse seja um tema de um outro post. Mas enfim, nesta foto usamos Abertura de Diafragma (f2.0), ISO200 e Velocidade do Obturador em 1/250, sem nenhum mistério. Fizemos várias fotos, mas, nessa foto, usamos um ângulo chamado PLONGÉE, que trata-se de fotografar com a câmera acima do nível dos olhos da pessoa fotografada.


_MG_5592-2

A segunda foto deste post, ainda no mesmo parque onde foi tirada a foto anterior, teve como cenário o muro coberto de folhas verdes. Mais um cenário perfeito para uma foto um tanto comum. Outra foto sem nenhum mistério, apenas bem executada, usando a regra dos terços para uma boa composição, posicionando a pessoa fotografada um pouco mais para a esquerda. Configurações usadas foram Abertura de Diafragma (f2.0), ISO200 e Velocidade do Obturador em 1/80.


O mérito dessa foto é graças a edição de cores no pós-processamento, onde deixamos as cores mais definidas e dessaturadas.


_MG_5671-2

A terceira foto que vamos falar agora é a nossa preferida. O cenário é uma das ruas mais bonitas da cidade, cheia de árvores enormes, onde muitos vão fazer caminhada, pedalar, sentar e conversar, e aproveitar o maravilhoso café que tem ali, que dá uma linda visão para o Rio Arno, o principal rio da Região Toscana aqui na Itália. No outono, é o local perfeito para fazer fotos.


Mais uma vez, uma foto simples, bem executada, com ótimas cores, a pessoa bem posicionada, e com uma ótima nitidez se tratando de um ambiente com pouca luz, já no fim da tarde. Tivemos que subir o ISO para que não tivesse uma velocidade de obturador muito baixa. Então, ficaram assim as configurações: Abertura de Diafragma (f2.0), ISO400 e Velocidade do Obturador em 1/160.


Analisando essa foto, percebemos que muitas pessoas ficam presas em ISO100 com medo de ruídos, e isso ou aquilo. Podemos dizer que, você precisa saber sim o limite aceitável de ISO suportado por sua câmera, mas, talvez você deixa de aproveitar oportunidades de fotos por conta disso. Enfim, pensamos que é preciso ter o domínio da fotometria, e que sim, irão existir situações em que realmente não será possível, mas, não tenha esse pensamento de que todas as fotos devem ser feitas em ISO100.


_MG_5680-2Editar

E, por último, lembram daquele café maravilhoso que falamos ali em cima? Impossível andar por ali e não parar para tomar um chocolate quente. E advinha o que aconteceu durante nosso café? Surgiu uma oportunidade perfeita para mais uma foto.


A ideia foi simples, e, mais uma vez, muito bem executada. O Ambiente com pouca luz, nos fez utilizar a Velocidade do Obturador mais baixa, porque a nossa câmera não trabalha muito bem com ISOs elevados, e, a Abertura de Diafragma queríamos manter em (f2.0). Mantivemos o ISO400 da foto anterior e minha velocidade caiu para 1/60, no limite para se ter uma foto nítida, pois, mais baixo que isso, deve se segurar muito bem a câmera para não tremer e ter uma foto borrada.


Depois de pós-processada no Adobe Lightroom, fizemos algumas coisinhas no Adobe Photoshop como adicionar esta luz azul no rosto e alguns pontinhos fraquinhos de luz no fundo.


Então, por hoje é isso pessoal! Gostamos de compartilhar as coisas com quem tenha interesse em ler e saber do assunto. O mais importante de tudo isso é: não deixe de fotografar, pelo contrário, fotografe o máximo que puder. Sempre bom planejar suas fotos, mas, melhor ainda, é ser sensível a momentos que surgem com oportunidades perfeitas para fotos maravilhosas.


Nos vemos no próximo post. Tchau!

bottom of page