top of page

Salário na Itália: quanto se paga?

Uma das perguntas mais frequentes que recebo é sobre a questão do quanto se paga para determinadas profissões. Muitas pessoas pensam em vir morar na Itália e continuar suas carreiras profissionais aqui, ou então ingressar em novas áreas e até mesmo em novos cursos, mas elas querem saber qual é a média de valor que ganha, para assim decidirem no que investir e se vale a pena investir.


Pensando nisso, no post de hoje deixarei os dados de algumas profissões e o quanto elas pagam. E como eu encontrei esses valores? Simples: através de um site chamado Il tuo Salario. Esse site basicamente criou uma ferramenta muito interessante, onde realizam a coleta de informações de pessoas que já estão trabalhando em determinada área, e ali elas falam quanto elas ganham e a quanto tempo desenvolvem essa função.


Profissões e salários

Na sessão "Professioni e Stipendi" você encontrará vários tópicos subdivididos em áreas de atuação. Ao clicar, abrirá uma lista onde poderá escolher a profissão que desejar, se não basta escrever no campo em branco e clicar em "cerca".


Além disso, você pode descobrir quanto as pessoas na sua área que estão perto à você ganham no momento, pode fazer uma análise da sua carreira, saber quais são seus deveres e direitos, além de ter acesso à informações sobre o mercado de trabalho etc.


Bom, agora que você já viu a página com a lista das profissões, vamos ver como você fará para achar a sua em específico. Ao digitar sua profissão e clicar em "cerca", aparecerá uma outra aba. Caso você tenha clicado através da página inicial do site na aba "Analisi dello Stipendio", a aba que aparecerá será a seguinte:


Basta digitar o nome da profissão e o tempo de experiência

Caso você tenha usado a página que mostrei lá em cima, essa página da Analise do salário já abrirá com o nome da profissão escolhida, bastará colocar o tempo de experiência para saber qual é a média paga. Se for zero, pode colocar zero.


Na figura a seguir, o que aparecerá para você no canto direito da tela será os números referentes ao salário. Repare que são 3 valores: o primeiro, se refere ao mínimo pago na profissão (sempre de acordo com a pesquisa apenas, não é regra), o do meio corresponde à média paga, e o terceiro ao valor maior que foi pago à alguém da área. Esse exemplo é de uma farmacêutico que trabalha em balcão de farmácia sem experiência.


Esse será o painel que aparecerá em todas as profissões

Bom, agora que você já viu como funciona o Il Tuo Salario, vamos ver a seguir alguns valores pagos para algumas profissões? Irei usar o tempo de experiência de 1 ano como referência.


Engenheiro Civil

Advogado

Dentista

Pizzaiolo

Existe salário mínimo na Itália?


E é claro que você deve estar se perguntando se existe um salário mínimo na Itália, e a resposta é: não. Ao contrário de outros países, aqui não existe um valor estipulado, mas existe um valor mínimo que o governo acredita que uma pessoa precise que são 1000 euros. O que varia muito é o preço da hora que é pago em cada profissão, e para isso existe um mínimo pela lei. Quando for verificar para sua área e ficar com dúvida que se o que está sendo pago é o justo, entre em contato com algum sindicato para verificar essa informação.


Uma coisa que você perceberá é que existe uma "igualdade salarial" em várias profissões, não tendo um valor absurdo de diferença do que se é pago entre elas. E antes que você me pergunte, já te confirmo que o investimento na faculdade não é caro, ou seja, não se paga muito para estudar, então o salário que se ganha é "justo" analisando esse ponto. E não, a Itália não é o país que apresenta os melhores salários e oportunidades, mas sim, se vive com qualidade de vida mesmo com valores que não são exorbitantes.


Ah, e queria deixar claro que esses valores são apenas exemplos, eles podem ser bem maiores, ou menores, em alguns casos. Bom, fique a vontade para navegar no site e descobrir outros valores, espero ter ajudado você leitor com essa dica de hoje.

bottom of page