top of page

Viajar, morar e estudar no Reino Unido após o Brexit: o que muda a partir de 1º de janeiro

Como todos sabem, agora é oficial: o Reino Unido não faz mais parte da União Europeia. O acordo foi finalmente oficializado após 11 meses de negociações e determinará como será a relação entre os britânicos e o bloco da UE.


O que é o Brexit?


Se você ainda não está por dentro do assunto, o “Brexit” é a junção das palavras em inglês “British” e “exit” e significa “saída britânica”, e é usado para se referir à saída do Reino Unido da União Europeia (UE). E, a UE (União europeia), por sua vez, é um grupo formado por 27 países - desde a saída do Reino Unido -, com livre comércio entre si. O bloco também facilita o trânsito de seus cidadãos para trabalhar e morar em qualquer parte do território.


A primeira reação ao acordo comercial de última hora alcançado pela Grã-Bretanha e pela União Europeia na véspera de Natal, dia 24, foi de alívio. O temido "no deal", com todas as suas consequências devastadoras para a economia, foi evitado. As novas regras estão dispostas em um documento de mais de mil páginas que também aborda outros pontos, como cooperação climática, segurança e transporte. Não está descartado, no entanto, que no futuro sejam restabelecidas algumas facilidades perdidas com o Brexit. Vamos ver como as coisas vão mudar na vida diária a partir de 1º de janeiro de 2021.


Viajar após o Brexit: o que mudou?


O fim da livre circulação significa que viajar da e para a Grã-Bretanha será diferente para os cidadãos europeus. Se você for um europeu, não precisará de visto para férias, mas não poderá permanecer por mais de três meses consecutivos, até um total de 180 dias.


Até outubro de 2021, você poderá viajar com sua carteira de identidade e um passaporte válido por seis meses, mas após essa data você precisará de um passaporte biométrico. Os viajantes podem levar um máximo de £10.000 em dinheiro com eles, sem ter que declará-los. Será necessário um seguro de viagem com cobertura de saúde privada, uma vez que o cartão europeu de saúde deixará de ser válido.


Os cidadãos europeus poderão usar a sua carta de condução na Grã-Bretanha, mas terão de provar que estão segurados. O roaming gratuito deixará de ser garantido pela UE: por enquanto, nenhum provedor anunciou um aumento nas tarifas de telefonia móvel no Reino Unido, mas eles podem fazer isso no futuro, então verifique isso antes de sua viagem.


O passaporte europeu para animais de estimação deixará de ser reconhecido e necessitará de um certificado de boa saúde emitido pelo veterinário, dez dias antes da viagem. Os Duty-free retornará e limitará quantos cigarros ou álcool podem ser importados sem impostos. O governo britânico, no entanto, eliminou a isenção de impostos sobre roupas, acessórios e produtos eletrônicos e não oferece mais reembolso do IVA para compras feitas na Grã-Bretanha.


Viver e trabalhar no Reino Unido após o Brexit


Os cidadãos italianos que já vivem na Grã-Bretanha antes da data de 31 de dezembro de 2020 têm até 30 de junho de 2021 para solicitar residência temporária ou permanente (status pré-estabelecido ou estabelecido). Aqueles que chegam após 1 de janeiro de 2021 podem permanecer por um máximo de 60 dias.


Além desse limite, o cidadão italiano/europeu deverá obter uma autorização de residência ou de trabalho.: as novas regras de imigração britânica preveem um sistema de pontos que não concederá "privilégios" aos cidadãos europeus, que serão tratados exatamente como os cidadãos de qualquer outro país do mundo.


O sistema visa impedir a entrada de imigrantes não qualificados: os vistos serão, portanto, concedidos a pessoas 'que podem dar uma contribuição para a economia britânica', com as qualificações educacionais ou profissionais exigidas (por exemplo, médicos, cientistas, cientistas da computação). Quem não é trabalhador ‘essencial’ deve ter uma oferta de emprego (contrato de trabalho) com um salário mínimo de 25.600 euros anuais e ter bons conhecimentos de inglês (comprovação do nível B1). O visto custará 348 libras para um estudante e entre 610 e 1.409 libras para um trabalhador, dependendo do tipo de trabalho, mais uma contribuição obrigatória de 624 libras cada para ter acesso ao Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS).


A possibilidade de trabalhar na Grã-Bretanha dependerá do país de origem, com base em acordos bilaterais, e do tipo de trabalho.


Estudar após o Brexit


Os estudantes da UE se tornarão estudantes internacionais e, a partir de setembro de 2021, terão de pagar mensalidades mais altas se quiserem estudar na Grã-Bretanha - pelo menos o dobro e, em muitos casos, o triplo da taxa atual de £ 9.250 por ano.


Existem atualmente 14.000 estudantes italianos em universidades britânicas, um décimo do total de estudantes da UE. A Grã-Bretanha decidiu abandonar o programa de intercâmbio Erasmus, de forma que os estudantes europeus não poderão mais optar por um período de estudos ou estágio no Reino Unido.


Os obstáculos não terminarão com os estudos: o acordo bilateral não prevê o reconhecimento das qualificações profissionais, pelo que a deslocação para o trabalho será mais difícil (antes, existia algumas profissões que eram homologadas automaticamente, como, por exemplo, arquitetura, medicina ou enfermagem; agora não serão mais).

bottom of page