top of page

Covid-19 na Itália: atual situação do país!

Os novos casos de coronavírus tem aumentado exponencialmente nos últimos dias: tal aumento se deve pelo fato da enorme quantidade de pessoas que saíram de férias durante esse verão.


Nas últimas 24 horas, foram sete vítimas e 1.210 novos contágios. As regiões com mais contágios registrados desde ontem, dia 23/08 são: Lombardia (239 novos casos), Lazio (184 novos casos), Veneto (145 novos casos), Campania (138 novos casos), Emília Romana (127 novos casos), Sardenha (81 novos casos) e na Toscana (59 novos casos).


Fechamento das discotecas e uso de máscaras


Depois da má repercussão de vários shows que estavam sendo feito dentro de discotecas na região Sul do país, onde estava acontecendo aglomeração de pessoas, o governo italiano anunciou no dia 16 de agosto o fechamento de todas as discotecas do país – externas e internas – e tornou obrigatório o uso de máscara entre 18 e 6h também “ao ar livre, nos espaços pertencentes a locais fechados e locais abertos ao público, bem como em espaços públicos (praças, espaços abertos, ruas) onde as características físicas facilitam a formação de aglomeração de pessoas e onde não é possível manter a distância de 1 metro”.


As Regiões poderão adotar medidas de forma mais restritiva, talvez introduzindo medidas mais rigorosas sobre o horário e os locais onde a obrigação está prevista, mas não serão capazes de prever um relaxamento da medida. Claramente, se você estiver em um local aberto onde o distanciamento social é possível, o uso da máscara permanece opcional. Para os infratores, no entanto, há uma penalidade aplicável em todos os casos em que os regulamentos anti-Covid são violados: a multa é de 400 euros.


Aumento no número de casos

Conforme se vê no gráfico a seguir, os números de novos casos começaram a subir a partir do dia 06/08, e tiverem seu ápice do dia 14 para frente, que foi justamente a semana onde acontece o principal feriado na Itália, o Ferragosto. Muitas pessoas saíram de férias, sem respeitar o uso de máscaras e não mantendo o distanciamento social.

Aumento considerável a partir do dia 15/08


Vacina e reabertura das escolas


A partir do dia 24/08, inicia-se a fase de vacinação de 30 voluntários que terão acesso à vacina italiana desenvolvida contra o coronavírus. Se os resultados forem favoráveis, é provável que no outono o número de pessoas que receberão a vacina aumente, e dessa forma os testes terão contuinidade.


Além disso, dia 14/09 as escolas serão reabertas, porém tanto o governo quanto os pais temem os resultados dessa reabertura. No site do Ministério da Saúde existem recomendações e orientações para os pais sobre como será esse retorno, e como lidar com o possível aumento no número de contágios.


bottom of page