top of page

Descubra quais são as melhores empresas para trabalhar na Itália!

Atualizado: 7 de ago. de 2023

No ranking da pesquisa anual feita pela Best Workplaces Italia 2021, foi revelado quais são as 50 melhores empresas para trabalhar na Itália em 2021. Já na sua 20ª edição e divididas em quatro categorias distintas, com base no número total de colaboradores empregadas, o ranking das 50 melhores empresas para trabalhar na Itália é o resultado de um trabalho cuidadoso e apurado de pesquisa que durou um ano, durante o qual foram analisadas 128 empresas que solicitaram participar da pesquisa, e as opiniões de 53.610 pessoas foram ouvidas, pertencentes às próprias empresas, sobre o seu ambiente de trabalho e a experiência dos colaboradores.



Um dos fatores mais interessantes de ter em conta é que, apesar das dificuldades e da crise decorrente da pandemia, a confiança dos trabalhadores nos seus empregadores das empresas classificadas aumentou 4% em relação ao ano anterior. E, ao mesmo tempo, o faturamento das empresas do ranking subiu 8%. Sem esquecer que a classificação teve origem, em grande parte, na opinião das pessoas que foram submetidas ao questionário Trust Index que, em apenas um ano, cresceu para 85,79%. Isso significa que 86% dos funcionários de organizações classificadas confiam em seus líderes, colaboram efetivamente com seus colegas e se orgulham das medidas tomadas durante a pandemia.


"O Trust Index, que é o nosso questionário de clima de negócios, é a ferramenta operacional por excelência porque nos oferece a oportunidade de coletar e fornecer dados e números importantes que as próprias empresas podem usar como parâmetro e ponto de partida para melhorar e crescer continuamente ao longo dos anos”, diz Alessandro Zollo, CEO da Great Place To Work Italia. “Apostar nos próprios recursos humanos e ouvir a opinião terá uma importância cada vez maior no futuro e por isso a pessoa é e sempre será o foco da nossa forma de atuação porque o clima organizacional de cada empresa, da produção ao imobiliário, do transporte ao varejo, é medido com base em três relações fundamentais: entre funcionários e gestores, em relação ao seu trabalho e a empresa e, finalmente, entre os colegas".


Quais são as melhores empresas para se trabalhar na Itália?


As várias empresas foram divididas em 4 sub-rankings com base no número de funcionários e baseiam-se principalmente na opinião dos funcionários analisada por meio do Trust Index, um questionário capaz de calcular o clima de negócios sob vários aspectos.


Todos os anos, o Great Place to Work se compromete a entrevistar milhares de funcionários da empresa e do RH, delineando o que se denomina Índice de Confiança por meio da análise de cinco pontos: credibilidade, respeito, justiça, orgulho e coesão.


Cinquenta empresas foram premiadas entre as 128 organizações que participaram, estas empresas representam a excelência dos locais de trabalho na Itália. Os 53.610 colaboradores pertencentes a estas empresas falaram sobre o ambiente de trabalho e a análise dos dados resultantes permitiu a elaboração deste ranking.


A seguir o ranking com as 15 melhores empresas italianas com mais de 500 funcionários:


MSD Itália


Empresa com 860 dependentes, do setor de Biotecnologia e produtos farmacêuticos. É uma multinacional americana líder no setor farmacêutico, há mais de 60 anos na Itália e 130 anos no mundo.


Na Itália, a empresa está presente em Roma, Milão e Aprilia, onde está localizada a fábrica que produz medicamentos para a MSD Animal Health. O grupo também atua na Itália com a Vree Health e a MSD Foundation.


American Express Itália


A American Express é uma empresa global que opera em serviços financeiros e de viagens. Líder global em pagamentos, a American Express é a maior empresa de cartão de crédito por volume de compras e opera por meio de uma rede capaz de lidar com milhões de transações comerciais em todo o mundo todos os dias.



Na Itália, desde o início dos anos 1900, a American Express está atualmente presente em Roma (com o centro de operações e administração geral para a Itália) e Milão (com um escritório comercial), com 1.100 dependentes.


Abbvie Itália


Empresa de biotecnologia e produtos farmacêuticos com 1.614 dependentes, presente na Itália desde 1949. Hoje, a AbbVie está presente em mais de 175 países, tem aproximadamente 30.000 funcionários, 22 centros de P&D (pesquisa e desenvolvimento) e manufatura em todo o mundo.



DHL Express


Empresa muito conhecida especializada em Transporte e Logística, com seus mais de 2 mil dependentes na Itália! Mundialmente a empresa conta com mais de 400 mil funcionários, e é referência no tema de transporte de mercadorias, encomendas etc.



Hilton


Empresa atualmente no setor de Hospitalidade (hotel/resort), a Hilton possui cerca de 800 dependentes e várias estruturas em diversas cidades italianas.



ConTe.it


ConTe.it é a marca italiana do Grupo Admiral, seguradora direta fundada no Reino Unido em 1993 e especializada na oferta de apólices de seguro de veículos. A empresa já foi classificada várias outras vezes como uma das melhores da Itália para trabalhadores! Sua sede é em Roma, foi fundada em 2008 e possui cerca de 600 funcionários.



Micron Semiconductor Italia S.r.l.


Empresa do ramo de Manufatura/Produção/Eletrônica, a Micron está presente nas seguintes cidades italianas: Arzano, Napoli, Avezzano, Padova e Vimercate com seus mais de 500 dependentes.



A Micron Technology é líder mundial em soluções inovadoras, com um amplo portfólio de tecnologias do mundo no centro das inovações mais significativas da atualidade, como inteligência artificial e veículos autônomos.


DHL Global Forwarding Itália Spa


Já mencionada anteriormente, essa parte da DHL é aquela que se ocupa por transporte internacional, via área, marítima e terrestre, com seus mais de 590 funcionários.



A DHL Global Forwarding Freight faz parte do Grupo Deutsche Post DHL, líder mundial no setor de logística. As divisões do grupo DHL oferecem um portfólio incomparável de serviços logísticos que vão desde a entrega de encomendas nacionais e internacionais, a soluções para transporte marítimo e e-commerce, à entrega expressa internacional, rodoviária, aérea e marítima, até a gestão industrial. Neste contexto, a DHL Global Forwarding Freight Itália lida com o manuseio de mercadorias na importação e exportação com serviços aéreos, marítimos, ferroviários e terrestres, prestando uma série de serviços de valor agregado relacionados ao transporte de mercadorias, como serviços alfandegários.


Eli Lilly Italia Spa


Mais uma empresa no ramo de Biotecnologia e produtos farmacêuticos no ranking top 15 das melhores empresas para trabalhar na Itália. Com seus mais de 1.100 dependentes, a atividade da filial italiana iniciou-se em 1959 em Sesto Fiorentino, Florença.



A Lilly Italia também está presente em Roma com um escritório dedicado a Assuntos Institucionais e em Catania com o laboratório Lilly Research, inaugurado em 2013 na Universidade de Catania, resultado de uma parceria inovadora entre a Lilly e duas universidades públicas (Univ. De Catania e Univ. La Sapienza de Roma) com o objetivo de promover a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento econômico na Itália.


Tetra Pak Solutions Spa


Empresa do ramo de Manufatura/Produção, a Tetra Pak é líder mundial em soluções de processamento e embalagem de alimentos. Existem várias sedes da empresa distribuídas em solo italiano.



Grupo Adecco


O Grupo Adecco é a mais importante plataforma de consultoria multimarcas e soluções de RH para o mundo do trabalho que inclui serviços de pesquisa e seleção, formação, consultoria organizacional, head hunting, emprego temporário e permanente, outsourcing e soluções de outplacement. Atualmente conta com mais de 2.388 dependentes no país.

Illimity


Atuante no setor de Serviços financeiros e seguros/Bancos e instituições de crédito, a Illimity possui mais de 600 funcionários. Fundada em 2018 com sede em Milão, a illimity é o grupo bancário de alta tecnologia fundado e liderado por Corrado Passera, criado com o objetivo de responder às necessidades específicas do mercado através de um modelo de negócio inovador e especializado.



Grupo Campari


O Grupo Campari faz parte do setor de Manufatura/Produção de bebidas, com mais de 800 funcionários na Itália, fundada em 1860! O grupo é um dos maiores no setor de destilados, com um portfólio de mais de 50 marcas abrangendo marcas prioritárias globais, regionais e locais. As marcas globais que fazem parte do grupo incluem: Aperol, Appleton Estate, Campari, SKYY, Wild Turkey e Grand Marnier. O Grupo, fundado em 1860, é o sexto mais importante na indústria de destilados de marca. Possui uma rede de distribuição global que atinge mais de 190 países ao redor do mundo, com posições de liderança na Europa e nas Américas.



Elettronica


Empresa do ramo de Manufatura/Produção com mais de 700 dependentes na Itália (sede em Roma), a Elettronica é especialista nacional em Defesa Eletrônica ou “Electronic Warfare /EW”, presente com sistemas próprios de alta tecnologia nas Forças Armadas de 28 países, é sinônimo de excelência no projeto, desenvolvimento e produção de sistemas para Defesa Eletrônica.


Gruppo Sapio


Empresa atuante na Fabricação e produção de substâncias químicas, o Grupo Sapio possui quase 1.000 dependentes e foi fundado em 1922, com sede em Monza. O grupo atua no setor de gases industriais e medicinais e no homecare em todo o território nacional e, no exterior, na França, Alemanha, Eslovênia, Turquia e Espanha: produz, desenvolve e comercializa gás, tecnologias inovadoras e serviços integrados para o setor industrial.



E quais as outras empresas que estão nessa classificação?


Essas foram as 15 melhores empresas com mais de 500 funcionários, mas temos empresas que também foram muito bem classificadas, porém com menos dependentes em solo italiano.


As empresas classificadas com 150 até 499 dependentes foram: Cisco Systems Italy srl (Telecomunicação), Zeta Service (Serviços profissionais/Assistência por telefone/centros de vendas), Salesforce (Tecnologia da informação/Software), Bending Spoons S.p.A. (Tecnologia da informação/Software), Unox SpA (Fabricação e produção/Maquinária e equipamento), Stryker Italia srl (Saúde/Venda/distribuição de materiais médicos), Amgen S.r.l. a socio único (Saúde /Venda/distribuição de materiais médicos), Sorgenia (Fabricação e produção/Energia), Danone Nutricia Società Benefit (Fabricação/Produção de produtos alimentares), Bristol-Myers Squibb (Biotecnologia/Produtos farmacêuticos), SC Johnson Italy (Fabricação e produção/Bens de consumo rápido), Cofidis (Serviços financeiros e seguros), SAS (Tecnologia da informação/Software), Vianova (Telecomunicação), Andriani SpA (Fabricação e produção/Alimentos), Gruppo Assimoco (Serviços financeiros e Seguro) e Hoist Finance (Serviços financeiros e seguros/Bancos e instituições de crédito).


Em relação às empresas com 50 a 149 funcionários, podemos citar: Biogen Italia S.r.l. (Biotecnologia e produtos farmacêuticos), Insight Technology Solutions S.R.L. (Tecnologia da informação), Zoetis Italia srl (Biotecnologia e produtos farmacêuticos), Webranking (Media/Serviço internet online), Wide Group (Serviços financeiros e asseguração), Mia-Platform (Tecnologia da informação/Software), Portolano Cavallo (Serviços legais), Casavo (Construção/imobiliário), Selectra Italia (Telecomunicação), Kalpa (Tecnologia da informação) e Intesys S.r.l. (Tecnologia da informação).


Ainda sobre as melhores empresas, as que possuem de 10 a 49 funcionários são: Accuracy (Serviços profissionais/Consultoria de gestão), Cadence Design Systems (Tecnologia da informação/Software), Camasia (Tecnologia da informação), Walliance Spa (Serviços financeiros e seguros/Investimentos), ADACI/ADACI FORMANAGEMENT (Serviços profissionais/Educação e treinamento), NeN (Publicidade e Marketing) e R-Everse SpA (Serviços profissionais/Pesquisa e seleção).

bottom of page